Posso mudar de religião?


 

Fonte: Para dar razón de nuestra Esperanza, sepa defender su Fe

Autor: Pe. Paulo Dierckx e Pe. Miguel Jordá

Tradução: Rogério Hirota


Outro dia um irmão protestante me disse: «Por que não vem a nosso culto e muda de religião como aquele sacerdote católico que se tornou pregador do Evangelho?» Eu o contestei: «Meu amigo mudar de religião seria para mim um pecado maior. Mas me diga, perguntei, como se chama esse sacerdote que era católico e que mudou de religião? Onde vive ? E onde que aconteceu isso?». Não soube o que me dizer. O meu irmão protestante não sabia como se chamava o sacerdote, nem onde vivia... mas logo me disse que tinha um cassete gravado com seu testemunho.


Bem, disse-lhe, qualquer pessoa pode dizer e gravar o que quiser para semear duvidas, mas este assunto parece mentira, e não esqueçamos que «Deus odeia os mentirosos» (Prov. 6, 17). E supondo que seja verdade que algum sacerdote católico foi infiel a sua vocação, essa não é uma razão para que eu mude de religião , pelo contrário . Jesus tinha Doze apóstolos e um deles o traiu, mas não é por isso que vamos abandonar Jesus e a Igreja que Ele fundou.


1. Por que não posso mudar de Igreja?


Primeiro, a religião não é como a política: hoje pertenço a um partido e amanhã não me contento e mudo para outro. A religião tampouco é como mudar de camisa. A religião é algo que merece muito respeito.


Alem disso a religião católica, da qual sou membro, existe desde o tempo de Jesus Cristo até hoje e é a única Igreja fundada por Ele sobre o apóstolo Pedro e seus legítimos sucessores (Mt.16,13-19). E também Jesus disse claramente: «Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos». E o Senhor Jesus não mente!


Agora vejamos, a religião protestante da linha pentecostal começou nos primórdios do ano de 1906 nos Estados Unidos, como um movimento de renovação dentro dos metodistas e aos pouco foi se extendendo por todos os países da América Latina.


Desde aquela data até hoje esta prática da divisão tem sido como o que distingue os pentecostais. Alguns dizem hoje que já são quase 300 as igrejas evangélicas (protestantes) distintas na América Latina.


Eu confesso que tenho muito respeito pelo movimento pentecostal e até creio que pode chegar a ser um caminho de santidade. Mas é impossível mudar de religião somente por esta razão já que estou plenamente convencido de que a Igreja Católica é a única fundada por Jesus Cristo sobre Pedro e portanto, a única verdadeira.


Um argumento que deveria estar sempre a flor dos labios de todos os católicos é esta: Jesus fundou a Igreja Católica sobre Pedro: «Tú és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja» (Mt.16, 18). Daqui então se deduz que todas as Igrejas que são edificadas sobre outra base, alicerce que não seja Pedro está expresamente contra a vontade de Cristo. Esta é a verdade que glosa este verso:


Junto ao mar da Galiléia

O Senhor disse a Simão

tú estarás ao leme

da Santa Madre Igreja.


- Onde estavam, por exemplo, os evangélicos protestantes nos anos 100, 500, 1000 até o século XVI?

- Onde estavam quando São Jerônimo traduziu a Vulgata?

- Onde estavam no tempo das grandes perseguições romanas em que tantos cristãos morreram por Cristo?


Se para os evangélicos protestantes a Igreja começa com Lutero.


- Como se salvavam então durante a lacuna temporal entre o nascimento de Jesus até o século XVI?

- O que aconteceu durante estes 15 séculos de vida da Igreja?

- Com este lapso como fica e pode se cumprir a promessa de Jesus «Eu estarei conosco Todos os Dias».


Os evangélicos protestantes apareceram na historia somente a partir de 1517, portanto não possuem nem a história e nem o tesouro da Tradição cristã que nós temos. Tampouco possuem testemunhos de quase um milhão de mártires que deram a vida por Cristo e que nós católicos temos como uma grande dádiva de Deus.


E tem mais:


- Dentro da Igreja Católica Deus comunica seu Espírito Santo e todos seus carismas e dons espirituais. - Dentro desta Igreja encontro a verdadeira adoração ao único e verdadeiro Deus.

- A Igreja Católica comunica-me com seus sacramentos, que são sinais sagrados pelos quais Cristo mesmo me santifica.

- E é sobretudo a Igreja Católica que me oferece o Pão de vida na Eucaristía ou Santa Missa. «Eu sou o Pão da vida que desceu do céu, disse Jesus, e quem não come do Corpo do Filho do Homem e não bebe seu Sangue, não tem vida». (João 6, 51, 53).


A verdade é que existe muitas coisas que Cristo deixou na Igreja e que eu não as encontro nas igrejas Protestantes e que, reitero, somente as encontro na Igreja Católica.


2. A questão da bebida


Muito bem, a vezes os irmãos convidam a mudar de religião pela questão da bebida. Querem dar a impressão de que nós católicos somos todos uns bebedos, beberrões. Que grande injustiça e que grande calunia ! Chamam para mudar de religião para «não beber máais» como se a religião católica fosse uma religião de bêbados! Isto é uma grande falta de caridade e de justiça. E ainda que as vezes existam pessoas que tenham deixado a bebida ao se tornar evangélicos protestante, isso não significa que nossa religião seja uma religião de bêbados.


Nos últimos tempos e em alguns lugares, muitos católicos por diversas razões tem passado para o lado dos irmãos protestantes. Mas eu digo aos católicos: Não desanimem. «Não temais, pequeno rebanho» porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino. (Lc. 12, 32)


Na história da Igreja Católica, uma historia de 2000 anos, houve épocas em que quase todos abandonaram a verdadeira fé. Por exemplo no ano 356 se introduziu a heresia do arianismo entre os crentes e quase todos, até bispos e sacerdotes, abandonaram a Igreja. Tempo depois acabou o arianismo e voltaram outra vez a Igreja Católica. Acontecerá de novo hoje?


No ano de 1200 apareceram na Europa os cátaros e os valdenses, homens muito piedosos e espiritualistas, pregavam outra religião e dava a impressão que iam acabar com todos os católicos. Logo terminou o fervor destes grupos e hoje em dia ninguém mais fala deles. Mas a Igreja Católica continua. No ano de 1517 Lutero e Calvino protestaram contra a Igreja Católica. Formaram igrejas separadas, as igrejas protestantes, que despois com o tempo se dividiram em milhares igrejas. Hoje em dia muitas destas igrejas se sentem envergonhadas de tantas divisões, porque sabem muito bem que Jesús quer ver todos os seus seguidores unidos como uma só familia. As divisões das igrejas é a grande tentação de todos os tempos. E se olharmos hoje é o mesmo Espírito Santo quem suscita desejos de unidade no interior de todas as Igrejas.


3. Os falsos profetas


Ja no tempo de São Palo, se introduziam falsos profetas que entregavam ensinamentos mentirosos: : «Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento.» (1 Cor.1, 10). «Estou admirado de que tão depressa passeis daquele que vos chamou à graça de Cristo para um evangelho diferente.De fato, não há dois (evangelhos): há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo.Mas, ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema. Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!» (Gal.1, 6-9).


O mesmo escreve São Paulo em sua carta aos Corintios contra os falsos apóstolos (2 Cor. 11,1-15). Alguns tem se desviado e se perdido em discussões inúteis. Querem ser mestres de religião, mas não entendem nem o que eles mesmos dizem, nem o que pretenden ensinar con tanta segurança. (1 Timot. 1, 4-7 e 6. 3-5).


Também o apóstolo Pedro adverte contra os que ensinam mentiras: «Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado. Movidos por cobiça, eles vos hão de explorar por palavras cheias de astúcia. » (2 Pedr. 2, 1-3).


4. Pregar o Evangelho «a minha maneira»


Queridos amigos: estes textos eu não os invento estão escritos na Biblia. E igual como nos outros tempos havia grupos de cristãos que pregavam o Evangelho a sua maneira, assim não devemos nos assustar que hoje também apareçam grupos que preguem e expliquem o Evangelho a sua maneira. Não desanimem, não se deizem enganar, não aceitem meias verdades que é o mesmo que uma mentira. Sempre existiu a tentação de abandonar a Igreja Católica e formar novas igrejas. Sempre que existe problemas, crise no seio da Igreja produz-se divisões.


É o mesmo que uma familia. Suponhamos que um dia tudo ande mau em casa, que o papai e mamãe não se entendam, discutam. Não é por isso os filhos devam sair da casa, mas que, com prudência e carinho, pedir que os pais se corrijam e se amem.


Seria un pecado maior sair da Igreja Católica para formar outra iglesia. Cada um tem que dizer sua propria «mea culpa» pela responsabilidade que cabe na marcha da Igreja.


Ainda que todos abandonem a Igreja Católica, eu seguirei sendo membro desta Igreja de Cristo. Não esqueçamos que no final da vida de Jesus quase todos o abandonaram. E hoje mais que nunca aquelas palavras de Jesus tem vigência: E vocês também querem me abandonar? Ao pé da cruz de Jesús estavam somente sua Mãe María, o apóstolo João e algumas mulheres (João 19, 25-27) Onde estavam os outros discípulos?


E quando Jesus falou a seus discípulos sobre comer seu Corpo e beber seu Sangue (João 6, 56) muitos discípulos lhe disseram: «Isto é muito duro! Quem o pode admitir?» ( Jo. 6, 60) E muitos o abandonaram. Logo Jesus perguntou a seus Doze apóstolos: «Quereis vós também retirar-vos?» (João 6, 67).


Queridos irmãos católicos, depois de tudo, falei com muito amor, mas com um amor que busca a verdade. Não tenho nenhuma intenção de ofender a ninguem. E termino recordando que mesmo que tenha coisas muito respeitáveis nas religioes protestantes, o Concilio Vaticano nos diz que somente na Igreja Católica está a plenitude da doutrina de Cristo e a plenitude deos meios de salvação deixados por Cristo a sua Igreja. E se alguém ainda estiver com duvidas sobre alguma parte deste artigo, converse com qualquer sacerdote, religioso ou leigo bem formado. Somente a verdade nos fará livres». (Jo. 8, 32).


Qual foi o objetivo primordial do Concilio Vaticano?


O objetivo primordial do Concilio Vaticano foi promover a restauração da unidade entre todos os cristãos. Porque sendo uma a Igreja fundada por Cristo, muitas são, sem embargo, as denominações cristãs que se apresentam aos homens como herança de Jesus Cristo. E naturalmente esta divisão, além de contradizer abertamente a vontade de Cristo, é um escândalo para o mundo e danifica a pregação do Evangelho a todos os homens.


O que é o Ecumenismo?


O Ecumenismo é um movimento que se ordena em favorecer e fomentar a unidade dos cristãos na qual, superados pouco a pouco os obstáculos que impedem a perfeita comunhão eclesial, todos os cristãos congreguem em uma única celebração da Eucaristía, na orden da unidade que Cristo deu a sua Igreja desde o principio e que cremos subsiste indefectivelmente na Igreja Católica. O verdadeiro ecumenismo não pode se dar sem uma conversão interior. Temos que implorar esta graça do Espírito Santo e orar para que chegue o dia da perfeita unidade tão desejada e querida por Jesus.


Deus quer que avancemos na plena unidade. Aquela mesma unidade que Jesus pediu em sua oração sacerdotal: «Que todos sejam um como Tú, Pai, estás em mim e Eu em Ti» Jo 17, 21.


Observação: Ecumenismo não quer dizer sincretismo, ou seja, sincretizar ou adaptar doutrinas a fé católica para que se possa conviver com pessoas de outras fé evangelicas.


Questionario


Qual é a única Igreja fundada por Jesus Cristo?

Sobre quem foi fundada a Igreja Católica?

Quem são os principais ´fundadores´ das religiões ´modernas´?

Jesus autorizou alguém fora Pedro para que fundasse alguma igreja?

Posso viver a fé «da minha maneira»?

Posso mudar de religião?


Fonte: Catholic.net

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem