Multiplicação de igrejas protestantes

 


Via internet, PR (Revista Pergunte e Responderemos) recebeu da reportagem de Xico Sá e Cláudia Trevisan a seguinte notícia:


"ABRIR UMA IGREJA CUSTA APENAS R$ 30,00 Sociedades consideradas sem fins lucrativos, templos se multiplicam e movimentam sem pagar impostos.


Com uma taxa de apenas R$ 30 (em média) e mais um sócio, qualquer pessoa pode abrir em três dias uma micro-igreja evangélica e fazer as suas pregações "em nome do Senhor'. De posse do registro, obtido junto a um cartório de títulos, a igreja passa a ter o privilégio da isenção do pagamento de impostos, como o IR (Imposto de Renda) e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A igreja pode comercializar, sem pagar tributos, mercadorias de caráter religioso, bíblias, camisetas, brindes, fitas de vídeo etc. Está livre também de imposto sobre o que arrecada com o dízimo, a contribuição dos fiéis. Além do benefício da isenção, as micro-igrejas, na condição de sociedades civis sem fins lucrativos, podem se candidatar a receber verbas públicas, como as destinadas a programas assistenciais.


Rumo ao sucesso


Esse caminho, por onde começou há 18 anos o bispo Edir Macedo com a sua Igreja Universal, é trilhado por milhares de novos pastores em ritmo frenético. Somente em São Paulo, segundo estimativa de associações de evangélicos, devem existir 180 tipos de pequenas igrejas. A grande maioria possui um só templo, é de linha pentecostal e está situada em bairros da periferia. No Rio, um estudo feito pelo sociólogo Jorge Luiz Domingues revela que, no início dos anos 80, surgiam 3,5 novas igrejas a cada semana. No fim dessa década e início dos anos 90, esse ritmo subiu para 5,4 igrejas por semana.


As dissidências, ou cismas, são diárias no mundo dos pastores e bispos, fenômenos que produz a multiplicação de templos. Como a Igreja Evangélica de Pinheiros (zona oeste de São Paulo), que "rachou" e fez nascer recentemente a Igreja Evangélica de Pinheiros de Tatu[ - cidade localizada a 135 km a oeste da Capital. Os templos surgem das mais variadas formas, e alguns têm duração efêmera. E o caso, por exemplo, de "O Homem que viu Jesus Cristo no Cinema", igreja que funcionou na região do ABC paulista até dois anos atrás. A igreja foi criada por um empolgado espectador de um filme sobre a vida de Cristo. Entidades evangélicas crêem que "O Homem..." não exista mais.


Normalmente vinculadas a promessas de cura de doenças e soluções de crises financeiras e sentimentais, centenas de microigrejas surgem com nomes curiosos. No Rio, existe o "Pronto Socorro de Jesus" e também "A Última Embarcação para Cristo". São Paulo tem "Espada de Dois Gumes", "Prepara-te" e "Deus Opera Maravilhas", entre outras.


Assessoria

Na cidade de São Paulo é possível encontrar escritórios especializados na orientação, montagem e legalização de pequenas igrejas evangélicas. O advogado Glauco Guerra também ajuda clientes interessados em legalizar o funcionamento de uma igreja. Ele cuida da parte burocrática, que termina com o registro do templo como sociedade...


`Qualquer cidadão pode, em apenas três dias, ter a sua igreja instalada dentro da lei', disse. O advogado alerta para o risco que correm aqueles que abrem um templo sem registro legal: `Montar uma igreja sem o registro pode levar a um processo por charlatanismo, além de não permitir o uso das vantagens fiscais"'.


Tais notícias fazem pensar...

Dom Estêvão Bettencourt O.S.B.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem