As formas literárias da Biblia

 


Fonte: Conheça melhor a biblia

Autor: Pe. Luiz Cechinato


Para entendermos qualquer Livro da Bíblia Sagrada, precisamo antes de tudo saber saber a que "gênero literário" pertence aquele Livro. Mas que é Genêro literária"? É nada mais e nada menos que a "forma"da literatura usada para escrever aquele Livro. Em outras palavras, a forma ou gênero literário significa o conjunto de regras e de expressões usadas para escrever tal tipo de Livro. Na verdade, cada tipo de Livro tem a sua linguagem própria, permitida pela literatura.


Por exemplo, na literatura comum, uma é a linguagem usada num livro de poesia, e outra é a linguagem usada num código de leis. Assim também na Literatura Biblica.Uma é a linguagem empregada num livro de profecias, outra é a empregada num Livro que fala dos preceitos divinos, comoo Deuteronômio. Logicamente, se o Livro é do genero poético, como Salmos, não podemos tomar suas palavras ao pe da letra como fazemos ao ler um Livro escrito epistolar, como as Cartas dos Apostolos.


E como descobrir o gênero literário de um Livro da Bíblia? Em geral as Biblias Catolicas trazem uma explicação no inicio de cada Livro. Por isso, antes de lermos um Livro da Biblia, convém lermos as notas explicativas que precedem aquele Livro. E quais são os diversos gêneros literários que vamos encontrar na Biblia? A maneira de exemplos, apresentaremos aqui nove gêneros literários que se encontram na Biblia. Sao os seguintes:


1- Tratados Religiosos :


Com aparencia de narração histórica, apresentam verdades religiosas. Não podem ser entendidos como história propriamente dita. É, por exemplo, o caso dos 11 primeiros capitulos do Gênesis.


2- Historia Popular :


É quando se mistura um pouco de história verdadeira com elementos de fantasia. Trata-se de um modo de ensinar a religião. É o caso da história dos Patriarcas: Abrãao, Isaac, Jacó e seus doze filhos, etc.


3- História descritiva :


Aí permanece a finalidade religiosa, mas as personagens e os fatos são todos verdadeiros, documentados pela história. É o caso de Samuel, Reis, Esdras, Neemias e Atos.


4- Gênero Didático :


São livros que trazem instrução religiosa ou moral. fazem recomendações e dão grande orientações de vida. Exemplos desse gênero são os Livros Sapienciais: Provérbios, Eclesiastes, Eclesiástico, etc.


5- Gênero Profetico :


Apresentam a palavra de Deus através dos profetas, que advertem, repreendem e encorajam o Povo de Israel diante de uma realidade em que vive. exemplo: Isaias, Ezequiel, Jeremias e outros.


6- Gênero Apocaliptico :


São visões proféticas sobre a sorte do povo de Deus. exemplo o Apocalpse e certos trechos dos profetas.


7- Gênero Poético :


Apresenta a Palavra de Deus a maneira de poesia, usando portanto, de maior liberdade e recursos literários. Exemplo: os Salmos, Cantico dos canticos e certos hinos espalhados pela Biblia.


8- Gênero Juridico :


É a palavra de Deus apresentada sob a forma de Lei. Por exemplo: Levitico, Numeros e Deuteronomios. É um modo de escrever bem diferente daquele usado na poesia.


9- Gênero Epistolar :


"Epistola"é uma palavra latina que significa " Carta ". O gênero Epistolar traz a Palavra de Deus à maneira de Cartas dirigidas a certas comunidades ou pessoas. Exemplos mais conhecidas são as Cartas de Sao Paulo ou as chamadas "Epistolas Catolicas".


Sobre os Gêneros literários, diz o Concilio Vaticano II:


" Para entender corretamente aquilo que o autor sacro quis afirmar por escrito,é necessário levar devidamente em conta tanto as maneiras comuns e espontâneas de sentir, falar e de contar, que já era correntes no tempo do escritor sacro, como as que costumavam empregar-se largamente na literatura daqueles tempos." (Dei Verbum, 12)


O Papa Pio XII lembra que nenhum dos modos de falar dos antigos é imcompativel com os Livros Santos. Deus se serve do modo comum de falar dos homens, especialmente de seu povo, os hebreus. E acrescenta ele:


" Na Escritura Sagrada as cosias divinas nos são apresentadas ao modo usual, humano. Como o Verbo de Deus (Jesus) se fez semelhante aos homens em tudo, exceto o pecado, assim também a Palavra de Deus, expressa em linguas humanas assemelhou-se em tudo a linguagem humana, exceto o erro. " ( DAS, 20).


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem