Comissão Anglicano-Católica finaliza o documento sobre a Virgem Maria

 



Fonte: Agência Internacional de Noticias Zenit

Comissão Anglicano-Católica finaliza o documento sobre a Virgem Maria
«Maria: Graça e Esperança de Cristo» busca superar antigas controvérsias

SEATTLE, quinta-feira, 5 de fevereiro de 2004 (ZENIT.org).- «Maria: Graça e Esperança de Cristo» é o título do último documento da Comissão Internacional Anglicano-Católica (ARCIC, por suas siglas em inglês), cuja redação foi concluída terça-feira passada em Seattle (Estados Unidos).

Foi o que divulgou ARCIC ao término do encontro celebrado na cidade americana de 28 de janeiro a 3 de fevereiro sob a co-presidência de Dom Alexander J. Brunett, arcebispo de Seattle, e o reverendo Peter Carnley, arcebispo de Perth e primaz da Igreja anglicana da Austrália.

A Declaração de Seattle, «Maria: Graça e Esperança em Cristo», será submetida agora ao Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e ao arcebispo de Canterbury junto ao Conselho Consultivo Anglicano. A Comissão espera que estes organismos conduzam o documento à publicação.

A compreensão da Igreja para com Maria «foi objeto de profunda controvérsia entre anglicanos e católicos», constata um comunicado da Comissão.

As recentes conversações de Seattle giraram em torno aos dogmas católicos da Imaculada Conceição e da assunção e como estes podem relacionar-se com um futuro restabelecimento da comunhão, no contexto mais amplo da reflexão teológica e das Sagradas Escrituras sobre Maria.

Seguindo sua metodologia estabelecida, a Comissão procurou ir além de posturas arraigadas e articular uma aproximação comum ao tema em discussão.

A publicação de «Maria: Graça e Esperança em Cristo» encerra a segunda fase do trabalho da Comissão Internacional Anglicano-Católica, que foi encomendada em 1982 por João Paulo II e pelo arcebispo Robert Runcie.

Nos últimos vinte anos, a Comissão publicou outras quatro declarações: «Salvação e a Igreja» (1987), «A igreja como comunhão» (1991), «Vida em Cristo» (1994) e «O dom da autoridade» (1999). Foi em 1999 que a Comissão iniciou sua consideração acerca do papel da Virgem Maria na vida e doutrina da Igreja.

ARCIC (Comissão Internacional Anglicano-Católica) --instituída em 1970-- e IARCCUM (Comissão Internacional Anglicano-Católica para a Unidade e a Missão) --desde o ano 2000-- são as duas estruturas por meio das quais se leva a cabo o diálogo entre católicos e anglicanos.

ARCIC concentra seu trabalho nos temas de controvérsia teológica entre católicos e anglicanos. ARCCUM tem como finalidade reforçar os objetivos de ARCIC, além de encontrar estratégias para traduzir em fatos concretos o grau de comunhão espiritual alcançado.


ZENIT é uma agência internacional de informação

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem