Evangelho Segundo São Mateus

 


Autor: John Nascimento


1. A presente obra leva por titulo, Evangelho segundo S. Mateus.


Este título, porém, não pertence ao original.


Então, os autores não costumavam assinar os seus escritos.


Mas a Igreja, já por volta do ano 150, atribui esta obra a Mateus, um dos doze (Mt.10/3; Mc.3/18; Lc.6/15; Act. 1/13), identificado com Levi, o cobrador de impostos (Mt.9/9-13; 10/3; cf.Mc.2/13-17; Lc.5/27-32).


2- Entretanto, a opinião mais corrente pensa que Mateus não escreveu este livrinho tal qual o leitor tem diante de si.


Mateus teria escrito em arameu (a língua de Jesus) uma colecção de sentenças proferidas pelo Senhor.


Essa obra primitiva teria sido largamente ampliada e transferida para grego - a única língua em que possuímos o texto original de Mateus.


Tal refundição efectuada por um ou mais cristãos, talvez da classe dirigente, é o actual Evangelho segundo Mateus.


Ignora-se o lugar onde este trabalho se verificou.


Propõe-se como mais provável a cidade de Antioquia.


Aí crescia uma das mais antigas Igrejas, onde os discípulos de Cristo recebem pela primeira vez o nome de "cristãos" (Act.11,26).


Antioquia, depois de Jerusalém, era então a Igreja mais importante (cf.Act.11,19 sg.).


3- Apesar disso, o presente Evangelho não foi escrito nos primeiros anos desta Igreja, mas quando ela já tinha umas décadas e Jerusalém já tinha caído, destruída pelos Romanos (Tito), no ano 70.


Por isso, este Evangelho, ainda que venha em primeiro lugar, não é o mais antigo.


Foi precedido, ao menos, pelo de S. Marcos.


4- Este livrinho é, portanto, o testemunho da fé da Igreja de Antioquia em Jesus de Nazaré, proclamado Messias e Senhor.


Testemunho rubricado pelo Espírito Santo, no qual são manifestos os sinais da polémica entre cristãos e judeus acerca do Salvador.


Todo o livro é um esforço por demonstrar que em Jesus de Nazaré se cumpriram as Profecias.


Ele é o Salvador esperado, o Emanuel (Mt.1,23) ou "Deus connosco" presente nas reuniões litúrgicas, até à Consumação da História (Mt.28,20).(Difusora Bíblica).


Mateus escreveu para os Hebreus, apresentando Jesus como o Messias que havia de vir segundo as Escrituras hebraicas.


Em Mateus Jesus aparece como o novo Moisés, por isso começa o seu Evangelho com a árvore genealógica de Jesus, incluindo nomes como Abraão, Isaac, David, etc.


Mateus pretende fazer José a figura central da infância de Jesus e põe o Messias em paralelo com Moisés.


Falando de Moisés, põe Jesus acima de Moisés porque Jesus vem aperfeiçoar a lei.


Mateus apresenta os seguintes discursos de Jesus :


* O Sermão da Montanha (Mt.5,3-7; 27).


* O Discurso apostólico (Mt. 10,5-42).


* O sermão das parábolas ( Mt. 13,3-52).


* O Discurso eclesial (Mt. 8,3-35).


Jesus aparece como Mestre; fala a toda a comunidade como o fez Moisés, mas não precisa de receber autoridade; prega da montanha, mas com a sua autoridade.


Com a ênfase especial que dá à Lei dos judeus e aos profetas, Mateus dirige-se claramente ao povo de Israel.


Todavia, a sua atitude, por vezes, parece ambígua.


Apresenta Jesus nas suas disputas com os Fariseus, como que a sabotar o antigo rigor da lei.


Ele leva o seus discípulos a pregar a todas as nações, tanto aos judeus como aos gentios.


Mateus acusa severamente os judeus como culpados da crucifixão de Jesus :


- “Que o seu sangue caia sobre nós e sobre os nosso filhos.(Mt.27,25).

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