Pregação em Damasco

 


Autor: John Nascimento


Segundo os Actos dos Apóstolos, Paulo, logo depois da sua conversão, começou a pregar em Damasco :


- “Depois de se ter alimentado, voltaram-lhe as forças e passou alguns dias com os discípulos, em Damasco. Começou então, imediatamente, a proclamar nas sinagogas que Jesus era o filho de Deus”.(Act.9.19-20).


As pessoas que o ouviam e sabiam que ele tinha sido um perseguidor, estavam estupefactas, mas Paulo cada vez estava mais entusiasmado e com mais energia de modo que confundia os judeus de Damasco, demonstrando-lhes que Jesus era o Messias.


E foi tal o impacto que, depois de algum tempo, os judeus combinaram matá-lo.


Mas Paulo foi avisado e então, os seus discípulos avisaram-no :


- “Então os seus discípulos, tomando-o de noite, fzeram-no descer pela muralha abaixo, dentro duma cesta”.(Act.9,25).


Então Paulo foi para Jerusalém para se reunir com os discípulos, mas nem eles queriam acreditar que ele fosse um convertido, porque sabiam como ele preseguia os cristãos.


Barnabé, então tomou-o consigo e explicou aos outros o que se tinha passado com a conversão de Paulo.


Então os discípulos aceitaram-no e Paulo ficou com eles em Jerusalém, confessando afoitamente o nome do Senhor.


Entretanto morre Herodes Agripa e a palavra de Deus crescia e multiplicava-se e Barnabé e Saulo, depois de terem cumprido a sua missão regressaram de Jerusalém, levando consigo João Marcos e foram para Antioquia.


Não é fácil harmonizar as datas e a informação de quando e para onde foi Paulo depois da sua conversão.


Na verdade ele mesmo explicou para onde foi depois da sua conversão na carta que escreveu aos Gálatas em que depois de contar a história das sua conversão, diz :


-“...nem voltei a Jerusalém para ir ter com os que foram Apóstolos antes de mim, mas parti para a Arábia e voltei outra vez a Damasco”.(Gal.1,17).


Depois ainda, Paulo conta que esteve no 1º Concílio de Jerusalém (Act. cap. XV) e na sua carta aos Gálatas conta essa viagem a Jerusalém catorze anos depois, com Barnabé para o chamado Concílio de Jerusalém, onde se discutiu e clarificou a controvérsia sobre a obrigação de observar a lei de Moisés sobre a circuncisão.


O êxito de Paulo entre os pagãos, tornou a pôr em carne viva o problema fundamental da Igreja Apostólica : devem os pagãos observar a Lei mosaica, isto é, as prescrições que encontramos no Pentateuco, particularmente no Levítico e no Deuteronómio ?


Os cristãos de língua e tendência hebraica, que predominam em Jerusalém, afirmam que sim; os helenistas, cuja preponderância se verificava em Antioquia, negam.


Daqui, uma viva controvérsia.


Paulo refere-se a ela na sua carta aos Gálatas, cap. I.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem