Autor: John Nascimento
- “Morto Herodes, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egipto, e disse-lhe : Levanta-te, toma o Menino e Sua mãe e vai para a terrra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do Menino”.(Mt.2,19-20).
- REGRESSO DA SAGRADA FAMÍLIA !
Enquanto o principal autor da narração de infância de Jesus, de Mateus, é José, o centro das atenções é Jesus e Sua mãe.
Esta expressão “Jesus e Sua mãe” aparece muitas vezes na narração da infância de Jesus, e lembra o papel central da mãe do rei no nascimento e coroação de David, rei de Judá.
A mãe do rei encontra-se no Livro dos Reis, que sempre a menciona pelo seu nome na introdução de cada rei que reina em Judá.
Por exemplo, a respeito do rei Joás, que reinou quarenta anos em Jerusalém, diz o 2º Livro dos Reis :
- “A sua mãe chamava-se Sébia, natural de Bersabeia”.(@ Reis. 12,1).
O mesmo se diz de Amasias, rei de Judá :
- “A sua mãe chamava-se Joadan, natural de Jerusalém”.(2 Reis. 14,3).
A rainha mãe era entronizada com o rei e tinha uma posição de grande honra e dignidade como rainha e muitas vezes até depois :
- “Betsabé, foi, pois, ter com o rei Salomão para lhe falar em favor de Adonias. O rei levantou-se para ir ao seu encontro, saudou-a com profunda reverência e sentou-se no trono. Mandou colocar um trono para sua mãe, e ela sentou-se à sua direita”.(1 Reis.2,19).
Assim também, Maria, a mãe do Messias devia ter um papel central no reinado inaugurado pelo Cristo que acabava de chegar.
A história de Mateus sobre as origens de Jesus, acaba assim com outro sonho de José, desta vez para lhe dar as melhores notícias, sobre o seu regresso às terras de Isarel sem qualquer perigo.
Agora, todos aqueles que pretendiam matar Jesus, já tinham morrido.
Mas José teve ainda um sobressalto, quando teve conhecimento que Herodes Arquelau, igualmente impiedoso como seu pai Herodes, tinha sucedido a seu pai como rei, em vez de ir para Belém, foi para a Galileia.
Assim a sebedoria de José é um conjunto de sonhos e de senso comum, bem como o conhecimento do mundo e das Sagradas Escrituras.
Uma vez mais Mateus recorre ao Antigo Testamento para explicar melhor as origens de Jesus e de como Ele se tornou Nazareno.
Um dos líders do povo judeu foi Sansão, um homem simples, um Nazareno da Província da Galileia.
As ligações entre o Antigo e Novo Testamento continuam de modo que um está absolutamente dependente do outro.
A nossa sabedoria não nos vem através de sonhos, mas temos muitio a aprender do Antigo e Novo Testamento, que são a Palavra de Deus revelada aos homens.
Postar um comentário