O Anjo Rafael e a acusação de Magia no Livro de Tobias

 


Fonte: Tradicional Catholics Apologetics

Tradução: Rogério Hirota


"O anjo [Rafael Tobias 6:16] então disse-lhe: Abre-o, e guarda o coração, o fel e o fígado, que servirão para remédios muito eficazes. Ele assim o fez.Entretanto, Tobias interrogou o anjo: Azarias, meu irmão, peço-te que me digas qual é a virtude curativa dessas partes do peixe que me mandaste guardar. O anjo respondeu-lhe: Se puseres um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará toda espécie de mau espírito, tanto do homem como da mulher, e impedirá que ele volte de novo a eles.[...] Na primeira noite, queimarás o fígado do peixe, e será posto em fuga o demônio.Na segunda noite, serás admitido na sociedade dos santos patriarcas." Tobias 6: 5,7-8,19-20


A idéia de se colocar o coração de um peixe sob o fogo de forma que a fumaça levantada e dirigiria os demônios para longe do possesso, à primeira vista para uma pessoa inculta, isto pode parecer realmente como " magia ". Mas deixe-nos examinar de perto esta acusação de" Magia ".


Primeiramente, eu pergunto se para Deus é agradavel dar poder a um pedaço de coração de peixe contra aqueles espíritos demoníacos, quem é que vai criticar esta ação?


As vezes Deus emprega o uso de alguns remédios que tem na qual, naturalmente, um efeito diferente; Por exemplo é quando Cristo põe o barro nos olhos do homem cego para que fosse curado. ( João. Ix. ) As coisas na qual o anjo Raphael ordenou é salutar porque são ordens de Deus.


Ele não podia agir diretamente sobre um espírito: Mas podia agir pelo problema alguem. Assim como Saul foi aliviado pela música, a fumaça foi o sinal da expulsão dos demonios e da eficácia de oração ; ou ainda se preferir pensar, Deus submete os espíritos orgulhosos usando de fracos elementos.


E também o uso da " Fumaça para expulsar um mal não é estranho para o povo Judeu e está em coerência com a palavra de Deus. Num estudo do Antigo Testamento, os Judeus pensavam que a fumaça do incenso, os teria purificado da praga ( Num. 16: 17s).





Quem tem o direito criticar as ações de Deus, ou sua escolha de como ele deseja curar? Nós não lemos no Livro de Marcos [ 7:31-37] que Cristo usou de seu " Cuspe " para soltar a língua de um surdo-mudo


A palavra inspirada de Deus está muito clara nos assuntos de divindades, magia e feitiçaria, nós como seguidores do verdadeiro Deus somos firmemente advertido em não ter parte com tais atividades ( Lev. 19:3,26 ; Lev. 20:6,27; Deut. 18 9-14 ; Eze. 13:23) .


A Igreja Católica Apostolica Romana é a Igreja da unica Santa Verdade sustentada por Deus, fundada por Cristo sobre a rocha, Pedro, e da qual sempre tomou a frente no combate ao inimigo e condenando as más ações.


As vezes, como homens, é dificil se distinguir (mas não impossivel) com nosso julgamento humano entre o atos milagrosos de Deus e os " sinais e prodigios " de Satanas. Isso é verificado muitas vezes no Novo Testamento com as contas numerosas dos Judeus incapazes de distinguir os milagres Cristo como de Deus e não de Satanás.


" Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor; mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos. " Isaias 55: 8-9


A Sagrada Escritura nos mostra que é o ÚNICO DEUS que tem a autoridade determinar que é condenado por " Magia " , somente através de Sua aprovação ou Desaprovação que nós podemos fazer a nosso julgamento.


Existem muitos formas de " Magia " usadas no Antigo Testamento no livro de Ezequiel nós lemos como Nabucodonozor, o rei de Babilônia, usava algumas forma de " jogar na sorte " para receber "divina" revelação e orientação de seus deuses pagãos.


" Porque o rei de Babilônia se detém na encruzilhada do caminho, à frente dos dois caminhos, para consultar a sorte: ele agita as flechas, interroga os ídolos domésticos, examina o fígado das vítimas." Ezequiel 21:21





Nós ainda encontramos a prática da "Cleromancia" ( Tirar a sorte ) que esteve divinamente aprovado e uma atividade unânime entre os sacerdotes Judaicos (Num. 27:21) .


As Sagradas Escrituras se referem a " Urim " e " Thummin " quando cita estas atividades Judaica . A função de " Urim " e " Thummin" era prover através da divina inspiração o " Sim " ou " Não " para responder às questões.


Foi desta forma, com " lançamento o da sorte " que determinou-se as divisões da terra ( Num. 26:55-56), também se determinaram a aprovação divina dos candidatos para altos cargos como Rei ( I Sam. 10:20-21) , Sacerdotes ( I Cro. 24: 5) , e eram usados para determinar a culpas individuais (Num.5: 15-30 ; Jo.7: 14-15) em certos casos.


Então nós percebemos que, embora ambos os casos, estão " lançando a sorte " ali existe uma clara diferença entre eles. A forma Babilônica foi condenada como " Magia " pagã . Aquela forma utilizada pelos sacerdotes Judeus foi uma atitude divinamente aprovada. É essencial a aprovação divina que os identifica como um bom e o outro mal.


Outro exemplo bom deste ponto está dentro do livro do Exodo, é o caso de Aarão:


" Senhor disse a Moisés e a Aarão: “Se o faraó vos pedir um prodígio, tu dirás a Aarão: toma tua vara e joga-a diante do faraó; ela se tornará uma serpente”. Tendo Moisés e Aarão chegado à presença do faraó, fizeram o que o Senhor tinha ordenado. Aarão jogou sua vara diante do rei e de sua gente, e ela se tornou uma serpente. Mas o faraó, mandando vir os sábios, os encantadores e os mágicos, estes fizeram o mesmo com os seus encantamentos: jogaram cada um suas varas, que se transformaram em serpentes. Mas a vara de Aarão engoliu as deles." Exodo 7: 8-12


Mais uma vez nós encontramos dois casos distintamente similares mas contudo diferentes" Milagres " . A primeira constitui a ação miraculosa de Deus sob o mensageiro Aarão e a segunda constitui as ações dos magos pagãos Egípcios.


Novamente nós encontramos a divina aprovação e a força que realizou um VERDADEIRO milagre e um outro que nada mais foi do que uma truque da "Magia" pagã.


Quando Moises anunciou as pragas que iam cair sobre o Egito, os magos egípcios tiveram amplo tempo para preparar uma imitação. Em nenhum caso eles foram capaz de desfazer o que os trabalhadores hebreus fizeram; eles não restauraram a pureza das aguas do rio Nilo, nem mandaram para longe as rãs, piolhos, e gafanhotos, só que eles aumentaram o mal em cada caso, ou aparentemente tentaram isso e assim faraó não esperou mais qualquer coisa deles.


Quando veio a última praga eles não conseguiram imitar e nem ousaram aumentar sendo assim obrigados a reconhecer o " Dedo de Deus. ". Os "Magos" egpícios imaginaram Moises e Aarão como membros de sua propria profissão , possuindo um pouco mais de conhecimentos secretos, e o Faraó aparentemente pensou o mesmo. Mas foi atraves do milagre dos furúnculos que apareceu e atacou o "Mago " egpcios que realmente convenceu o Faraó.


A Bíblia nos ensina que nós não podemos colocar restrições sobre Deus ou a Sua vontade divina.


A Sagrada Escritura chama a prática de " Astrologia " ou a arte de determinar o futuro pelo estudo das estrelas como " O caminho do pagão " ( Jer.10: 2) mas contudo é atraves da posição das estrelas para que Deus envia a mensagem gloriosa do local do nascimento de seu Filho aos três Magos.


"Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo." Mateus 2:1-2


Nota do autor do Site Exsurge Domini


Gostaria apenas de completar este artigo com 3 exemplos dos apostolos na qual este os Apostolos lançaram na sorte a escolha do apostolo que tomaria o lugar de Judas, um exemplo que não é um tipo de adivinhação contra as Lei de Deus:


Atos 1,24-26 "E oraram nestes termos: Ó Senhor, que conheces os corações de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste para tomar neste ministério e apostolado o lugar de Judas que se transviou, para ir para o seu próprio lugar. Deitaram sorte e caiu a sorte em Matias, que foi incorporado aos onze apóstolos."


E Deus fazia milagres através dos apostolos por panos, lenços que tocaram o corpo deles e ate mesmo suas sombras.


Atos 19,11-12 "Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos; e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos."


Atos 5,12-15 "Enquanto isso, realizavam-se entre o povo pelas mãos dos apóstolos muitos milagres e prodígios. Reuniam-se eles todos unânimes no pórtico de Salomão.Dos outros ninguém ousava juntar-se a eles, mas o povo lhes tributava grandes louvores. Cada vez mais aumentava a multidão dos homens e mulheres que acreditavam no Senhor. De maneira que traziam os doentes para as ruas e punham-nos em leitos e macas, a fim de que, quando Pedro passasse, ao menos a sua sombra cobrisse alguns deles."


Rogério Hirota

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem