O Concílio de Jerusalém e a Autoridade da Igreja

 


Autor: Rogerio Hirota


© Escrito em 03-Julho-2003


Muitas pessoas que não professam a fé católica duvidam da autoridade da Igreja e principalmente nossos irmãos separados protestantes. Estes os quais designam como única autoridade de fé, a Bíblia.


O fato é que existem muitas passagens biblicas afirmando que a Igreja não só vive de escritos, mas também da necessidade de Concilios e de uma Palavra final, daquela voz convicta digna de quem recebeu de Deus o poder de por o fim em discussões referêntes a fé e a moral cristã.


Um exemplo claro é o Concilio de Jerusalém descrito em Atos dos Apóstolos capitulo 15, tema que vamos abranger neste artigo.


Jesus quando veio nos deixou seu Ensino Sagrado e também a sua chave a Pedro sabendo que muitas pessoas semeariam o joio em meio ao trigo , semeariam a duvida e deturpariam a doutrina com heresias e por isso mesmo desde os primordios do cristianismo os apostolos ja enfrentavam as heresias como a dos judaizantes e Gnosticos.


Atos 20,29-30 " Sei que depois da minha partida se introduzirão entre vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho. Mesmo dentre vós surgirão homens que hão de proferir doutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos. "


I Timoteo 1,3-4 "Devias permanecer em Éfeso para impedir que certas pessoas andassem a ensinar doutrinas extravagantes, e a preocupar-se com fábulas e genealogias. Essas coisas, em vez de promoverem a obra de Deus, que se baseia na fé, só servem para ocasionar disputas. "


II Timoteo 4,3-4 " Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. "


A primeira heresia conhecida como dos judaizantes aparece no livro dos Atos dos Apostolos entre os judeus que alegam a necessidade da circuncisão aos gentios convertidos ao cristianismo (Gen.17,10), fazendo-os tornar primeiro judeus e depois cristãos, baseando nas Palavras da Sagrada Escritura.


Atos 15,1 " Alguns homens, descendo da Judéia, puseram-se a ensinar aos irmãos o seguinte: Se não vos circuncidais, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos. "


Atos 15,5 " Mas levantaram-se alguns que antes de ter abraçado a fé eram da seita dos fariseus, dizendo que era necessário circuncidar os pagãos e impor-lhes a observância da Lei de Moisés. "


Paulo e Barnabé vendo que a heresia causava tumulto sobre a doutrina da Igreja buscou aos Apostolos para definir a regra de fé do cristão e manter a ordem e a unidade na Igreja (cf. Atos 15,2), acontece assim o Concilio de Jerusalém.


Atos 15,6 " Reuniram-se os apóstolos e os anciãos para tratar desta questão. "


Como vemos, mesmo os apostolos que receberam a doutrina diretamente de Jesus e Paulo homem cheio do Espirito Santo e pregador da Palavra (cf. Ef.6,19-20, Col. 1,23 , I Tim 2,7) não tiveram a resposta imediata para a questão e levantou-se uma grande discussao como vemos em Atos 15:7. A partir disto nos cabe uma pequena reflexão:


Será que a Bíblia que como diz João em seu Evangelho (cf. Jo 20, 30-31 e Jo 21,25) não contêm tudo que disse e fez Jesus pode ser considerada a Unica Autoridade em Materia de fé e Moral Cristã, a Voz final nas questoes doutrinarias da Igreja?


Pode ser a Biblia a unica autoridade se mesmo para os apostolos que escutaram todo o ensinamento a viva voz, foi ainda necessario um Concilio e um conselho entre os que estavam a frente da Igreja para se chegar a uma definição?


Porque que Paulo mesmo cheio do Espirito Santo e constituido por Jesus pregador e ministro da Palavra, não buscou a resposta sozinho, mais antes foi escutar o que dizia a Igreja num conselho formado por homens ?


Se a Biblia pode ser a Unica Fonte de Fé, e nela está contida a Palavra de Deus, porque os Apostolos não sabiam a resposta imediata para tal questão se escutaram a Palavra diretamente de Jesus e tinham conhecimento das Escrituras? Até mesmo Paulo mostra-se em suas Epistolas grande conhecedor da Sagrada Escritura citando por varias vezes versiculos do Antigo Testamento.


Os irmãos protestantes sempre alegam , que a não circuncisão está explicita na Bíblia pelo fato de termos uma Nova Aliança em Jesus, mas como chegar a tal conclusão antes do Concilio de Jerusalém?


Para o povo judeu, da qual fazia parte também os Apostolos, deixar a circuncisão era também ir contra a Escritura, a ordem de Deus para seu povo. Como alguem poderia analisar a vontade de Deus para tal questao se Jesus não veio mudar a lei e sim aperfeiçoar, quem poderia dar o discernimento, senão a Igreja? Lembrando que Jesus mesmo é circuncisado em Lc 2,22-40.


Mateus 5,17. Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.


Por isso se hoje sabemos que não mais é necessario ao Cristão circuncidar e deixar de lado muitas das Leis Mosaicas é devido a este Concilio que definiu e firmou a doutrina da Igreja, e é deste modo também que Paulo tem suas duvidas ( cf. Atos 15,2) encerradas e vai dizer em Romanos que a Letra mata mas o Espirito vivifica, na certeza de manter-se na Unidade da doutrina apostolica. Veja a firmeza e autoridade em que Paulo vai depois falar sobre este assunto, mostrando que a Igreja não tem mais duvidas :


Romanos 2,26 Se, portanto, o incircunciso observa os preceitos da lei, não será ele considerado como circunciso, apesar de sua incircuncisão?


Romanos 2,28 Não é verdadeiro judeu o que o é exteriormente, nem verdadeira circuncisão a que aparece exteriormente na carne.


Romanos 2,29 Mas é judeu o que o é interiormente, e verdadeira circuncisão é a do coração, segundo o espírito da lei, e não segundo a letra.


Obs. Leia os capitulos 2 e 3 de Romanos para adentrar melhor nos ensinos de Paulo sobre a circuncisão.


Assim também é hoje, muitas interpretações acerca à Sagrada Escritura se levantam dia após dia, tentam causar tumulto na doutrina da Igreja que ao longo dos seus 2000 anos firma seus ensinamentos e busca nos Concilios manter a ordem na doutrina apostolica.


Nessa certeza Jesus vai dizer sobre aqueles que se levantam contra a Igreja em Mateus:


Mateus 18,15-17 Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão.Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, DIZE-O A IGREJA. E SE RECUSAR OUVIR TAMBEM A IGREJA, seja ele para ti como um pagão e um publicano.


Ou seja, a Igreja tem a voz final, quem não a escuta se torna um pagão, como a Igreja pode dizer algo, ter esta autoridade que mostra Jesus dentro da mentalidade dos Protestantes, se para os mesmos a Igreja é somente a união de varias pessoas sem unidade doutrinaria, somente a fé em Cristo?


Dentro do protestantismo não tem como ter um consenso com cada seita vivendo uma doutrina diferente, vivendo um ensinamento cristão diferente, pensamentos diferentes não pode ter uma Voz Unica para definir as regras para fé e moral.


Ate mesmo as grandes seitas protestantes se dividiram mantendo-se firme a algumas doutrinas da original e criando outras para si, por isso mesmo existem muitas divisoes internas por exemplo, as varias igrejas batistas. Hoje em dia se contam mais de 20 ramos batistas, que em 1905 se uniram de maneira um tanto vaga na Liga Mundial Batista; são, entre outros, os batistas calvinistas, os batistas congregacionalistas, os batistas primitivos, os batistas do livre pensamento, os batistas dos seis princípios (porque aceitam como único fundamento da fé e da vida cristã os seis pontos mencionados em Hb 6,1s: arrependimento, fé, batismo, imposição das mãos, ressurreição dos mortos, juízo eterno), os batistas tunkers, os batistas campbellitas, os batizantes a si mesmos, os batistas abertos, os batistas fechados, os batistas do sétimo dia (observantes do sábado e não do domingo), etc.


A Igreja Católica é sem duvida a Igreja de Cristo, só basta analisar as Escrituras para ver possui todas as caractisticas descritas e pedida por Cristo. E agradecemos a Jesus por deixar a chave ao seu representante, aquele que mantem a ordem na autoridade de pastor chefe ( Jo 21,15-17), e que mesmo nas grandes discussões , quando este fala todos escutam , silenciam porque quando ele fala, não diz como homem, mais como a voz de Cristo a sua Igreja:


Atos 15,7-10-12 Ao fim da grande discussao PEDRO levantou-se e lhes disse:.....Porque provocais a Deus impondo um julgo que nem nossos pais e nem nós pudemos suportar? .... toda a assembleia o ouviu em silencio.


" Esta Igreja é Sagrada, a Única Igreja, a verdadeira Igreja, a Igreja Católica, combatendo como sempre o faz, contra todas as heresias. Ela pode combater, mais nunca será vencida. Todas as heresias são eliminadas dela, como as inuteis podas de um galho. Ela permanece firme em sua raiz, em seus galhos , em seu amor. As portas do inferno NÃO a conquistarão"


Santo Agostinho , Sermão aos Catecumenos, sobre o Credo, 6,14, 395 d.C.


© Livre para copia e difusão na integra e com menção do autor.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem