Presbiterianos

 



Os presbiterianos são membros da seita fundada por Calvino, no século XVI, em Genebra.


Eles assim são chamados porque não aceitam nem o Papa, nem os Bispos. Dizem que admitem apenas os presbíteros ou anciãos eleitos, para dirigir sua seita herética.


Calvino afirmava a crença na dupla predestinação: alguns já nasceriam destinados a salvar-se, enquanto

outros nasciam destinados ao inferno eterno, independentemente de suas obras. Os presbiterianos, então, negam o livre arbítrio. A salvação e a perdição não dependeriam de nenhuma colaboração da vontade humana.


Como todos os protestantes, os presbiterianos negam quase todos os sacramentos da Igreja Católica, especialmente a presença real de Cristo na Eucaristia. Também recusam prestar culto aos santos, e especialmente a Nossa Senhora. Eles, por isso, recusam ter imagens, considerando-as ídolos.


Foram os calvinistas franceses que tentaram estabelecer uma colônia no Rio de Janeiro no século XVI e que foram expulsos com a ajuda de Nóbrega e de Anchieta.


"Quanto ao livre arbítrio, Calvino defende que este existia para Adão. Após a queda, o homem é, para Calvino, totalmente depravado. Para que isto seja considereda uma heresia, não basta refutar sem ler Calvino. Este deve ser lido com cuidado, para que se compreenda que sua teologia é bíblica (Veja o livro II, p. 75 a 100 / defesa do livre arbítrio para Adão: livro I, p. 211 e 212p)."


Portanto, segundo suas próprias palavras, Calvino admitia que o homem, depois da queda de Adão, não possui livre arbítrio. Desse modo, as ações do homem não são livres, e se ele vai ao céu ou ao inferno, isso é independente de sua vontade. Deus é que determina a salvação e a PERDIÇÃO do homem.


Logo, Calvino defende a dupla predestinação. Repito: se ele disse isso em 24 páginas . Ele defendeu a dupla predestinação, que é contrária à justiça de Deus. contrária à revelação e contrária à razão.


Santo Agostinho jamais defendeu essa heresia, como dizem alguns presbiterianos.


Se Beza - outro herege - ou se os puritanos tiraram as conseqüências lógicas dessa doutrina de Calvino, não há como inocentar o tirano de Genebra. Ele plantou a árvore má. Ela só podia dar os frutos que deu. Os presbiterianos erram também ao dizer que a situação de miséria existente em Genebra era fruto do feudalismo, e erra ao afirmar que os Bispos eram os maiores aproveitadores do sistema feudal.


Quando Calvino se infiltrou em Genebra para lá instaurar sua heresia e sua tirania sangrenta, já se estava no século XVI, em pleno período absolutista e não feudal. O feudalismo estava já praticamente abandonado, vivendo a Europa em regime mercantilista.


Os desdobramentos do calvinismo foram errados, é porque a semente do erro já estava em sua heresia inicial. Na verdade, estavam já nos princípios da própria Reforma de Lutero. Lutero plantou a árvore; Calvino a desenvolveu; os anabatistas levaram-na a seus últimos frutos malígnos: o comunismo de bens. Quanto ao "massacre" dos calvinistas invasores do Rio de Janeiro, você omite exatamente que foram eles os invasores.


E se você se interessa por massacres calvinistas, deveria ler algo sobre o que fizeram os piratas calvinistas com os 40 jesuítas chefiados por Inácio de Azevedo. E tambem a historia da "justiça" estabelecida por Calvino em Genebra.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem