Maria, a Mulher da Bíblia

 



"Porei inimizade entre ti e a Mulher". Este termo: "Mulher", vai ser repetido por mais três vezes na Bíblia.

A primeira vez que ele voltará a ser usado será nas Bodas de Caná. O próprio Jesus disse: "Que queres de mim, Mulher? A minha hora ainda não chegou!" Diante daquela situação embaraçosa - eles não tinham mais vinho -, Maria intervém. A resposta de Jesus foi: "Mulher... A minha hora ainda não chegou!" Ficamos perplexos, quando Jesus chama sua Mãe de "Mulher".


Eu mesmo fui verificar se entre os judeus se usava o termo "Mulher" desta forma. Acabei constatando que não. Assim como para nós chamar a própria mãe de mulher é um termo ofensivo, para os judeus também. Eles não chamam a própria mãe de "mulher". Eu me perguntava: por que Jesus chamou sua Mãe assim?


Há protestantes que dizem que Jesus estava mostrando com isso que a estava excluindo como Sua Mãe. Não! Não! Jesus sabia bem quem era "a Mulher". Justamente porque Ele era o Filho de Deus, sabia muito bem que a primeira criatura concebida e projetada pelo Pai era esta Mulher: Maria.


Ela é "a Mulher" que, depois, vai ser chamada por Isabel de:

"Bendita mais do que todas as mulheres" (Lc 1,42).

Ela não é apenas uma mulher. Ela é "a Mulher". Quando a chama de "Mulher", Jesus está sabendo disso, é como se Ele estivesse dizendo:

"Mulher, a minha hora ainda não chegou. Mas tu és 'a Mulher' a primeira das criaturas. O Pai concebeu em primeiro lugar a Ti e somente depois foi concebido o casamento veio depois... O vinho veio depois... A primeira das criaturas és Tu. Se pedes que eu apresses, eu faço o primeiro milagre. Faça-se!"

Jesus fez ou não fez? Ele era o primeiro a reconhecer a primeira das mulheres.
É, pois, o contrário do que dizem os protestantes. O que Jesus fez não foi excluí-la, mas proclamá-la: "Mulher": a primeira das criaturas, a primeira projetada pelo Pai, a primeira concebida, antes de todas as coisas.


Quando é que Jesus vai usar pela Segunda vez este termo: Mulher? Você se lembra... no alto da cruz.


Jesus, no alto da cruz, sofrendo do jeito que estava, iria dizer uma palavra de ofensa à sua Mãe que estava ali, ao pé da cruz? Não dá para entender! Mas não foi isso que Ele fez. Ele estava morrendo pela humanidade. Ali, ao pé da cruz, estava a primeira das criaturas. Estava "a Mulher", e o que Ele diz é isso: "Minha Mãe. Você é a Mulher. O Pai a escolheu como primeira das criaturas".

"'Mulher, eis aí Teu Filho!' Desde que o Pai te fez a primeira das criaturas, tu já és a Mãe desta humanidade que Eu estou salvando. E aqui está João. Os outros me julgaram, me condenaram, mas aí está João, representando toda essa humanidade salva. Tu és a mulher. Tu és a primeira criatura. Mãe desta humanidade. Então, Mulher: 'Eis aí o Teu Filho! Filho, eis aí a tua Mãe!'"

Naquela hora, Jesus não usou uma palavra romântica: "Filhos, eis aí Tua Mãe!" Não! Não foi naquela hora que nos tornamos filhos. Nós já éramos. Jesus está agora decretando. Ele está selando com o Seu sangue a vontade eterna do Pai: Maria é a Mãe de todos os homens. Queiramos ou não queiramos nós somos os filhos dela.
Você pode imaginar uma Mãe que tem doze filhos... Ela os concebeu, ela os gerou, os deu à luz, amamentou. Imagine: alguns dos filhos dela. Esses filhos rebeldes deixam de ser filhos? Não, não deixam! Eles são é "estúpidos", não querendo aceitar sua mãe... Mas são filhos! São filhos na estupidez, mas são filhos.


Ninguém de nós pode excluir Maria como Mãe, porque esse é o eterno projeto do Pai. E não estou falando coisinhas românticas. Estou falando de verdades eternas. Ela é a primeira das criaturas; antes que as coisas todas fossem feitas, Ela já tinha sido constituída Mãe de toda a humanidade, para que o Filho de Deus, feito homem no seu seio, fosse o primeiro de todos os filhos, o primogênito no meio de uma multidão de irmãos. Se irmãos, têm de ser filhos da mesma Mãe.


Esta foi a Segunda vez que Jesus usou o termo "Mulher": no alto da cruz. A primeira vez, em Caná, antecipando a sua hora. Depois, quando sua hora terminava, A sua hora terminou ali, no alto da cruz: quando Ele morreu dando o seu sangue para a nossa salvação. A sua hora terminou ali, quando, dando o último suspiro, entregou o seu Espírito ao Pai.


O prêmio veio depois, porque Ele foi obediente... Obediente até a morte. Deus O ressuscitou e O constituiu Senhor. Por isso, todo joelho se dobra no céu, na terra e nos próprios infernos. E toda língua proclama, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor. É o Senhor desde toda eternidade. O Pai O constituiu "Senhor". Irmão primogênito no meio de uma multidão de irmãos.


Essa foi a Segunda vez que Jesus usou o termo "Mulher", e a terceira vez que aparece na Bíblia. A Quarta vez qual é? Você pode ler, no livro do Apocalipse:

"Um grande sinal apareceu no céu: UMA MULHER, vestida de sol, a lua debaixo dos pés, e uma coroa de doze estrelas na cabeça" (Ap 12,1).

Uma Mulher: este é o sinal. O grande sinal do céu. Uma Mulher! Quem é essa Mulher? É a primeira de todas as criaturas. A primeira concebida no coração do Pai, para ser a Mãe de Jesus. Para trazer Seu Filho na Sua primeira vinda. Agora, no Apocalipse, Ela é mostrada como a Mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo de seus pés. Por que a lua? Por que a lua preside à noite, à escuridão. Ela tem o mal debaixo dos seus pés. As trevas estão sob seus pés. Ela tem Lúcifer - que era luz e tornou-se o portador das trevas - debaixo de seus pés. Ela tem, também, uma coroa de doze estrelas em sua cabeça. Ela é a MULHER.


Assim como Ela trouxe Jesus em sua primeira vinda - e não dá para negar que Ela O trouxe, no seu próprio seio - Ela está trazendo Jesus na sua Segunda vinda. Ela é a aurora. O sol é Jesus. Ela é a mulher vestida de Sol. Não existe Aurora se não há Sol.
O que é a aurora? É o Sol que está chegando. Não surgiu ainda, mas seus clarões já começam a aparecer. A claridade do sol já começa a aparecer! Maria é essa Aurora que vem à frente de Seu Filho!


Assim como a aurora vem trazendo o sol, Maria vem trazendo Seu Filho. Trouxe a primeira vez. Agora, está trazendo uma Segunda vez. Agora, Ele vem, não mais humilde, simples, não mais nascendo em uma manjedoura em Belém. Desta vez, Jesus virá como Senhor. O Pai O constituiu desde o início, Senhor e Cristo.


Jesus vem para ser o primogênito no meio desta multidão de irmãos. E, quando Ele vier, todo o poder vai ser retirado. O príncipe deste mundo não terá mais razão de ser. O Reino já terá chegado. Jesus teve de enfrentar todo esse vexame. O anjo, que foi escolhido pelo Pai para servi-Lo e preparar a humanidade para Ele, tornou-se rebelde e só atrapalhou o plano. Atrapalhou e continua a atrapalhar.


Jesus suportou tudo isso, mas a sua vitória será muito maior. Jesus será Senhor. Será o vitorioso. Será o primogênito no meio de uma multidão de irmãos. A vitória de Jesus será também a vitória de Maria. Ela, humilde e simples - o oposto de Lúcifer -, vai esmagar-lhe a cabeça... A vitória de Maria. Nós estamos apressando está vitória. Estamos preparando a vitória de Maria.


É por isso que a Igreja toda precisa ser profundamente Mariana - essa Igreja que está preparando a Segunda vinda de Jesus. Vem, Senhor Jesus! Vem!


Livro Maria, a Mulher do Gênesis ao Apocalipse.
Pe. Jonas Abib

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem