Atália

 


Autor: John Nascimento


ATÁLIA, na região da Panfilia


Nome de origem grega attaleia, Atália era uma cidade com um porto marítimo na costa da Panfília, e que é hoje a moderna Antalya fundada por Atalo II, rei de Pérgamo nos anos (159-138 a.C.).


De Atália Paulo partiu para Antioquia na sua primeira viagem apostólica :


- “Naqueles dias, Paulo e Barnabé voltaram a Listra, a Icónio e a Antioquia. Iam fortalecendo as almas dos discípulos e exortavam-nos a permanecerem firmes na fé, «porque – diziam eles – temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no reino de Deus». Estabeleceram anciãos em cada Igreja, depois de terem feito orações acompanhadas de jejum, e encomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham acreditado. Atravessaram então a Pisídia e chegaram à Panfília; depois, anunciaram a palavra em Perga e desceram até Atalia. De lá embarcaram para Antioquia, de onde tinham partido, confiados na graça de Deus, para a obra que acabavam de realizar. À chegada, convocaram a Igreja, contaram tudo o que Deus fizera com eles e como abrira aos gentios a porta da fé.(Act.14,21-27).


Porto de Atália.


Na sua primeira viagem missionária, através do sudoeste da Ásia Menor, Paulo regressa a Antioquia, visitando pelo caminho, as comuinidades nascidas do seu trabalho, sob a acção do Espírito Santo.


Como o anúncio da salvação lhes havia sido já dirigido, o Apóstolo, sem deixar de pregar a Palavra, preocupa-se sobretudo em consolar as jovens comunidades, preparando-as para suportarem as tribulações.


Ao mesmo tempo, S. Paulo organiza hierarquicamente a Igreja, pondo à sua frente os anciãos (Presbíteros) escolhidos, não pela comunidade, como se fazia entre os judeus dispersos no mundo pagão, mas directamente por ele.


Assim se manifestava a colegialidade, e assim se asseguravam as relações entre a Igreja local e a universal.


Um dos melhores museus da Turquia está localizado em Antálya, onde foram feitas escavações a partir de Perga.


O que está mais bem preservado é o Arco do tempo de Adriano (117-138), no caminho que vai do porto para o centro da cidade, já do tempo de S. Paulo.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem