A Morte dos Inocentes

 


Autor: John Nascimento


- “Então Herodes, ao ver que tinha sido enganado pelos Magos, ficou muito irado, e mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o seu território, da idade de dois anos para baixo, conforme o tempo que, diligentemente, tinha inquirido dos Magos”.(Mt.2,16).


- A MORTE DOS INOCENTES !


Depois de entregarem os seus presentes, os Magos foram avisados em sonho :


- “Avisados em sonho a não voltarem para junto de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho”.(Mt.2,12).


Herodes usa as suas informações, o seu poder militar e o seu medo de destruição e manda matar quem quer que tenha alguma relação com o Menino.


Usa a área geográfica que lhe foi fornecida pelos sacerdotes escribas e as informações que tinha recebido dos Magos e, bem seguro, manda matar todas as crianças com menos de dois anos.


Também isto nos faz lembrar o Antigo Testamento com uma ordem do Faraó, que temia que os hebreus se tornassem mais numerosos que os egípcios e ordenou :


- “Lançareis ao rio todos os indivíduos do sexo masculino que nascerem aos hebreus e deixareis vivas todas as meninas”.(Ex.1,22).


E perante esta ordem, cruelmente cumprida, Mateus, referindo-se ao que profetizou Jeremias, escreveu :


- “Cumpriu-se, então o que o profeta Jeremias dissera : Ouviu-se uma voz em Ramá uma lamentação e um grande pranto : É Raquel que chora os seus filhos e não quer ser consolada porque já não existem”.(Mt,2,17).


Estas palavras de Mateus são uma citação de Jeremias :


- “Ouviu-se uma voz em Ramá, lamentações e amargos soluços. É Raquel que chora os filhos, e não quer ser consolada, porque eles já não existem”.(Jr.31,15).


Esta passagem de Jeremias refere-se à deportação e cativeiro da Babilónia do povo de Israel.


Raquel chorou pelos filhos de Israel, aqueles que foram mortos pelos seus inimigos e pelos que foram exilados.


Como Jesus, o novo Israel, vai para exílio, Raquel é de novo imaginada a lamentar-se pela morte de seus filhos.


O Menino Jesus encarna assim o Êxodo e o exílio de dois grandes períodos de sofrimento e de vingança do povo do antigo Israel.


O Êxodo do Egipto e a restauração depois do exílio de Babilónia são acontecimentos que, os profetas proclamam e que só podem ser cumpridos com a vinda do Messias prometido.


Estes serão realizados com o êxodo da morte e ressurreição salvadora de Cristo e o estabelecimento de uma nova e eterna aliança.


Esta é também uma recomendação para a humanidade de hoje para que se empenhe na educação completa e crescimento progressivo das crianças e dos jovens dos nossos tempos no seio das suas famílias e nos meios escolares, procurando outros caminhos diferentes dos caminhos errados em que temos caminhado, longe de Deus.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem