Mão direita do Pai

 



Autor: John Nascimento


Na Liturgia da Palavra do último Domingo, Solenidade da Ascensão, S. Paulo diz o seguinte :


- Assim o mostra a eficácia da poderosa força que exerceu em Cristo, ao resuscitá-l’O dos mortos e ao sentá-l’O à Sua direita, lá no Céu. (Ef.1,19-20).


Mas na sua carta aos Colossenses S. Paulo escreveu ainda :


- Se, pois, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.(Col.3,1).


S. Paulo baseia-se no que Jesus disse no tribunal ao Sumo Sacerdote :


- Vereis um dia o Filho do Homem sentado à direita do Poder e vindo sobre as nuvens do céu. (Mt. 26,64).


Isto simplesmente significa que Jesus afirmou que era Deus.


Diz o Catecismo da Igreja Católica :


663. - A parir de agora, Cristo está sentado à direita do Pai : "Por direita do Pai entendemos a glória e a honra da divindade, em cujo seio Aquele que, antes de todos os séculos, existia como Filho de Deus, como Deus e consubstancial ao Pai, tomou assento corporalmente desde que encarnou e o seu corpo foi glorificado" (S. João Damasceno, A Fé Ortodoxa IV,2:PG 94.1104D).


664 . – Sentar-se à direita do Pai significa a inauguração do Reino messiânico, cumprimento da visão do profeta Daniel a respeito do Filho do Homem : «Foi-Lhe entregue o domínio, a majestade e a realeza, e todos os povos, nações e línguas O serviram. O seu domínio é um domínio eterno, que não passará jamais, e a sua realeza não será destruída».(Dan.7,14). A partir deste momento, os Apóstolos tornaram-se as testemunhas do «Reino que não terá fim».


Jesus guardou esta afirmação para o momento mais solene e significativo do cumprimento da Sua missão, perante o Sinédrio quando Lhe disseram :


- Intimo-Te por Deus vivo que nos digas se és o Cristo, o Filho de Deus.(Mt.26,63).


Jesus respondeu com a afirmação mais forte que se podia usar :


- Tu o disseste. (Mt.26,64).


Por esta resposta de Jesus Ele manifestou claramente que estava à direita do Pai, que era Deus como o Pai. E por isso acrescentou :


- Vereis um dia o Filho do homem sentado à direita do Poder e vindo sobre as nuvens do céu. (Mt.26,64).


E foi sobretudo esta afirmação que fez com que eles rasgassem as suas vestes e exclamassem :


- Blasfemou ! (Mt.26,65).


O Sumo Sacerdote perguntara a Jesus se ele era o Messias e Jesus respondeu-lhe com as palavras da visão de Daniel, revelando o sentido do título de "Filho do Homem", que a Si mesmo se impusera :


- Contemplando sempre a visão nocturna, vi aproximar-se, sobre as nuvens do céu, um ser semelhante a um filho do homem; avançou até ao ancião, diante do qual o conduziam. (Dan. 7,13).


Para o Sinédrio isto significava que Jesus era o Messias esperado, e Lucas também assim o entendeu, considerando que o reinado messiânico não era deste mundo e que, portanto, o império de César nada tinha a temer d'Ele, por isso disse :


- Nada encontro de culpável neste Homem. (Lc. 23,4).


O Sinédrio compreendeu que Jesus, sentado à direita do Poder tinha tido parte na administração da Criação.


Estava assim bem justificada, para o Sinédrio, a condenação de Jesus à morte.


Estar sentado à direita de um grande Senhor é estar no lugar de mais honra e dignidade, provavelmente porque a maioria das pessoas tem a mão direita como a mais importante e válida para os serviços habituais, mas na visão de Daniel significa uma situação de perfeita igualdade entre o Pai e o Filho, porque diz que foram colocados dois tronos. (Dan. 7,9).


A Igreja usa esta expressão mão direita do Pai, tanto no Credo dos Apóstolos como no de Niceia, e afirma a igualdade do Pai e do Filho e, portanto a mesma divindade.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem