A Igreja é importante para a salvação?

 


Fonte: Exsurge Domini

Autor: Rogerio Hirota

© Escrito em 03-Julho-2003 - Revisão em 14/Nov/2007


Este artigo é a resposta a questão levantada por um protestante para um irmão católico  e creio que  poderá ajudar a muitas pessoas que estejam em dúvidas sobre este tema, a colocação do protestante (que não quis se identificar) está em negrito e minha resposta a seguir:


" É até possível se discutir com seriedade com os católicos se a chamada intercessão dos santos se concilia com a única Mediação de Cristo. Segundo os católicos, isso seria possível se restringirmos o significado semântico de mediador, na bíblia, quando aplicado a Jesus, somente ao sacrifício salvífico e à nossa salvação. Realmente, eles não crêem que seus santos possam lhes salvar.

Todavia, existe um dogma deles que é inconciliável com a Mediação Única, que é a Necessidade de pertencer à Igreja e de receber seus sacramentos, para poder se salvar. Veja, que se dizemos que a Igreja é necessária, há, na prática, dois mediadores da Redenção: um é o cristo e o outro é a Igreja, porque se cremos em Cristo, mas não cremos na Igreja, não conseguiremos apagar o pecado original, porque não receberemos seu Batismo, pois não pertencemos a Igreja católica. Isso claro, reproduzindo o ensino deles. Nós dizemos que a Igreja, a religião são úteis, mas não necessárias. Podemos ficar só com o Espírito Santo e só com Jesus. Afinal, há um só Mediador. Nenhuma instituição pode-se dizer necessária para a salvação, sem se interpor como um segundo Mediador, pois só haveria acesso ao cristo passando por sua hierarquia e seus sacramentos, o que a constituiria como uma passagem obrigatória no meio dos homens e do Pai, o que só cabe a Jesus.. Pense num gráfico para visualizar:


salvação para os católicos: H--------------Igreja/batismo na Igreja------------Cristo----------Pai ( 2 entes necessários entre o homem e o Pai)


salvação para os verdadeiros cristãos: H-----------------Cristo---------------Pai ( 1 ente necessário entre homem e o Pai) "



Por fim, pergunto eu: Como, ao mesmo tempo, sem haver contradição, Jesus pode ser o único Mediador e a adesão ao clero e a Igreja e a seus sacramentos serem obrigatórias para a Salvação e estarem entre Deus e os homens ???


Irmão, a paz de Jesus


Vejo que está se interagindo com debates protestantes e quando tratamos desse assunto devemos ter muito discernimento pois a maioria das questões se baseiam nas errôneas interpretações biblicas fora do contexto ou erros anacrônicos , ou seja, interpretações com uma visão atual sobre os temas biblicos milenares.


Sim, Jesus é o Unico Mediador de nossa Salvação (cf. II Tim 2,5), agora, em que consiste a Salvação? É a Salvação do Pecado original de Adão como nos diz Paulo:


Romanos 5,12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.


Romanos 5,15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.


Romanos 5,19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.


Ou seja, somos salvos sim do Pecado Original, do pecado de Adão a qual nos privava do acesso ao Pai e que com o batismo recebemos o perdão divino, o batismo para os protestante é apenas um gesto simbólico de conversão pois se baseiam no batismo de João Batista , para nós catolicos é a regeneração espiritual, o perdão do pecado original como diz Paulo:


Atos 19,3-5 "Entao em que batismo fostes batizados?perguntou Paulo. Disseram no Batismo de Joao. Paulo entao replicou"JOAO SO DAVA UM BATISMO DE PENITENCIA DIZENDO AO POVO QUE CRESSE NAQUELE QUE ESTAVA POR VIR DEPOIS DELE, ISSO É EM JESUS". Ouvindo isso foram batizados em nome do Senhor Jesus.


Hebreus 3,4-6 "Mais um dia apareceu a bondade de Deus nosso Salvador e o seu amor para com os homens. E nao por causa de obras da justiça qie tivessemos praticados, mais unicamente em virtude de sua misericordia, Ele nos salvou mediante ao BATISMO DA REGENERAÇÃO E RENOVAÇÃO, pelo Espirito Santo, que nos foi concedido em profusao por meio de Cristo, nosso Salvador"


Tito 3, 5b-6 " Ele nos salvou mediante o BATISMO DE REGENERAÇÃO E RENOVAÇÃO, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, nosso Salvador."


Paulo afirma que o Batismo de Joao não é importante no plano de salvação como o batismo feito pelos apostólos concedido por Jesus após seu sacrificio na cruz e que é a da remissão do pecado original e nos concede poder participar do Reino de Deus.


Vamos reforçar o que dissemos para não haver duvidas entao:


A Igreja histórica sempre afirmou que o Batismo é eficaz na regeneração, isto é, "faz nascer de novo". A maioria dos Protestantes sustenta que o Batismo é apenas simbólico, uma ordem a ser seguida por obediência, mas não que tem uma eficácia na regeneração ou no perdão dos pecados. Quais são os argumentos históricos que fundamentam o efeito e a necessidade do Batismo? Ananias disse a São Paulo:


"E agora, por que tardas? Levanta-te. Recebe o Batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome" (At 22,16).


Ananias associou o Batismo (não a fé) como meio instrumental de limpar os pecados. São Paulo escreveu:


"E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o banho da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo" (Tt 3,5).


Na carta de Paulo a Tito, o "banho" é o Batismo que resulta em renascimento, seguido pela renovação pelo Espírito Santo. São Pedro escreveu:


"...Essa água prefigurava o Batismo de agora, que vos salva também a vós, não pela purificação das impurezas do corpo, mas pela qual consiste em pedir a Deus uma consciência boa, pela ressurreição de Jesus Cristo" (1Pd 3,21).


Seja cuidadoso em interpretar isto. Pedro não disse que o Batismo é simbólico. Disse que a corrente do dia de Noé é símbolo do Batismo. Pedro disse: "o Batismo agora salva vocês também". "Pedir uma consciência boa" é um meio de incluir o arrependimento no Batismo. Por fim, o que diz Jesus?


"E disse-lhes: 'Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado'" (Mc 16,15-16).


Mas só que ainda não estamos salvos de poder dizer que estara com certeza no Paraiso Celestial uma vez que ainda seremos julgados pelos nossos atos e Palavras por que no Reino de Deus nao entra nada de impuro (cf. apo 21:27).


Hebreus 9,27 Como esta determinado que os homens morram uma vez só e logo em seguida vem o juizo.


Mateus 12,36 Eu vos digo:no dia do juizo os homens prestarao contas de toda palavra vã que tiverdes proferido.É por tuas palavras que sereis justificados ou condenados.


Mateus 07,22-23 Muitos dirao naquele dia: Senhor, Senhor nao pregamos em vosso nome e nao foi em vosso nome que expulsamos demonios e fizemos milagres? E no entanto eu lhes direi nunca vos conheci, retirai-vos de mim operarios maus


Portanto, digo a você, os Catolicos crêem sim na Salvação Unica por Jesus e que todos os batizados não mais temem a morte espiritual pelo pecado de Adao, mais buscamos, aspiramos o Reino do Pai, este não dizemos que já o recebemos porque não sabemos como o Pai julgara cada um e ninguem deve querer saber antes da hora se nao conhece como é o julgamento de Deus:


" Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor; mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos. " Isaias 55, 8-9


Romanos 11,34 Quem pode compreender os pensamentos do Senhor??? Quem jamais foi seu conselheiro???


"O Senhor é quem dirige os passos do homem: Como poderá o homem compreender seu caminho?" (Prov. 20,24).


E ate mesmo Paulo não sabia se tinha sua entrada no Reino garantido:


"Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros" (1 coríntios 9,27)


Romanos 5,2 "Por Ele que tivemos acesso a graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos NA ESPERANÇA DE POSSUIR UM DIA A GLORIA DE DEUS"


" Com a esperança de conseguir a ressurreição dentre os mortos NÃO pretendo DIZER que já ALCANCEI ESTA META e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu ME EMPENHO em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. Consciente de NÃO tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para frente. Persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo" (Filipenses 3,11-14)


Agora eu te pergunto meu irmão, para que possamos fazer as vontades do Pai , devemos ouvir a Jesus, só que Ele nao deixou tudo por escrito, houve também a transmissao oral de seus ensinamentos pelos apóstolos porque como diz a Biblia muitas coisas nao foram escritas (cf. Jo 20: 30-31 e Jo 21:25) então onde ficou depositado estes ensinamentos senão dentro da Igreja de Jesus que é a Catolica , que tem 2000 anos e é a unica que tem sucessao apostolica?


Atos 5,38-39 "Se o seu projeto ou sua obra provem de homens, por si mesma se destruirá, mas se provier de Deus, nao podereis desfazê-la"


Jesus quis sua Igreja para a participacao do Plano da Salvacao porque Ela rege a fé e moral, veja o Concilio de Jerusalem em atos 15, alias eu tenho um artigo sobre isto em meu site nao deixe de ver chama-se Concilio de Jerusalem e a autoridade da Igreja.


Desde o inicio os Apostolos sofreram com pessoas que pregavam falsas doutrinas sobre o ensino cristão, como os judaizantes que misturavam judaismo com cristianismo ou os gnosticos que achavam que Jesus era homem e só se tornou Deus depois de sua morte, Paulo vai falar destes em Galatas 1,9 e Joao escreve seu Evangelho frisando Jesus Deus Encarnado principalmente para revelar a verdade aos gnósticos. Entao para seguir a vontade de Jesus é necessario viver na Igreja que nos indica Sua Vontade, Sua doutrina. Igreja que tenha Pedro aquele tem a chave e a autoridade de declarar como voz final sobre os diversos temas sobre a fé que surgem a cada dia..


Nessa certeza Jesus vai dizer sobre aqueles que se levantam contra a Igreja em Mateus:


Mateus 18,15-17 Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão.Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, DIZE-O A IGREJA. E SE RECUSAR OUVIR TAMBEM A IGREJA, seja ele para ti como um pagão e um publicano.


Quem não a escuta a Igreja se torna um pagão, como a Igreja pode afirmar algo, ter esta autoridade que mostra Jesus dentro da mentalidade dos Protestantes, se para os mesmos a Igreja é somente a união de varias pessoas sem unidade doutrinaria, somente a fé em Cristo?


Dentro do protestantismo não tem como haver consenso entre as seitas que vivem uma doutrina diferente da outra, vivendo um ensinamento cristão diferente de acordo com suas interpretações. Pensamentos diferentes não pode ter uma Única Voz para definir as regras de fé e moral cristã.


Ate mesmo as grandes seitas protestantes se dividiram mantendo-se firme a algumas doutrinas da original e criando outras para si, resultando em muitas divisoes internas por exemplo: as varias igrejas batistas. Hoje em dia se contam mais de 20 ramos batistas, que em 1905 se uniram de maneira um tanto vaga na Liga Mundial Batista; são, entre outros, os batistas calvinistas, os batistas congregacionalistas, os batistas primitivos, os batistas do livre pensamento, os batistas dos seis princípios (porque aceitam como único fundamento da fé e da vida cristã os seis pontos mencionados em Hb 6,1s: arrependimento, fé, batismo, imposição das mãos, ressurreição dos mortos, juízo eterno), os batistas tunkers, os batistas campbellitas, os batizantes a si mesmos, os batistas abertos, os batistas fechados, os batistas do sétimo dia (observantes do sábado e não do domingo), etc.


A Igreja Católica é sem duvida a Igreja de Cristo, basta analisar as Escrituras para perceber que possui todas as caractisticas descritas e pedida por Cristo. Agradecemos a Jesus por deixar a chave ao seu representante, aquele que mantem a ordem na autoridade de pastor chefe ( Jo 21: 15-17), a unidade doutrinária e que mesmo nas grandes discussões , quando pedro fala todos escutam , silenciam porque quando o mesmo fala, não diz como homem, mais como a voz de Cristo a sua Igreja:


Atos 15,7-10-12 ao fim da grande discussao PEDRO levantou-se e lhes disse:.....Porque provocais a Deus impondo um julgo que nem nossos pais e nem nós pudemos suportar? .... toda a assembleia o ouviu em silencio.


" Esta Igreja é Sagrada, a Única Igreja, a verdadeira Igreja, a Igreja Católica, combatendo como sempre o faz, contra todas as heresias. Ela pode combater, mais nunca será vencida. Todas as heresias são eliminadas dela, como as inuteis podas de um galho. Ela permanece firme em sua raiz, em seus galhos , em seu amor. As portas do inferno NÃO a conquistarão"


Santo Agostinho , Sermão aos Catecumenos, sobre o Credo, 6,14, 395 d.C.


Ou então um exemplo melhor veja em Mateus:


Mateus 19, 09 Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio FALSO, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério.


Jesus nos diz nestes versículos sobre o matrimônio falso, quem pode dizer se um matrimonio é falso ou não senao a Igreja Catolica com sua autoridade dada Cristo? Os protestantes preferem legalizar o divórcio, quer um exemplo? Conhece a Benedita da Silva ex governadora do Rio de Janeiro?Ela saiu da seita onde "congregava" e passou a "congregar" em outra porque queria viver com um homem casado e a seita anterior não aceitava segundas núpcias. Não houve problema algum; ela passou a "congregar" em uma seita que aceitava, em uma seita onde as "verdades" pessoais da maior parte dos membros não condenavam segundas núpcias. A seita original ("Assembléia de Deus") não a condenou; para eles ela continua sendo uma "evangélica", mesmo "congregando" alhures.


Lutero mesmo admitiu tal possibilidade: "Confesso, que não posso proibir tenha alguém muitas esposas; não repugna às Escrituras; não quisera porém ser o primeiro a introduzir este exemplo entre cristãos" ( Luthers M.., Briefe, Sendschreiben (...) De Wette, Berlin, 1825-1828, II. 259 ).


Portanto é a Igreja que mantem a ordem na fé e moral cristã para que possamos fazer verdadeiramente os designios e vontade de Deus e assim alcançar a patria Celeste.


Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Igreja é o instrumento para a Salvação:


§776 Como sacramento, a Igreja é instrumento de Cristo. "Nas mãos dele, ela é o instrumento da Redenção de todos os homens" o sacramento universal da salvação" pelo qual Cristo "manifesta e atualiza o amor de Deus pelos homens". Ela "é o projeto visível do amor de Deus pela humanidade" que quer que o "gênero humano inteiro constitua o único povo de Deus, se congregue no único Corpo de Cristo, seja construído no único templo do Espírito Santo".


§780 A Igreja é no mundo presente o sacramento da salvação, o sinal e o instrumento da comunhão de Deus e dos homens.


§816 "A única Igreja de Cristo (...) é aquela que nosso Salvador depois de sua Ressurreição, entregou a Pedro para que fosse seu pastor e confiou a ele e aos demais Apóstolos para propagá-la e regê-la... Esta Igreja, constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste na ( "subsistit in") Igreja Católica governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele":


O Decreto sobre o Ecumenismo, do Concílio Vaticano II, explicita: "Pois somente por meio da Igreja católica de Cristo, 'a qual é meio geral de salvação', pode ser atingida toda a plenitude dos meios de salvação. Cremos que o Senhor confiou todos os bens da Nova Aliança somente ao Colégio Apostólico, do qual Pedro é o chefe, a fim de constituir na terra um só Corpo de Cristo, ao qual é necessário que se incorporem plenamente todos os que, de que alguma forma, já pertencem ao Povo de Deus".


Espero ter lhe ajudado a mostrar que sem a Igreja para mostrar o caminho é dificil seguir a vontade de Jesus só pela Biblia, pois com 40.000 seitas evangelicas pregando uma doutrina diferente, somente na Igreja Católica encontramos a voz de Cristo, o ponto final nas questões levantadas pelos homens.


A paz de Jesus


Rogerio Hirota


© Livre para copia e difusão na integra e com menção do autor.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem