Apresentação do Senhor

 


Autor: John Nascimento


Esta festa já se celebrava em Jerusalém desde o século IV.


Originariamente, comemorava-se a Purificação de Nossa Senhora, de harmonia com a Lei judaica :


- Quando se cumpriu o tempo da sua Purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-n'O a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor (Lev.12,4-6), conforme está escrito na lei de Deus : "Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor", e para oferecerem em sacrifício, como se diz na lei do Senhor, um par de rolas ou duas pombinhas. (Lc. 2,22).


A partir do século V esta festa começou a ser celebrada em Roma no dia 2 de Fevereiro e manteve-se até aos dias de hoje.


Era celebrada num rito de penitência, com paramentos roxos, por se tratar de uma Purificação de harmonia com a lei segundo a qual a mulher, depois do parto ficava impura :


- Quando uma mulher der à luz uma criança do sexo masculino, ficará impura durante sete dias, isolada, como no período do seu sofrimento. (Lev. 12,1).


Também se chama a esta festa "Nossa Senhora das Candeias", porque era costume acenderem-se velas e fazer-se uma procissão neste dia, como comemoração da profecia de Simeão, a respeito de Cristo :


- Luz para iluminar as nações e glória de Israel, Teu povo. (Lc.2,32).


Como se chegou à conclusão de que esta era uma festa de Cristo na Sua Apresentação no Templo e não uma purificação de que Nossa Senhora não necessitava, passou a chamar-se agora a Festa da Apresentação do Senhor.


Diz o Catecismo da Igreja Católica :


529. - A Apresentação de Jesus no Templo mostra-O como o Primogénito que pertence ao Senhor. Com Simeão e Ana, é toda a expectativa de Israel que vem ao encontro do seu Salvador (a tradição bizantina designa com o nome de encontro este acontecimento). Jesus é reconhecido como o Messias tão longamente esperado, "luz das nações" e "glória de Israel", mas também como "sinal de contradição".


A espada de dor, pré-­anunciada a Maria, anuncia essa outra oblação, perfeita e única, da cruz, que trará a salvação que Deus "preparou diante de todos os povos".


Todavia continua o costume de se benzerem as velas e de se fazerem procissões nesse dia que ainda se chama da Senhora das Candeias.


O povo português tem muita devoção por esta festa e há muitas pessoas do sexo feminino com o nome de Maria da Purificação.


Em Portugal há muitas Igrejas Paroquiais cuja Padroeira ou Titular é Nossa Senhora da Purificação.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem