A Exegese das Bodas de Caná



Autor: Rogério Hirota


Baseado no programa O Espirito Sopra onde quer "Canção Nova"


Primeiramente temos de perceber que depois que Jesus começa seu ministerio passam-se três dias ate o capitulo 2 de Joao(perceber-se passar os dias pelos vers. João 1,29, 1,35, 1,43). No capitulo 2 começa dizendo três dias depois, conclui-se entao que logo apos o começo do ministerio de Jesus passam-se 6 dias ate a bodas de caná, o evangelista tenta mostrar assim que assim como Deus criou o mundo em seis dias e no sexto dia criou o homem, que depois se tornaria pecador indo contra as ordens de Deus, Jesus cria o novo Adão, o novo homem obediente a Deus até a morte e morte de cruz, é o começo da salvaçao.


Os noivos de caná representou a humanidade, que nesta festa celebrava com Jesus a festa do inicio da Nova Aliança ,um casamento onde configura um cenario que é Jesus quem atua, um casamento entre Deus e os homens ja profetizado em Oséias 02,18-20-22:


"Naquele dia-diz o Senhor-tu me chamarás: "meu Marido".Farei para eles, naquele dia,uma aliança com os animais selvagens, as aves do céu e os répteis da terra.Desposar-te-ei para sempre, desposar-te-ei conforme justiça e o direito, com benevolencia e ternura,desposar-te-ei com fidelidade e conheceras o Senhor".


E também , de acordo com a cultura dos judeus da época a mulher tinha que dar o dote que serviria para o sustento da família ( como ouro, terras, rebanho, etc.), mais cabia ao homem dar a festa, e principalmente o vinho, pois o mesmo em abundancia representava muitas bençaos e também era considerado bebida sagrada pois ja nesta epoca era usado nos cultos dos judeus.


Mais a falta de vinho numa festa de casamento poderia significar para o povo judeu maldiçao ou sinal de desagrado de Deus, nisso a importancia da INTERCESSÃO de Maria que levou o problema gravissimo para aquela epoca a seu Filho e Jesus transformando a agua em vinho significou que a festa do inicio da Nova Alianca era da humanidade, mais quem dá a graça, quem nutre a necessidade da humanidade é Jesus.


O vinho tambem Significa no evangelho o sabor do Reino de Deus, a graça e Deus, o sabor da vida Nova, por isso diz o mestre de cerimonia que o vinho bom ficou para o fim da festa(João 2,10)


Ja a intercessao de Maria, mostra-nos também que é Maria que nos leva ate Jesus e nos mostra as gracas em nossas vidas, porque temos de ser servos como aqueles servos da festa que Maria achegou-se ate eles e disse : fazei tudo o que Ele vos disser (João 2,5) e os servos mesmo sem saber encheram as talhas de agua ate a boca( e que por sinal deveriam ser bem grandes e pesadas ) levaram a agua ja transformada em vinho ao mestre de cerimonia, enfim, o evangelista Joao nos mostra que devemos ser servos, porque de todos da festa somente os servos que ouvindo a Maria, fizeram tudo o que Jesus disse e foram os unicos que presenciaram o milagre de Jesus, pois os noivos e o mestre de cerimonia nem desconfiavam do que havia acontecido é a nossa prova que realmente Maria nos leva a Jesus.


Já as jarras de Pedra com água representou primeiramente pelo numero seis que é um numero imperfeito a Antiga Aliança, onde os judeus tinham as jarras cheias pela lei, pelos profetas, mais faltava o toque final que era a vinda do Messias, assim com a transformaçao que Jesus faz da agua para o vinho, transforma tambem em perfeita a lei da Antiga Aliança, cumprindo assim o que Jesus disse: Mateus 5,17 Nao julgueis que vim abolir as leis ou os profetas.Nao vim para abolir, mais sim levá-los a perfeicao


É muito bom meditarmos as palavras de Deus e vermos quantos misterios se escondem por tras dela , é Jesus mostrando o quão infinito é su majestade e suas palavras, que nós catolicos sempre busquemos a palavra de Deus e ouçamos a Igreja pois é só ela que nos dá o verdadeiro significado dos misterios das palavras de Jesus:


Marcos 4,34 "E Nao lhes falava a nao ser em parabolas, A SOS EXPLICAVA TUDO AOS SEUS DISCIPULOS


MATEUS 13,10-13 Por que razão lhes falas por meio de parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: "Porque a VOS(APOSTOLOS) é concedido conhecer os mistérios de Reino dos céus, mas a eles não lhes é concedido. (...) Por isso lhes falo em parábolas, porque, vendo, não vêem, e ouvindo, não ouvem, nem entendem"

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem