Quem tem a autoridade?

 


Fonte: El Baú del Tesoro Catolico

Autor: Bob Stanley

Tradução: Rogério Hirota


Autoridade, o que é ? O que significa?


Tem sua raiz na palavra 'autor', na qual significa criador ou originador. Vem do Latím 'auctoritas', o poder do criador para ordenar ou tomar decisões.


O dicionário o define como, "o poder que impõe leis, obediência, orderna, determina ou

julga". Também significa, "alguém que esta investido com este poder, especialmente um governo".


Assim estaa palavra pode ser aplicado tanto a uma forma de governo como a um individuo. O Senado tem a autoridade de fazer leis, a Corte Suprema tem a autoridade de interpretar essas leis, e o Presidente tem a autoridade de reforçar essas leis.


O que você supõe que aconteceria se não houvesse a autoridade?


Haveria uma anarquia, inquietude, caos, cada um "fazendo a sua" vontade. A Civilização como conhecemos desapareceria em pouco tempo. Veja a Albania. Nos dias da queda da autoridade, houve anarquia, com milhares de pessoas tratando de fugir para salvar suas vidas. As Escrituras nos recorda:


"Por falta de direção cai um povo; onde há muitos conselheiros, ali haverá salvação." Prov 11:14,24:6.


A autoridade vem do "Autor da Vida". Vem de DEUS, Rom 13:1. Toda sociedade vem de DEUS, Ele nos da o poder.


A Igreja Católica tem uma forma de governo chamado "Hierarquia". Como qualquer outra forma de governo, tem que ter "autoridade" para funcionar. A Igreja recebeu sua autoridade de seu fundador, Jesus Cristo.


1. "tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mt 16:18. Jesus construirá sua Igreja sobre a rocha firme. Ele será a "pedra angular" Salmo 118:22 e Ef 2:20-22, a fundação (pedra angular) 1Cor 3:11, e a 'rocha' 1Cor 10:4. As "portas do Inferno não prevalecerão contra ela", significa, Ele a defenderá por dentro e por fora, contra todas as adversidades, durante todo o tempo.


2. Os Apóstolos são a fundação, com Jesus Cristo como a "Pedra angular principal", Ef 2:20.


3. Jesus Cristo deu uma autoridade maior contra as disputas entre pessoas, inclusive quando existe duas ou mais testemunhas. Ele disse que apelariam a Igreja como a autoridade em Mt 18:17, "Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano (um coletor de impostos do Imperio Romano)" Aqui Cristo deu a grande autoridade a Sua Igreja.


4. Paulo repreende àqueles que negam em aceitar a autoridade dada a Igreja e adverte o que aconteceria em Rom 13:1-2:


"Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, PORQUE NÃO HÁ AUTORIDADE QUE NÃO VENHA DE DEUS; AS QUE EXISTEM FORAM INSTITUIDAS POR DEUS. ASSIM QUELE QUE RESISTE À AUTORIDADE, OPÔE-SE À ORDEM ESTABELECIDA POR DEUS; E OS QUE A ELA SE OPÕEM, ATRAEM SOBE SI A CONDENAÇÃO"


5. Jesus Cristo é a cabeça da Igreja que Ele mesmo fundou,la "Cabeça de Seu Corpo", Ef 1:22.

Isto é mais autoritativo que se pode alcançar.


6. Jesus Cristo afirmou claramente que Sua Igreja foi merecedora da autoridade que Ele concedeu. Se assegurou que Sua Igreja é sem mancha, "para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível." Ef 5:27. Ele garantiu que Sua Igresja é merecedora de ser chamada a "Casa de DEUS", e a "Coluna da Verdade",


"... quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade." 1Tm 3:15.


7. Jesus Cristo ama a Igreja que Ele fundou, Ef 5:29. E você?


8. DEUS afirmou que estará con Sua Igreja por toda eternidade, "Não te deixarei nem te abandonarei,"

Hb 13:5. Em Mt 28:20, Jesús disse, "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." Isto significa que Ele estará com Sua Igreja todos os dias em cada século até o fim do mundo. Qual Igreja foi a Sua Igreja quandos estes versículos foram emitidos? Qual Igreja tem 2000 anos e tem inicio na era apostolica?


DEUS concedeu autoridade a varias pessoas na Biblia. Ele simboliza esta transmissão de autoridade com a mudança do nome da persona. Alguns exemplos são:


1. DEUS mudou o nome de Abrão para Abraao quando Ele o fez "Pai de uma Multidão de Nações" em Gen 17:5.


2. DEUS mudou o nome de Sarai para Sara quando Ele a fez 'Mãe das Nações em Gen 17:15-16.


3. DEUS mudou o nome de Jacó para Israel, o nome da Nação Judaica, e ele passou a ser o primeiro Israelita em Gen 32:29


4. DEUS mudou o nome de Simão para Pedro quando o fez a cabeça de Sua Igreja em Mt. 16:18. DEUS deu a Pedro a autoridade, e mudou o seu nome para bem enfatiza-lo. Em Mt 16,19, Jesus Cristo deu a Pedro inclusive mais autoridade ainda. Ele deu a ele, nada mais que , as 'chaves do reino dos céus', e lhe disse " o que ligardes na terra será ligado no céu, e o que desligardes na terra será desligado nos céus." Muita autoridade foi dado a Simão agora Pedro, uma simples criatura de DEUS, nestes dois versículos.


5. existem mais de 50 versículos na Biblia que se referem a supremacia de Pedro sobre todos os Apóstolos no Novo Testamento. Quando os Apóstolos são chamados, Pedro é o primeiro em todos os casos, excepto em Gal 2:9. Em Mt 10:2, Pedro é inclusive chamado de 'primeiro'. Eis os nomes dos doze apóstolos: o PRIMEIRO, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão." Em Atos 15,7, Pedro diz, " Irmãos, vós sabeis que já há muito tempo Deus ME ESCOLHEU dentre vós, para que da minha boca os pagãos ouvissem a palavra do Evangelho e cressem." Pedro se refeiriu a sua supremaca, como DEUS havia dado em Mt 16:18-19. Em Lc 22:31-32, Jesús diz, " Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo;

32 mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos." Aqui Jesus ordena Pedro a confirmar seus irmãos, outro sinal clara de sua supremacia. Finalmente em Jo 21:15-17, é Pedro, e somente Pedro, a quem o Senhor ordena tres vezes a apacentar Suas ovelhas. Pedro foi o Apóstolo supremo. O bispo supremo de hoje, o bispo de Roma, é o Papa, o sucessor direto de Pedro em uma larga linha de Papas.


6. Jesus Cristo deu completa autoridade aos Apóstolos quando em Lc10:16, disse, "Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou." Nós escutamos Suas palavras através de Sua Igreja. Portanto estas palavras tem que aplicar-se a Igreja também, "o que rejeita a Minha Igreja, a Mim rejeita". Paulo reconhece a autoridade dada aos Apóstolos em 2Cor 10:8, "Ainda que eu me orgulhasse um pouco em demasia da autoridade que o Senhor nos deu, para vossa edificação e não para vossa ruína, não teria de que envergonhar-me."


7. Jesus deu a autoridade a outros 72 discípulos em Lc 10:1-12, e lhes dijsse que os enviava como

"cordeiros em meio dos lobos". Ele lhes disse que sacudissem o pó dos pés, das cidades que não os recebessem.


8. Temos ordens de obedecer nossos superiores (sacerdotes, bispos e o Papa) e submetemos a eles, porque eles "pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta", Hb 13:17.


9. DEUS colocou a outros em Sua Igreja também, "Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas." 1Cor 12:28.

Sua igreja tem tudo isso?



Sabendo , é claro, que os Apóstolos não viveriam para sempre, e que Sua Igreja continuaria até o 'fim do mundo ' (Mt 28:20), Jesus Cristo fez a provisão de transmitir a autoridade de geração em geração.


1. "Segundo a graça que Deus me deu, como sábio arquiteto lancei o fundamento, mas outro edifica sobre ele. Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo." 1Cor 3:10-11.


Assim é que haverão seguidores que construirão sobre a fundação.


2. "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça" Jo 15:16.


3. "Eu te deixei em Creta para acabares de organizar tudo e estabeleceres anciãos em cada cidade, de acordo com as normas que te tracei." Tito 1:5.


Paulo lhe ordena fazer novos sacerdotes.


4. "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus" Atos 20:28.


Aqui é dado aos bispos a autoridade pelo Espírito Santo de governar a Igreja que Jesus Cristo fundou. A tua igreja tem bispos que sejam sucessores dos apostolos?


5. "Agora eu vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para edificar e dar a herança com os santificados." Atos 20:32.


Passa a autoridade a seus heredeiros.


6. O Papa e os bispos são os sucessores legítimos dos Apóstolos. Se rejeitamos sua autoridade, então rejeitamos a Cristo.



É o Espírito Santo que guia e guarda a Igreja que Jesus Cristo fundou. Ele é a autoridade máxima

e final.


1. "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.

17 É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós." Jo 14:16-17,26, Jo 15:26,16:13.


O Espírito Santo habitará na Igreja que Jesus Cristo fundou e Ele estará com essa Igreja por todoo sempre.


Nem tudo será revelado a Igreja, mas a seu tempo, porque não poderíamos suportar-lo. Tudo será revelado com o tempo. Esta é a autorização para a Igreja de revelar as doutrinas como a Imaculada Conceição.


1. "Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora.Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão." Jo 16: 12-13


2. "Eu vos dei leite a beber, e não alimento sólido que ainda não podíeis suportar.....eu plantei ... mas só Deus, que faz crescer." 1Cor 3:1-15.


3. Ef 4:11-16, "A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo,até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo.Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores."


4. Fil 1:5-11, "...que iniciou em vós esta obra excelente lhe dará o acabamento até o dia de Jesus Cristo. Peço, na minha oração, que a vossa caridade se enriqueça cada vez mais de compreensão e critério, com que possais discernir o que é mais perfeito e vos torneis puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo."


Claramente DEUS nos está dizendo que o conhecimento aumentará com o tiempo.



Agora a resposta a importante pergunta, "Quem tem a autoridade?" Para poder ter uma só verdade, é necessario ter somente uma autoridade. A Igreja que Jesus Cristo fundou, foi a que recebeu a autoridade como se mostra neste artigo. Sua Igreja reune todos os requisitos das Escrituras dados neste texto? É possivel historicamente, fazer sua igreja retroceder até Cristo? Se não podes, então sua Igreja não possui a autoridade. Se sua Igreja não tem a autoridade, então porque está aí? A principal diferença entre a Igreja Católica e as outras igrejas, é que a Igreja Católica, e somente a Igreja Católica, tem a autoridade.

Escrito por Bob Stanley, Agosto 1997

Atualizado Abril 19, 2000

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem