Os Quatro Evangelhos

 



Autor: John Nascimento


Por esta palavra Evangelho podemos entender o seguinte :


1. - Uma parte da Liturgia da Palavra da Missa, que é lida pelo celebrante ou outro sacerdote e que se chama O Evangelho da Missa.


2. - Uma das quatro versões escritas pelos Evangelistas.


3. - Os factos mais significativos da missão e dos ensinamentos de Jesus Cristo.


O Evangelho, ou a Boa Nova, nas suas quatro versões, não pretende ser uma biografia de Jesus, porque então, seria muito incompleta.


Pretende apenas apresentar os factos mais significativos da vida e dos ensinamentos de Jesus, desde o seu nascimento à morte, e depois a sua glorificação e a fundação da Igreja.


Porquê quatro Evangelhos ?


São quatro como podiam ser mais ou menos.


Houve apenas quatro pessoas que se deram ao trabalho de deixar para a posteridade os acontecimentos extraordinários de que foram testemunhas ou do que lhes foi ensinado pela primeira pregação apostólica.


No tempo de Jesus não havia ainda a imprensa que pudesse tomar a seu cargo a divulgação dos acontecimentos da vida de Jesus e dos seus ensinamentos, de modo que os Evangelhos, como aliás toda a Escritura, começaram por ser orais, isto é, andavam de boca em boca, até que apareceram os que os escreveram.


Depois continuaram a ser copiados e recopiados até ao aparecimento da imprensa, que lhes deu então maior publicidade até aos nossos dias.


Presentemente não existe nenhum dos originais de qualquer documento da Escritura, mesmo dos Evangelhos; o que temos, são apenas cópias, com os seus defeitos humanos, mas com a autenticidade dos factos.


Cada um dos autores dos quatro Evangelhos, escreveu com a sua mentalidade e sensibilidade próprias, pelo que a mesma história aparece com alguns pormenores específicos, ou contados em ordem cronológica diferente.


Mas se os pusermos em paralelo, encontramos uma unidade de pensamento e de doutrina dentro de uma diversidade de personalidades.


Todavia, os três primeiros Evangelhos, os chamados Sinópticos, estão em grande paralelismo.


Apenas o quarto Evangelho foi escrito num estilo diferente.


Os Evangelhos são um convite de Deus ao homem, para que O conheça, O ame e O procure.


Assim nos diz o Catecismo da Igreja Católica no seu Prólogo :


2. - Para que este convite se fizesse ouvir por toda a Terra, Cristo enviou os Apóstolos que escolhera, dando-lhes o mandato de anunciar o Evangelho: "Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos prescrevi. E olhai que Eu estou convosco todos os dias até ao fim do mundo" (Mt. 28/19-20)....


E o Concílio Vaticano II através da Constituição Dogmática, sobre a Revelação Divina Dei Verbum diz :


- Por isso. Cristo Senhor, em quem toda a revelação do Deus altíssimo se consuma (cf.2 Cor. 1/20; 3/16-46), mandou aos Apóstolos que pregassem a todos, como fonte de vida a verdade salutar e de toda a disciplina de costumes, o Evangelho prometido antes pelos profetas e por Ele cumprido e promulgado pessoalmente, comunicando-lhes assim os dons divinos.(DV 7).(cf.CIC 75).


Os Evangelhos são um conjunto de três etapas :


1- A vida e os ensinamentos de Jesus.


2- A tradição oral.


3- Os Evangelhos escritos.


Naturalmente, muitas coisas da vida de Jesus, especialmente da sua vida oculta em Nazaré, não foram escritas, exactamente porque Jesus vivia oculto na sua vida familiar, ignorado por toda agente e só depois da sua pregação e dos seus milagres começou a ser conhecido.


Mas certamente o que mais nos interessa saber é o que Cristo fez por nós e o que deixou à sua Igreja para nós.


Por isso o Catecismo da Igreja Católica diz :


2419. - A Igreja recebe do Evangelho a revelação plena da verdade do homem . Quando cumpre a sua missão de anunciar o Evangelho, a Igreja atesta ao homem, em nome de Cristo, a sua dignidade própria e a sua vocação à comunhão das pessoas e ensina-lhes as exigências da justiça e da paz, conformes à sabedoria divina.


E para descanso e garantia de toda a Igreja, Cristo prometeu que estaria com ela até ao fim do mundo e, portanto, a Igreja Católica só acabará com o fim do mundo que ninguém, por mais contas e cálculos que faça, consegue saber quando é.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem