Os erros "aparentes" da Bíblia

 


Fonte: Conheça melhor a biblia

Autor: Pe. Luiz Cechinato


Vimos que na Biblia não pode haver erros de doutrina porque ela é a Palavra de Deus ( ver artigo Existem erros na Biblia? ). Ora, Deus não se engana nem nos engana. Vimos também que podem ocorrer erros de ordem secundária, isto é, da parte do hagiografo, que entra com sua cultura em sua redação.


Mas, pensando bem, quase todos os erros são apenas " aparentes " e não reais. Se entendermos a Bíblia dentro de sua finalidade estritamente religiosa e de seu contexto historico e cultural, vamos concluir qu nela não existem erros. Nós é que a entendemos erradamente, não sabendo interpretar aquilo que foi escrito em outros tempos.


Temos por exemplo, o caso de Josué, que fez o "Sol"parar. Esta escrito que Josué disse:


" Detém-te sobre Gabaon, e tu, ó lua, sobre o vale de Ajalon. E o sol parou, e a lua não se moveu até que o povo se vingou de seus inimigos. "( Js 10: 12-13)


Ora, hoje sabemos que o sol não gira em torno da terra. Pelo contrario: a Terra gira em torno do Sol. E daí?


Vamos dizer que a Bíblia esta errada?


De maneira alguma. Não podemos exigir que o escritor sagrado, há dois ou três mil anos, se expressem com conceitos cientificos que temos hoje. Analisar um fato de uma época com os critérios de outra época é um erro grave que se chama " anacronismo ".


De outro lado sabemos que, no tempo em que Josué escreveu, todos os povos supunham que a terra era fixa eque o sol girava em torno dela. Para os antigos, a terra era o centro do universo. Além disso, é preciso considerar que se trata de um texto poético, que não pode ser tomado ao pé da letra.


Portanto, entendendo a Bíblia como deve ser entendida, vamos concluir que esse erro geográfico é apenas aparente. O que o hagiografo quis dizer é que houve uma intervenção de Deus, fazendo com que prolongasse a claridade do dia. Quanto ao resto, se foi a terra ou se foi o sol que parou, isso é coisa secundária. " Aí não entra a inspiração de Deus" pois Deus aceita a maneira comum de seu povo expressar-se.


Alias, ainda hoje, mesmo sabendo que o Sol é fixo, nós dizemos :


" O Sol nasce, o Sol se levanta, o Sol desce , o Sol se põe...."


Como se ele estivesse dando voltas sobre a Terra.


Trata-se pois de um modo de falar e não de uma afirmação cientifica. Portanto não é a Palavra de Deus que está errada mais a interpretação que damos a Bíblia Sagrada.


Diante de certos antropomorfismos que fazem falar homens e animais, Deus e o diabo, muitas pessoas começam a duvidar daquilo que diz a Bíblia. Já ouvi gente " entendida " dizer que a Bíblia é uma porção de fábulas. Isso é errado.


Precisamos distinguir as coisas. Há na Biblia o que se chama recurso literario, com suas figuras e parábolas. Mas existe atras de tudo e acima de tudo a Palavra de Deus, bem distinta de qualquer artifício literário ou embalagem humana. Não podemos confundir as coisas.


Por exemplo, o livro de Jó é uma parabola. Aquela pessoa chamada Jó não existia na realidade. É uma ficção. Nele o hagiografo põe Deus falando com o diabo, como nós conversamos.


Mas atrás deste estilo e dessa figura da literatura, existe uma grande Mensagem de Deus, uma verdade eterna e maravilhosa que merece nossa fé.


Leiamos agora o começo do livro de Jó, onde Deus " conversa " com o diabo : Jó 1: 6-11

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem