Jesus e João

 


Autor: John Nascimento


Assim como, pela Sagrada Escritura nada sabemos da Vida Oculta de Jesus, também nada sabemos da Vida Oculta de João Baptista.


Quando lemos a Bíblia a respeito de Jesus e das suas relações com João Baptista, aparentemente parece que nunca mais se viram e aparecem assim casualmente sem saberem um do outro.


Todavia, e por falta de dados, podemos formar os nossos Conceitos, Inverosímeis ou não, também sobre a Vida Oculta de João Baptista.


Maria foi visitar sua prima Santa Isabel, depois de ser visitada pelo anjo da Anunciação, quando Isabel estava no seu 6º mês e morava em Ain Karim a 6 quilómetros de Jerusalém (uma viagem de 3 dias).


Nunca mais se falou nas relações de amizade ou convivência entre Maria e Santa Isabel ou entre a família de Maria e a família de Isabel.


Quando Jesus nasceu em Belém e seus pais por lá ficaram algum tempo, facilmente podemos pensar pelo menos duas coisas :


1ª - Que Zacarias, sacerdote do templo, se poderia ter encontrado com José no templo, e tivesse ficado informado do Nascimento de Jesus.


2ª- Que a Sagrada Família tivesse de novo visitado a família de Zacarias, onde já tinha estado seis meses antes e era ali muito perto.


Parece natural que tanto a Sagrada Família como a família de Zacarias, deviam ir todos os anos a Jerusalém à festa da Páscoa e, nesta festa se poderiam ter encontrado ou mesmo visitado.


Jesus e João eram quase da mesma idade, e certamente se deveriam ter encontrado e falado durante todas as festas da Páscoa.


Aos 12 anos Jesus já sabia bem quem era e para o que veio, pela resposta que deu a seus pais, quando o encontraram no templo entres os doutores :


- «Não sabíeis que devia estar em casa de Meu Pai ?» (lc.2,49).


Ao longo dos anos, Jesus e João tiveram muitas ocasiões para se encontrarem e para falarem do futuro de ambos.


João foi viver para o deserto mas não perdeu o seu contacto com a família e com a cidade, pelo menos na altura da Páscoa, pois ele sabia bem o que se passava com Herodes Antipas, com Salomé e com Herodíade, para poder acusá-los quando começou a sua pregação :


- Herodes com efeito, depois de prender João, algemara-o e metera-o na prisão, por causa de Herodíade, mulher de Filipe, seu irmão, pois João dizia-lhe : «Não a podes ter contigo»(Mt.14,3).


Sobretudo na última vez que se encontraram em Jerusalém, antes de entrarem na sua Vida Pública, Jesus e João, devem ter dado os últimos retoques sobre a vida que iam começar, João viria do deserto e Jesus ia começar a sua pregação, e ambos escolheriam os seus discípulos.


Quando perguntaram a João quem era ele, ele respondeu :


- «Eu baptizo em água, mas no meio de vós, encontra-se alguém que não conheceis, Aquele que vem depois de mim; e eu não sou digno de desatar a correia da Sua sandália».(Jo.1,26).


João Baptista já sabia bem quem era Jesus, que apresentou aos seus discípulos e, quando Ele se apresentou para ser baptizado, João, consciente de toda a verdade, disse-lhe :


- «Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por Ti. E Tu vens a mim?».(Mt.3,14).


Isto parece supor que já se conheciam mutuamente, e a resposta de Jesus confirma-o :


- «Deixa isso por agora; convém que cumpramos assim toda a justiça».(Mt.3,15).


- No dia seguinte, João encontrava-se novo lá, com dois dos seus discípulos. Fitando os olhos de Jesus, disse : «Aí está o Cordeiro de Deus».(Jo.1,35-36).


Uma clara e consciente alusão à Paixão de Cristo e, portanto, um assunto já previamente falado por ambos.


Entretanto João foi morto e terminou assim a sua missão, enquanto Jesus ia começar a Sua pregação com o Seu primeiro milagre nas bodas de Caná.


Estes e muitos outros Conceitos, ainda que, pelo menos, muito aparentemente Inverosímeis, que possamos formar, não repugnam a ninguém nem entram em contradição com a Bíblia, mas até podemos achar muito naturalmente que alguma coisa se passou entre Jesus e João em ordem ao plano previamente ordenado pelo Pai para seu Filho Jesus

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem