Pela Sagrada Escritura não nos consta quem fundou a Igreja de Roma.
Uma tradição antiquíssima fala de S. Pedro.
O Cristianismo chegou muito cedo à capital do Império.
No tempo em que Paulo escreve (ano 50), a Igreja romana já estava muito florescente :
- Em primevo lugar, dou graças ao meu Deus, por Jesus Cristo, a respeito de vós, porque a vossa fé é conhecida em todo o mundo. (Rom. 1,8).
Mais ainda : no ano 49-50, esta Igreja já era bem conhecida nos meios romanos, pois um grupo de judeus-cristãos foi expulso por decreto do imperador Cláudio :
- Encontrou ali um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália[...] porque um édito de Cláudio ordenara que todos os judeus se afastassem de Roma.(Act.l8,2).
Tal decreto deixou de vigorar no ano 54 e muitos dos perseguidos voltaram à capital.
Paulo, nas suas viagens apostólicas conhecera alguns deles.
Por isso, se lhes dirige agora como a amigos :
- Saudai Prisca e Áquila (...) Saudai igualmente a Igreja que se reúne em sua casa.(...) Saudai Andrónico e Júnia...(Rom.16,3-6).
Sendo a Igreja de Roma fundada por judeus-cristãos emigrados da Terra Santa - entre os quais estava o Apóstolo Pedro, ao tempo em que Paulo escrevera, já a maioria da comunidade era constituída por elementos vindos da gentilidade, como se pode deduzir :
- E digo-vos a vós, os gentios: Enquanto eu for Apóstolo dos gentios, honrarei o meu ministério. (Rom. 11,13).
Uma minoria, porém, era judaico-cristã .
A coexistência destes dois grupos, na mesma comunidade, era assunto delicado que exigia tacto e caridade.
Havia, então, duas grandes correntes na Igreja :
* A dos Judeus convertidos ao cristianismo, que queriam continuar a circuncidar-se e a observar a Lei de Moisés.
Chefiava este grupo Tiago de Jerusalém :
- Alguns que tinham nascido da Judeia ensinavam aos irmãos : "Se não vos circuncidardes de harmonia com o uso herdado de Moisés, não podeis ser salvos. (Act. 15,).
* A dos cristãos convertidos do paganismo, chefiados pelo Apóstolo Paulo, que julgavam inútil e até minimizante para a obra de Cristo, a observância dos preceitos mosaicos. Os choques entre os dois pontos de vista eram frequentes nas Igrejas cristãs :
- Mas, quando Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe frente a frente. Antes de chegarem alguns homens da parte de Tiago, ele comia juntamente com os gentios; mas quando eles chegaram, retraiu-se e separou-se deles, com receio dos da circuncisão. (Gal.2,11-12).
Isto podia acontecer também em Roma de um momento para o outro.
Por isso, toda a Carta aos Romanos foi um tratado a afirmar a tese dos cristãos convertidos do paganismo.
A justificação vem-nos pela fé em Cristo e não pelas obras da Lei. (Difusora Bíblica).
Isto vem a propósito do Evangelho do 3º Domingo da Páscoa – C que vamos celebrar no próximo Domingo, 25 de Abril de 2004, e que nos leva a uma profunda reflexão sobre Igreja Católica Romana que havia de se estabelecer a seu tempo no Vaticano.
John Nascimento
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