Autor: John Nascimento
As origens de Roma andam envolvidas em mitos.
A mais antiga evidência da ocupação do lugar onde hoje é Roma, data do Segundo Milénio a.C.
É provável, no entanto, que, por evidências arqueológicas, no século VIII a. C. (753 a data tradicional) o povo latino, refugiado das zonas ocupadas por várias tribos, tivesse procurado segurança e formasse uma pequena comunidade nas encostas do Monte Palatino, sobranceiro ao rio Tïbre.
E diz a lenda que Rómulo foi o fundador da cidade de Roma.
Rómulo e seu irmão Remo, quando crianças, foram colocados num cesto por seu tio Amúlio, no rio Tibre, na expectativa de que os descendentes de seu irmão Numitor morressem.
Alimentados pelo leite de uma loba, os irmãos sobreviveram e foram acolhidos por um pastor e, logo que lhes foi possível, mataram seu tio Amúlio, e depois tentaram fundar uma cidade,
Por desentendimentos entre eles, Remo foi morto, possivelmente por seu irmão Rómulo, que assim se tornou o rei e fundador de Roma.
Depois de reinar 40 anos, desapareceu misteriosamente durante um vendaval terrível, mais tarde identificado como o deus Quirino.
Roma é actualmente a capital da Itália, a sede do Governo do País bem como a sede da Igreja Católica no Enclave do Vaticano.
Foi a cidade principal do antigo Império Romano, fundada e habitada, segundo a tradição, desde o ano 753 a. C..
Na verdade, toda a história Romana assenta tradicionalmente na data da fundação de Roma (Ab Urbe Condita A.U.C.)de modo que se diz que Cristo nasceu no ano 753 da fundação de Roma.
Na realidade, existiu uma monarquia de Etruscos que se estabeleceram em 510 a.C. nas sete colinas da cidade muitos séculos antes, como se reflecte em muitos hábitos adquiridos e na própria palavra Roma que, etimologicamente tem o mesmo sentido da palavra latina Urbs; Uma e outra significam simplesmente Cidade.
Quando o Santo Padre dá a bênção especial para todo o mundo, se diz que é Urbi et Orbi, isto é, para a cidade de Roma e para o Mundo.
Tendo exercido o seu ministério nas Comunidades Cristãs de Jerusalém e de Antioquia, S. Pedro chegou a Roma no ano 42, e aí estabeleceu a fé cristã e a Igreja; depois de muitas conversões, foi perseguido e sofreu o martírio.
Como Vigário de Cristo, S. Pedro gozou da mais privilegiada posição entre as Comunidades Cristãs e os seus sucessores imediatos foram reconhecidos em virtude do papel que desempenharam no governo da primitiva Igreja, como consta das Cartas de S. Clemente de Roma.
Assim se compreende a razão pela qual ainda hoje Roma é o centro da vida da Igreja, e o sentido do título de Igreja Católica Romana como Igreja Universal, em referência ao Bispo de Roma.
Desde a fundação da Igreja por S. Pedro, Roma tornou-se o Centro de toda a Cristandade.
Toda a área da cidade e Estado do Vaticano, está dentro dos limites da cidade de Roma, e o Papa é o Bispo de Roma.
Desde o Pacto Lateranense e mais recentemente reafirmado pelo Governo Italiano em 1929, todas as propriedades adicionais ao Vaticano são consideradas como partes territoriais do Vaticano.
No Antigo Testamento fazem-se referências a Roma :
O cap. VIII do Primeiro Livro dos Macabeus fala na embaixada a Roma, em virtude de Judas ter ouvido dizer que os Romanos eram extremamente poderosos, mas que se mostravam benevolentes para com os seus aliados.
No Cap. XIV diz-se que os Romanos davam aos judeus o nome de irmãos (I Mac. 14,40).
Lúcio, cônsul romano, escreveu uma carta ao rei Ptolomeu.(l Mac.15,16).
Fala-se em pactos com os Romanos. (2 Mac.4,11).
Fala-se em tributos devidos aos Romanos. (2 Mac. 8,10; 8,36).
Os Romanos enviaram uma carta aos Judeus .(2 Mac. 11,34-38).
No Novo Testamento o nome de Roma aparece :
- Um édito de Cláudio ordenara que todos os Judeus se afastassem de Roma.( Act.18,2)
- "Depois de eu lá ter estado, disse ele, tenho de ver Roma também". (Act.19,21)
- Coragem ! assim é necessário que o dês também em Roma. (Act.23,11)
- Quando entrámos em Roma, Paulo foi autorizado a ficar em... (Act.28,14-16)
- A todos os amados de Deus que estais em Roma. (Rom. 1,7)
- de vos anunciar também o Evangelho, a vós que estais em Roma. (Rom. 1,15)
- Pelo contrário, quando veio a Roma... (2 Tim. 11,17)
No Novo Testamento, nos Evangelhos, só aparece a referência aos Romanos em João :
- Se O deixarmos assim, todos crerão n'Ele, e virão os Romanos e destruir-nos-ão, o Templo e a Nação. (Jo.11,48).
Os Romanos são citados várias vezes nos Actos do Apóstolos e sobretudo na carta de S. Paulo aos Romanos.
Postar um comentário