Os Concílios da Igreja e a confusão protestante


 

Fonte:Exsurge Domini

Autor: Rogério Hirota

Hoje existem muitos sites que defendem a fé católica contra a deturpação da doutrina de Cristo, da doutrina Apostolica mas também existem muitos sites protestantes que visam principalmente levar as pessoas a negarem a Santa Igreja, contudo vemos que utilizam para tal mentiras, erros grotescos e contraditórios, falsos sincretismos entre o catolicismos e as falsas doutrinas como as religiões orientais.


Um dos erros mais comuns é atribuir a certos concilios decisões que nada tem a ver com a realidade, por exemplo, atribuir o dogma de Maria Theotókos (Mãe de Deus) ao II Concílio de Nicéia que se deu em 787 dC quando na verdade foi afirmada e definida como "excatedra" pelo Papa Celestino I em 431dC. Uma grande diferença de datas, principalmente quando se trata de analisar historicamente a Igreja deve-se ter um grande seriedade já que não se trata apenas da Igreja Católica mas de toda história eclesial e do cristianismo, uma vez que as diversas ramificações cristãs aparecem somente no século XVI com Lutero, antes disso o cristianismo era unico, guiada e protegida das heresias pela Igreja Católica assim como é hoje e será até o fim dos tempos (cf. Mt. 28,20; Jer. 3:15 , Jer. 23: 3-4 ).


Quanto mais conhecermos a historia sagrada da Igreja mais a amaremos e a serviremos. Disse certa vez o Papa Paulo VI:"Quem não ama a Igreja, não ama a Jesus Cristo", uma vez que a Igreja é seu corpo mistico.Para evitar que seja divulgado erros sobre a Igreja e seus Concílios tão importante ontem como é hoje, na preservação da verdade, nosso "depositum fidei", gostaria de relacionar neste artigo, os 21 Concílios Ecumênicos da Igreja com suas definições e decisões.


01- Concílio de NICÉIA I


Data: 20/05 a 25/07 de 325

Papa: Silvestre I (314-335)


Decisões Principais:


- A confissão de fé contra Ário: igualdade de natureza do Filho com o Pai. Jesus é " Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai"


- Fixação da data da Páscoa a ser celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera (hemisfério norte)


- Estabelecimento da ordem de dignidade dos Patriarcados: Roma, Alexandria, Antioquia, Jerusalém


02- Concílio de CONSTANTINOPLA I


Data: Maio a Junho de 381

Papa: Dâmaso I (366-384)


Decisões Principais:


- A confissão da divindade do Espirito Santo e a condenação do Macedonismo de Macedônio, patriarca de Constantinopla.


"Cremos no Espirito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai, que é adorado e glorificado com o Pai e Filho e que falou pelos profetas"


"Com o Pai e do Filho ele recebe a mesma adoração e a mesma glória" (DS 150)


- Condenação de todos os defensores do arianismo (de Ário) sob quaisquer das suas modalidades.


- A sede de Constantinopla ou Bizâncio ("segunda Roma"), recebeu uma preeminência sobre as sedes de Jerusalém, Alexandria e Antioquia.


03- Concílio de ÉFESO


Data: 22/06 a 17/07 de 431

Papa: Celestino I (422-432)


Decisões Principais:


- Cristo é uma só Pessoa e duas naturezas


- Definição do dogma da maternidade divina de Maria, contra Nestório, patriarca de Constantinopla, que foi deposto.


Maria é mãe de Deus - THEOTOKOS.


"Mãe de Deus não porque o Verbo de Deus tirou dela a sua natureza divina, mas porque é dela que Ele tem o corpo sagrado dotado de uma alma racional, unido ao qual, na sua pessoa, de siz que o verbo nasceu segundo a carne" (DS 251)


- Condenou o pelagianismo, de Pelágio, que negava os efeitos do pecado original.


- Condenou o messalianismo, que apregoava uma total apatia ou uma moral indiferentista


04- Concilio de CALCEDÔNIA


Data: 08/10 a 1º/11 de 451

Papa: Leão I, o Grande (440-461)


Decisões Principais:


- A afirmação das duas naturezas na única Pessoa de Cristo, contra o monofisismo de Êutiques de Constantinopla.


" Na linha dos Santos Padres, ensinamos unanimemente a confessar um só e mesmo Filho, Nosso Senhor Jesus cristo, o mesmo perfeito em divindade e perfeito em humanidade, o mesmo verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, composto de uma alma racional e de um corpo, consubstancial ao Pai segundo a divindade, consubstancial a nós segundo a humanidade, ´semelhante a nós em tudo com excessão do pecado´ (Hb 4,15): gerado do Pai antes de todos os séculos segundo a divindade e nesses ultimos dias, para nós e para a nossa salvação, nascido da Virgem Maria, Mãe de Deus segundo sua humanidade.


Um só e mesmo Cristo, Senhor, Filho Único que devemos reconhecer em duas naturezas, sem confusão, sem mudanças, sem divisão, sem separação. A diferença não é de modo algum suprimida pela sua união, mas antes as propriedades cada uma são salvaguardadas e reunidas em uma só pessoa e uma só hipostase." (DS 301-302)


- Condenação da simonia, dos casamentos mistos e das ordenações absolutas (realizadas sem que o novo clérigo tivesse determinada função pastoral).


05- Concílio de CONSTANTINOPLA II


Data: 05/05 a 02/07 de 553

Papa: Virgílio (537-555)


Decisões Principais:


- Condenação dos nestorianos Teodoro de Mopsuécia, Teodoro de Ciro e Ibas de Edessa (Três Capitulos).


"Não há senão uma única hipóstase (ou pessoa), que é Nosso Senhor Jesus Cristo, Um na Trindade ... Aquele que foi crucificado na carne, nosso Senhor Jesus Cristo, é verdadeiro Deus, Senhor da glória e Um na Santissíma Trindade". (DC 424)


"Toda a economia divina é obra comum das três pessoas divinas. Pois da mesma forma que a Trindade não tem senão uma única e mesma natureza, assim também não tem senão uma única e mesma operação". (DS 421)


"Um Deus e Pai do qual são todas as coisas, um Senhor Jesus Cristo para quem são todas as coisas, um Espirito Santo em quem são todas as coisas" (DS421)


06- Concilio de CONSTANTINOPLA III


Data: 07/11 DE 680 A 16/9 DE 681

Papa: Ágato (678-681) e Leão II (662-663)


Decisões Principais:


- Condenação do monotelitismo, heresia defendida pelo patriarca Sérgio de Constantinopla, que ensinava haver só a vontade divina em Cristo


Este Concilio ensinou que Cristo possui duas vontades e duas operações naturais, divinas e humanas, mas cooperantes, de sorte que o Verbo feito carne quis humanamente na obediencia a seu Pai tudo o que decidiu divinamente com o Pai e o Espirito Santo para nossa salvação (DS 556-559). A vontade humana de Cristo "segue a vontade divina, sem estar em resistência nem em oposição em relação a ela, mas antes sendo subordinada a esta vontade todo-poderosa" (DS 556; CIC 475).


07- Concílio de NICÉIA II


Data: 24/09 A 23/10 DE 787

Papa: Adriano I (772-795)


Decisões Principais:


- Contra os iconoclastas: há sentido e liceidade na veneração das imagens.


"Para proferir sucintamente a nossa profissão de fé, conservamos todas as tradições da Igreja, escritas e não escritas, que nos tem sido transmitidas sem alteração. Uma delas é a representação pictórica das imagens, que concorda com a pregação da historia evangelica, crendo que, de verdade, e não na aparência, o Verbo de Deus se fez homem, o que também é util e proveitoso, pois as coisas que se iluminam mutuamente tem sem duvida um significado recíproco" (DOC 111)


"Nós definimos com todo o rigor e cuidado que, à semelhança da representação da cruz preciosa e vivicante, assim as veneradas e sagradas imagens pintadas quer em mosaico, quer em qualquer outro material adaptado, devem ser expostas nas santas igrejas de Deus, nas alfaias sagradas, nos parametros sagrados, nas paredes e mesas, nas casas e nas ruas; sejam elas as imagens do Senhor Deus, dos santos anjos , de todos os santos e justos" (DS, 600-601)


08- Concilio de CONSTANTINOPLA IV


Data: 05/10 DE 869 A 28/02 DE 870

Papa: Nicolau I (858-867)


Decisões Principais:


- Extinção do cisma do patriarca de Constantinopla, Fóscio, que foi condenado.

- O culto das imagens foi confirmado


09- Concilio de LATRÃO I


Data: 18/03 A 06/04 DE 1123

Papa: Calixto II


Decisões Principais:


- Confirmação da Conrcordata de Worms, que assegurava à Igreja plena liberdade na escolha e ordenação dos seus bispos.

- Fortalecimento da disciplina eclesiástica.

- Confirmação do celibato sacerdotal.


10- Concilio de LATRÃO II


Data: Abril de 1139

Papa: Inocêncio II (1130-1143)


Decisões Principais:


- O cisma do antipapa Anacleto II

- Vetou o exercício da medicina e da advocacia pelo clero

- rejeitou a usura e o lucro


11- Concilio de LATRÃO III


Data: 05 a 19 de março de 1179

Papa: Alexandre III (1159-1181)


Decisões Principais:


- Fixação da necessidade de dois terços dos votos na eleição do Papa, ficando excluido qualquer recurso às autoridades leigas para dirimir duvidas do processo eleitoral.

- Rejeição do acúmulo de beneficios ou funções dentro da Igreja por parte de uma mesma pessoa.

- Recomendação da disciplina da Regra aos monges e cavaleiros regulares, que interferiam indevidamente no governo da Igreja.

- Condenação das heresias da época, de fundo dualista (catarismo) ou de pobreza mal entendida ( a Pattária, o movimento dos Pobres de Lião ou Valdenses).


12- Concilio de LATRÃO IV


Data: 11 a 30 de Novembro de 1215

Papa: Inocêncio III (1198-1216)


Decisões Principais:


- A condenação dos albigenes e valdenses

- Condenação dos erros de Joaquim de Fiore, que pregava o fim do mundo para breve, apoiando em falsa exegese bíblica

- Declaração da existencia dos demonios como sendo anjos bons que abusando do seu livre arbitrio pecando;


" Com efeito, o Diabo e outros demonios foram por Deus criados bons em sua natureza,mas se tornaram maus por sua própria iniciativa" (DS 800)


- A realização de mais uma cruzada para libertar o Santo Sepulcro de Cristo, em Jerusalém, que se achava nas mãos dos mulçumanos.

- A profissão de fé na Eucaristia, tendo sido então usada a palavra "transubstanciação".

A obrigação da confissão e comunhão anuais

- Fixou normas sobre a disciplina e a Liturgia da Igreja


13- Concilio de LYON I


Data: 28/06 a 17/07 de 1245

Papa: Inocêncio IV (1243-1254)


Decisões Principais:


- Excomunhão e deposição do imperador Frederico II da Alemanha.


14- Concílio de LYON II


Data: 07/05 a 17/07 de 1274

Papa: Gregório X (1271-1276)


Decisões Principais:


- procedimento referentes ao conclave,e leição do Papa em recinto fechado.

- união da Igreja Latina com a Igreja grega (Constantinopla).


15- Concílio de VIENA - FRANÇA


Data: 16/10 de 1311 a 06/05 de 1312

Papa: Clemente V (1305-1314)


Decisões Principais:


- Supressão da Ordem dos Templários;

- Contra o modo de viver a pobreza dos franciscanos, chamados "Espirituais", que adotavam idéias heréticas sobre a pobreza;

- Condenação do franciscano Pedro Olivi, que admitiu não ser humano elementos intermediários entre a alma e o corpo.


16- Concilio de CONSTANÇA


Data: 05/11 de 1414 a 22/04 de 1418

Papa: situação de vários antipapas


Decisões Principais:


Resignação do Papa romano, Gregorio XII (1415-1415)

- deposição do anti-Papa , João XXIII (1410-1415) em 29/05/1417

- deposição do anti-Papa avinhense, Benedito XIII (1305-1378);

- Condenação da doutrina de João Hus, João Wiclef e Jeronimo de Praga, precursores de Lutero

- Decreto relativo a periodicidade dos Concilios

- Rejeição do conciliarismo (prevalencia da autoridade dos concilios sobre o Papa).


17- Concilio de BASILÉIA-FERRARA-FLORENÇA


Data:

em Basiléia de 23/07/1431 a 07/05/1437

em Ferrara de 18/09/1437 a 01/01/1438

em Florença de 16/07/1439 a ?

em Roma a partir de 25/04/1442


Papa: Eugênio IV (1431-1447)


Decisões Principais:


"O Espirito Santo tem sua essencia e seu ser subsistente ao mesmo tempo do Pai e do Filho e procede eternamente de Ambos como de um só Principio e por uma unica expiração ... E uma vez que tudo que o que é do Pai, o Pai mesmo o deu ao seu Filho Único ao gerá-lo, excetuando o seu ser de Pai, esta propria processão do Espirito Santo a partir do Filho, ele a tem eternamente de Seu Pai que o gerou eternamente" (DS 1300-1301)


"Tudo é uno [neles] lá onde não se encontra oposição de relação" (DS 1330)


"Por causa desta unidade o Pai esta inteiro no Filho, todo inteiro no Espirito Santo, O filho esta todo inteiro no Pai, todo inteiro no Espirito Santo, o Espirito Santo esta todo inteiro no Pai, todo inteiro no Filho"


"O Pai, o Filho e o Espirito Santo não são três principios das criaturas, mas um só em principio" (DS 1331)


18- Concilio de LATRÃO V


Data: 10/05/1512 a 16/03/1517

Papa: Papa Julio II (1503-1513) e leão X (1513-1521)


Decisões Principais:


- Contra o concilio sismático de Pisa (1511-1512)

- Decretos de reforma da formação do clero, sobre a pregação, etc.

- Condenou a Sanção de Bourges,declaração que favorecia a criação de uma Igreja Nacional da França,

- Assinatura de uma Concordata que regulamentava as relações entre a santa Sé e a França

- Condenação da tese segundo a qual a alma humana é mortal e uma só para toda a humanidade, de Pietro Pomponazzi

- Exigência do Imprimatur para os livros que versassem sobre a fé ou teologia.


19- Concilio de TRENTO


Data: 13/12/1545 a 04/12/1563 (em tres periodos)

Papa: Paulo II (1534-1549); Julio III (1550-1555) e Pio IV (1559-1565)


Decisões Principais:


- Contra a Reforma de Lutero

- Doutrina sobre a Escritura e a Tradição: reafirmação do Canôn das Sagradas Escrituras e declarou a Vulgata isenta de erros teologicos

- doutrina do pecado original, justificação, os sacramentos e a missa, a veneração e invocação dos santos, Eucaristia, purgatorio, indulgencias, etc.

- Decretos de Reforma


"Quando Deus toca o coração do homem pela iluminação do Espirito Santo, o homem não é insensivel a tal inspiração que pode também rejeitar, e no entanto, ele não pode tampouco, sem a graça divina, chegar, pela vontade à livre justiça diante dele" (DS 1525)


"Tendo recebido de Cristo o poder de conferir indulgências já nos tempos antiquissimos usou a Igreja desse poder, que divinamente lhe fora doado ..." (DS 1935).


Na Sessão VI, cânon 30, afirmou:


"Se alguém disser que a todo pecador penitente que recebeu a graça da justificação, é de tal modo perdoada a ofensa e abolida a abrigação à pena eterna, que não lhe fica obrigaçao alguma de pena temporal a pagar, seja neste mundo ou no outro, purgatorio, antes que lhe possam ser abertas as portas para o reino dos céus - seja excomungado" (DS 1580,1689,1693)


"A Igreja ensina e ordena que o uso das indulgencias particularmente salutar ao povo cristão e aprovado pela autoridade dos santos concilios, seja conservado na Igreja e fere com o anátema aos que afirmam serem inuteis as indulgencias e negam à Igreja o poder de as conceder" (Decreto sobre as Indulgencias).


"Fieis à doutrina das Sagradas Escrituras, às tradições apostolicas ... e ao sentimento unânime dos padres, professamos que os sacramentos da nova lei foram todos instituidos por Nosso Senhor Jesus Cristo" (DS 1600-1601)


"No Santissimo Sacramento da Eucaristia, estão contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente, O Corpo e o sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e por conseguinte, o Cristo todo" (DS 1651)


20- Concilio VATICANO I


Data: 08/12/1869 a 18/07/1870

Papa: Pio IX (1846-1878)


Decisões Principais:


- Constituição dogmática Deis Filius, sobre a fé catolica

- Constituição dogmatica Pastor Aeternus sobre o primado e a infalibilidade do Papa quando se pronuncia "ex catedra", em assuntos de fé e de Moral.

- Questões doutrinárias


"Este unico e verdadeiro Deus, por sua bondade e por sua virtude onipotente, não para adquirir nova felicidade ou para aumenta-la, mas a fim de manifestar a sua perfeição pelos bens que prodigaliza às criaturas, com vontade plenamente livre, criou simultaneamente no inicio do tempo ambas as criaturas do nada: a espiritual e a corporal" (DS 3002)


"O mundo foi criado para a gloria de Deus" (DS 3025)


"A criação também não é uma emanação necessária da substância divina" (DS 3023-3024). "Deus cria livremente do nada" (DS 3025)


"Deus conserva e governa com sua providência tudo que criou, ela se estende com vigor de um extremo ao outro e governa o universo com suavidade (Sb 8,1).(DS 3003).


"A Santa Igreja, nossa mãe, sustenta e ensina que Deus, principio e fim de todas as coisas, pode ser conhecido com certeza pela luz natural da razão humana a partir das coisas criadas" (DS 3004)


21 - Concilio VATICANO II


Data: 11/10/1962 A 07/12/1965

Papa: João XXIII (1958-1963) e Paulo VI (1963-1978)


Decisões Principais:


"Procuremos apresentar aos homens de nosso tempo, integra e pura, a verdade de Deus de tal maneira que eles a possam compreeender e a ela espontaneamente assentir. Pois somos Pastores..." (Joãp XXIII aos padres conciliares, na homilia de abertura do concilio).


Sobre a importancia do Concilio Vaticano II, disse o Papa João Paulo II, em 15/10/1995:


" Na historia dos Concilios, ele reveste uma fisionomia muito singular. Nos Concilios precedentes, com efeito, o tema e a ocasião da celebração tinham sido dados por particulares problemas doutrinais ou pastorais. O Concilio Vaticano II quis ser um momento de reflexão global da Igreja sobre si mesma e sobre as suas relações com o mundo. A essa reflexão impelia a necessidade de uma felicidade cada vez maior ao seu Senhor. Mas o impulso vinha também das grandes do mundo contemporâneo, que , como 'sinais dos tempos', exigiam ser decifrados à luz da Palavra de Deus. Foi mérito de João XXIII não só ter convocado o Concilio, mas também ter-lhe dado o tom da esperança tomando as distancias dos 'profetas de desventura' e confirmando a propria e indômita confiança na ação de Deus.


Graças ao sopro do Espirito Santo, o Concilio lançou as bases de uma nova primavera na Igreja. Elenão marcou a ruptura com o passado, mas soube valorizar o patrimônio da inteira tradição eclesial, para orientar os fieis na resposta aos desafios de nossa época.


À distancia de trinta anos, é mais do que nunca necessário retornar àquele momento de graça. Como pedi na carta Apostolica Tertio Milennio Adveniente (n.36) entre os pontos de um irrenunciavel exame de consciência, que deve envolver todos so componentes da Igreja, não pode deixar de haver a pergunta: quanto da mensagem conciliar passou para a vida, as intituições e o estilo da Igreja?


Já no Sinodo dos Bispos em 1985 [sobre o Concilio] foi posto um análogo interrogativo. Ele continua valido ainda hoje e obriga antes de mais a reler o Concilio, para dele recolher integralmente as indicações e assimilar o seu espirito ... A historia testemunha que os Concilios tiveram necessidade de tempo para produzir os seus frutos. Contudo, muito depende de nós, com a ajuda da graça de Deus" (L´Observatore Romano, 15/10/95)


Documentos promulgados:


01- Constituição Dogmática sobre a Igreja (lumen gentium)

02- Constituição Dogmática sobre a revelação divina (Dei Verbum)

03- Constituição Pastoral sobre a Igreja e o mundo de hoje (gaudiun et Spes)

04- Constituição Dogmática sobre a Sagrada Liturgia (Sacrosanctum Concilium)

05- Decreto sobre o Ecumenismo (Unitatis Redintegratio)

06- Decreto sobre as Igrejas Orientais (Orientalium Ecclesiarum)

07- Decreto sobre a Atividade Missionária da Igreja (Ad Gentes)

08- Decreto sobre o Munus Pastoral dos Bispos na Igreja (Christus Dominus)

09- Decreto sobre o Ministerio e a Vida dos Presbiteros (Presbyterorum Ordinis)

10- Decreto sobre a Atualização dos Religiosos (Perfectae Caritatis)

11- Decreto sobre a Formação sacerdotal (Optatam Totius)

12- Decreto sobre o Apostolado dos Leigos (Apostolicam Actuositatem)

13- Decreto sobre os Meios de Comunicação Social (Inter Mirifica)

14- Declaração sobre a educação Cristã (Gravissimum Educationis)

15- Declaração sobre a Liberdade Religiosa (Dignitates Humanae)

16- Declaraçaão sobre as Relações da Igreja com as Religões não-Cristãs (Nostra Aetate)


Fonte: Escola da Fé - Sagrado Magisterio- Ed. Cleofas 2001- pg. 98-111 - prof. Felipe Aquino


© Livre para cópia e difusão na integra e com menção do autor

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem