Mas afinal, o que é um protestante?

 



1) O protestante, é o resultado final de uma revolta iniciada em 1517, com vários hereges, como: Lutero, Calvino, Knox, Wesley etc. O protestante é filho de várias doutrinas que surgiram 1500 anos depois da era Apostólica.


2) O protestante é aquele que protesta contra a Igreja Católica, usa a Bíblia, porém, não possui nenhuma autoridade superior, infalível, para declarar que uma palavra tem tal sentido, e exprime tal verdade.


3) O protestante tem sua fé alicerçada na emoção. A religião, para o protestante, resume-se em um estado de espírito agradável, em uma sensação que forçosamente um dia irá passar. O protestante toma uma experiência emocional por uma revelação, e um estado emocional pela graça de Deus. A fé edificada sobre a emoção não é fé verdadeira, mas mera busca de recompensa rápida, tão pouco profunda e ineficiente.


4) O protestante gosta de apoiar-se em ameaças de castigos e de fim de mundo, usando trechos da Bíblia. Acredita ter uma iluminação "direta" do Espírito Santo, sem intermediários, ou seja, sem a Igreja. No fundo, cada protestante se julga juiz da Bíblia.


5) O protestante se afirma salvo, porém, crê em um "Jesus" diferente, sendo que o "Jesus" dos Batistas parece ser diferente do "Jesus" dos Metodistas , que parece ser diferente do "Jesus " dos Adventistas, que também parece ser diferente das demais igrejas protestantes. São mais de 20.000 denominações pregando vários "Jesuses" diferentes, um do outro.


6) O protestante adota uma interpretação particular da Bíblia como única norma de vida. Seu texto se converte em arma de ataque e de defesa frente a estranhos. Costuma Memorizar "versículos-chave" para tanto. Não se preocupa muito com o contexto das citações e nem com a verdade histórica de suas afirmações.


7) O protestante costuma desenvolver uma mentalidade de natureza fundamentalista. Seu fervor religioso nasce como reação a um mundo complexo e hostil que ameaça certos princípios qualificados como "intocáveis". Exclui o uso da razão de sua compreensão bíblica e cai facilmente na irracionalidade total. Sua argumentação frequentemente espelha medo e incerteza, desconhecendo o diálogo lógico e racional.


8) O protestante vive num ambiente de "supostos fiéis do povo escolhido". Segundo tal, o mundo os persegue porque somente eles têm permanecido fiéis ao que Deus quer. Isto provoca uma profunda suspeita frente ao mundo. Cria a idéia de que a salvação dos homens será possível apenas dentro dos estreitos limites das igrejas protestantes.


9) Os líderes fazem o possível para ocupar todo o tempo livre dos membros. Abarrota-lhes de reuniões, serviços, estudos e outras atividades que fazem com que a vida diária do adepto gire em torno das "supostas igrejas". Costumam proibir categoricamente qualquer contato com culturas diferentes, avanço científico, literatura ou programas que não estão explicitamente escritos na Bíblia.


10) Sem exceção, ditam um código moral estreito que afetam todos os aspectos da vida de seus membros, a forma de vestir, a abstinência da dança, da música (não evangélica) etc. Tudo isso serve para separar do mundo os membros, dar-lhes uma identidade externa inconfundível, criar neles uma mentalidade de superioridade moral e reforçar em suas mentes a legitimidade da determinada "igreja protestante".


11) Os líderes criam uma forte expectativa em seus membros quanto ao fim do mundo e a segunda vinda de Cristo. Esta postura de milenarismo ou adventismo resulta em um fanatismo dificilmente compreensível para aqueles que não compartilham da visão do fim iminente.


12) Certas igrejas protestantes obrigam seus membros a uma ação direta de proselitismo de porta em porta, pelas ruas, etc... Distribuindo mensagens como forma de ganhar novos adeptos e de fortalecer a convicção dos membros. Freqüentemente controlam os resultados do proselitismo de forma pública dentro da comunidade, o que serve de pressão aos membros menos inclinados a estar molestando estranhos com suas crenças particulares.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem