As Marias da Biblia

 


No início do cristianismo havia uma certa confusão com Três Marias:


A igreja Latina costumava celebrar juntas na sua liturgia as três mulheres de que fala o Evangelho, e a liturgia grega comemora separadamente; Maria de Betânia, irmã de Lázaro e de Marta; Maria denominada pecadora "a quem muito foi perdoada porque muito amou"; e Maria Madalena ou Maria de Magdala, a possessa curada por Jesus, que o seguiu e o assistiu com as outras mulheres até a sua crucificação. Ela também teve o privilégio de vê-lo ressuscitado.


A identificação das três mulheres foi facilitada pelo nome comum ao menos a duas delas e pela opinião de São Gregório Magno que viu indicada em todas as passagens do Evangelho uma única e mesma pessoa.


Os relatores do novo calendário, reconfirmando a memória de uma só Maria Madalena sem outra indicação, sendo ela a mesma que Jesus apareceu após a ressurreição.


No capítulo VII de São Lucas, após haver descrito a unção da pecadora que apareceu de repente na sala do banquete e derrama nos pés de Jesus, perfumados ungüentos que depois enxuga com os próprios cabelos, prossegue assim o Evangelho: " Depois disso Ele andava por cidade e aldeias,...Os doze o acompanhava, assim como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças, Maria, chamada Madalena da qual haviam saído sete demônios, Joana.. e várias outras, que os serviam com seus bens."


A desconhecida pecadora, que pela contrição perfeita mereceu o perdão dos pecados , não é a Madalena. Maria Madalena era bem conhecida, seguia constantemente o Mestre da Galiléia, Judéia, até aos pés da cruz, cujo

ardente amor Jesus recompensa no dia da Ressurreição. Ela está inconfundivelmente "junto à cruz de Jesus", depois da vigília amorosa "sentada em frente do sepulcro", em fim, na madrugada do novo dia é a primeira a ir de novo ao sepulcro, onde vê e reconhece o Cristo ressuscitado.`


Á Madalena, em lágrimas por ter encontrado a pesada perda do sepulcro retirada e lá dentro vazio, Jesus se dirige chamando-a simplesmente por "Maria!" e a ela confia a notícia do grande mistério; "Vai dizer aos meus irmão; Eu subo a meu pai e vosso Pai, a meu Deus e vosso Deus." É esta a Madalena que a igreja hoje comemora e que; segundo uma antiga tradição grega, teria ido viver em Éfeso, onde teria morrido. Nesta cidade morava também João o apóstolo predileto , e Maria mãe de Jesus.


A Igreja Católica não faz festa para Maria Madalena,no entanto no dia 22 de julho se comemora a o dia em memória de Santa Maria Madalena Madalena. As festas ficam restrita as comunidades paroquiais na qual tem como a Santa Maria Madalena como Padroeira.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem