A Nova Era nas igrejas evangélicas

 


Fonte : Batalha Espiritual

Autor: Padre Alberto Gambarinni


Paulo falou aos dirigentes da Igreja em Mileto :


" Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue.Sei que depois da minha partida se introduzirão entre vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho.Mesmo dentre vós surgirão homens que hão de proferir doutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos.Vigiai..." (Atos 20 :28-31)


Essa infiltração de que fala o apostolo Paulo tem ocorrido na maioria das denominações, chegando até a formação de igrejas.


No Brasil, há algum tempo o terreno para as idéias da nova era foi preparado por uma teologia importada do Estados Unidos. A linha geral dessa teologia trazia como pontos principais : a promessa de saúde total, respostas para todos os seus problemas, prosperidade financeira e uma promessa de experiências fora do normal. Um dos maiores responsaveis pela expansão dessas idéias em nossa patria foi o pasto Kenneth Hagin, autor de livros devorados por membros de todas as denominações cristãs.


Toda a mensagem de Hagin fundamenta-se em experiências muito estranhas em que ele afirma ter saído docorpo quando se encontrava inconsciente durante um período de grave enfermidade. Em um de seus relatos mais graves, Hagin aproxima a unção do Espirito e o transe do espiritismo:


"Contei-lhe que não tinha consciência de uma só palavra que falei durante os últimos dezessete minutos do cultopor causa da unção que estava tão poderosamente sobre mim " (Compreendendo a unção, pp. 50-51)


Allan Kardec explica como os espiritos se manifestam nos médium:


o médium falante geralmnete se exprime sem ter consciência do que diz, e muitas vezes diz coisas completamente estranhas a suas idéias habituais, a seu conhecimento e, até, fora do alcance de sua inteligencia. Embora se ache perfeitamente acordado e em seu estado normal, raramente guarda lembrança do que diz.


Esses são pequenos exemplos dos relatos tidocomo sobrenaturais que possuem forte semelhança com as doutrinas esotéricas difundidas pelo movimento da nova era.


A impressão que se tem é que Hagin usa esses relatos tidos como expêriencias sensíveis com jesus como uma espécie de muleta para confirmar a verdade de seus ensinamentos. Infelizmente, as pessoas estão mais uma vez sendo seduzidas pela antiga arma utilizada pela serpente para levar nossos primeiros pais a pecar contra Deus : os sentidos :


"A mulher viu que a arvore era boa de comer, sedutora de se olhar, preciosa para agir com clarividência. Apanhou um fruto e dele comeu, deu-o também a seu homem que estava com ela, e ele comeu" (gen 3,6)


O ensinamento baisco de Hagin é levar os cristãos a imaginar que tem poderes a ponto de determinar a Deus qualquer coisa, que assim será feita. Visto por este prisma, Deus passa a depender das ordens dos homens, que então, passam a ser praticamente deuses.


Como cristãos, cremos no poder de Deus como fonte de soluçãopara nossos problemas. Essa é uma certeza confirmada pelo Cristo Ressussitado em Marcos 16,17 :


" E Eis os sinais que acompanharão os que houverem crido"


Entretanto , essa convicção não nos autoriza a imaginar que possuimos algum meio para obrigar Deus a atender nossos desejos. O verdadeiro Filho de Deus ora na certeza de que Deus lhe dá sempre o melhor de acordo com aquilo que é adequado à nossa salvação.


Desse modo as respostas do Senhor podem ser :


1- aquelas que pedimos ;

2- diferentes do que pedimos (aqui provamos a fé que é a capacidade para enxergar as respostas de Deus) ;

3- permissão para que nada mude, dando-nos porém, a graça, o auxílio necessário para não desanimar.


O apostolo Paulo testemunha um exemplo forte dessa ultima postura de Deus :


"Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade.Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim.Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela" (II Corintios 12: 7-9)


Não se trata de não crer que Deus faça milagres, mas de evitar danos à nossa vida espiritual. Quem aprende a andar segundo a verdade da Palavra jamais é decepcionado e sempre encontra as respostas para tudo que o aflige no espirito, na alma e no corpo.


Nota do autor do site:


Quanto a Deus nao atender nossos pedidos, mais tudo ser da vontade dele, vemos até mesmo que seu Filho amado, Jesus Cristo rogou pedindo sua vontade mais frisou bem que seja feito a vontade do Pai :


Mateus 26,42. Afastou-se pela segunda vez e orou, dizendo: Meu Pai, se não é possível que este cálice passe sem que eu o beba, faça-se a tua vontade!


Rogerio Hirota

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem