A Igreja do Evangelho Quadrangular

 


Fonte: Livro Seitas e Falsas Doutrinas

Autor: Prof. Felipe Aquino


A Igreja do Evangelho Quadrangular ou Cruzada Nacional de Evangelização foi fundada pelo canadense Aimée Semple McPherson, que passou da denominação batista para a pentecostal.


Certa noite, quando pregava a respeito da visão de Ezequiel (1:5-42), teve uma intuição: os quatro animais representariam quatro títulos de Jesus Cristo; sim, o homem significaria o Salvador; o leão, o Batizador, o vitelo; o Mëdico e a águia o Rei que voltará. Aimée exclamou então: "Este é um momento de alta inspiração ... É o Evangelho Quadrangular !".


A fundadora foi pregando a sua mensagem, que conseguiu se alastrar pelos Estados Unidos e no estrangeiro. Quando morreu em 1944, o filho de Aimée assumiu a direção do movimento que já contava com 400 congregações nos Estados Unidos e 60 em outros países, perfazendo um total de 22 min membros.


Esta igreja tem a finalidade missionária marcante, expressa a Declaração de Fé da Igreja Qudrangular.


A nova denominação foi trazida ao Brasil por Harold Willians e Raymond Boatright em 1951, começaram a pregar em São João da Boa Vista (SP) e finalmente se estabeleceram na capital do Estado em 1954, tendo atraído para si um grande número de adeptos, provenientes das várias denominações protestantes.


A pregação da Igreja Quadrangular é simples, procurando evitar exagero de manifestações emocionaus. A igreja tem suas obras assistênciais, que dão auxílio econômico e ajudam a obter empregos.


As desavenças entre os dirigentes são outro fator que provoca rupturas e novas fundações. As denominações que até nossos dias vão surgindo têm cada vez mais as caracteristicas, que as aproximam de seitas.


(D, Estevão Bitencour, Crenças ,religiões, igrejas & seitas, quem são? pag. 52.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem