Igreja Primitiva

 


Autor: John Nascimento


Chama-se Igreja Primitiva ao período histórico da Igreja que vai desde o ano 30 até ao Édito de Milão (313).


Foi um período do História da Igreja, de três séculos, período de formação de identidade e de desenvolvimento cultural.


Ainda podemos dividir o tempo da Igreja Primitiva em dois períodos:


* Tempo Apostólico. Foi durante este período que a Primitiva Igreja se debruçou sobre a Revelação e o testemunho dos Apóstolos e estabeleceu os fundamentos da estrutura básica da Igreja, formou o cânon das Escrituras e tomou a sua posição contra as heresias, através dos seus Credos.


A Igreja assumiu a sua própria estrutura de entidade eclesial.


Este período durou até ao ano 180, aproximadamente.


* Tempo Subapostólico. (180-313). Foi durante este tempo que a Igreja se identificou com a sua missão universal que era preciso cumprir.


Foi um período de crescimento numérico e desenvolvimento geográfico da Igreja, de Catequese, de actividade teológica e, apesar das perseguições, foi também um período de expansão através do Império e uma consciencialização dos problemas do mundo.


Foi durante este período que as escolas de teologia de Antioquia e Alexandria deram aos seus estudantes um extraordinário desenvolvimento pelos escritos que foram o fundamento instrumental da solidificação da Primitiva Igreja tradicional e contribuíram para o seu maior desenvolvimento.


A partir da primitiva comunidade de Jerusalém começaram os trabalhos missionários de Catequese entre os Gregos, os Romanos e os Africanos.


A Igreja desenvolveu uma cultura que era uma amálgama de Judaísmo, Helenismo e Romanismo.


Isto está patente nos escritos, na liturgia e no desenvolvimento sociológico da Igreja.


O esforço catequético e missionário e as apreensões contra os perigos, estão bem patentes em S. Paulo:


- Tomai cuidado convosco e com todo o rebanho de que o Espírito Santo vos constitui administradores, para apascentardes a Igreja de Deus, adquirida por Ele com o Seu próprio sangue. Sei que, depois de eu partir, se hão-de introduzir entre vós lobos temíveis que não pouparão o rebanho e que, mesmo no meio de vós se hão-de erguer homens de palavras perversas para arrastarem os discípulos atrás de si. (Act. 20,28-30).


Mesmo em face destes perigos a Igreja formou a sua estrutura hierárquica num desenvolvimento colegial, capaz de enfrentar o desafio das heresias logo que elas apareciam e de manter a pureza dos Evangelhos preservados com unidade e centralizados à volta da Eucaristia.


A Igreja Primitiva é caracterizada pela continuidade da acção da obra da Redenção e da sua aplicação conjuntamente com o seu desenvolvimento e as bases do Cristianismo, mais tarde expressas no esplendor da arte, da arquitectura e dos ensinamentos sociais, exercida pelo constante trabalho de Catequese a todos os níveis..

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem