Quem é a "Mulher" da Biblia?


 

Autor: Claudio A Barca


Quem é a "Mulher" da Bíblia? (do Gênesis ao Apocalipse)


Na Bíblia encontramos inúmeras passagens que se referem a mais de um fato ou pessoa. Por exemplo, diversas profecias e episódios que se referiam a pessoas e fatos do AT, foram também aplicadas a Jesus, à pessoas e fatos do NT, conforme testemunha a própria Bíblia.


Assim, a "Mulher" citada no Apc 12, aplica-se também à Igreja. Mas, sem dúvida, refere-se àquela que "deu a luz um Filho (Jesus Cristo)" (vs 5) e que "fugiu para o deserto onde Deus lhe preparou um lugar" (vs 6 e 14). Ora quem é que deu a luz a Jesus Cristo e fugiu para o deserto do Egito, conforme Deus lhe ordenara, para fugir do "Dragão que aguardava que ela desse a luz para devorar seu filho" (vs 4)? Compare com Mt 2,13-15. Certamente, a "Mulher" de Apc 12 também se aplica a Igreja, mas é inegável que se refere diretamente a Maria, pois foi ela quem "deu a luz ao Filho" (vs 5).


Em Apc 12, a luta se trava entre a Mulher e o Dragão. Mas quem é esse Dragão? "É a primitiva serpente" (vs 9). Vemos nos vs 13 a 18 a luta entre a Mulher e a "primitiva" Serpente. Porque "primitiva" ? Porquê, obviamente, João está se referindo a passagem de Gn 3,15. Essa luta entre a Mulher e a "primitiva" Serpente de Apc 12 é a mesma luta entre a Mulher e a Serpente de Gn 3,15. Por isso João usa o termo "primitiva". Vejamos as analogias:


O que diz Gn 3,15? Diz: "Porei inimizade entre ti (a serpente) e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te pisará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar".


Ora, quem é que pisou a cabeça da serpente, senão o sangue de N.Sr. Jesus Cristo? E quem é a descendência da Mulher? A descendência da mulher que luta contra a serpente é Jesus Cristo e os cristãos, conforme explicado em Apc 12,17. Novamente João utiliza o mesmo termo usado no Gênesis: "Descendência da Mulher". Assim como usou a mesma idéia: A luta entre a descendência da mulher e a serpente. Portanto, ambas passagens falam da luta entre a Mulher e seus descendentes contra a serpente. E falam também da vitória da mulher e seus descendentes contra a serpente, pois "pisará a cabeça da serpente" (Gn 3,15) e "estes venceram-no por causa do sangue do Cordeiro e de seu eloquente testemunho" (Apc 12,11). Realmente, não há como negar que Gn 3,15 e Apc 12 referem-se ao mesmo fato.


Visto todas essas analogias, pergunta-se: Quem é essa "Mulher" tão especial que o primeiro e o último livro da Bíblia referem-se a sua participação ao relatarem a vitória de Deus sobre o demônio, obtendo a Salvação da Humanidade? Respondemos:


Sabe-se que essa "Mulher", do Apocalipse, deu a luz um Filho, que é Jesus Cristo (Apc 12,5). Ora, a única mulher que foi mãe de Jesus Cristo é Maria.


Sabe-se que tal "Mulher" fugiu para o deserto onde Deus lhe preparou refúgio para fugir do Dragão que queria devorar seu Filho. Ora quem fugiu para o Egito, conforme a ordem dada por Deus para fugir de Herodes que queria matar Jesus, logo após ter dado a luz, foi Maria.


Sabe-se que tal "Mulher" fugiu para o deserto durante 1260 dias (Apc 12,6), ou ainda, por 3 tempos e meio (Apc 12,14). Se considerarmos cada tempo sendo 1 ano (365 dias) teremos um período bem próximo dos 1260 dias indicados no vs 6. Ora quem fugiu para o Egito e ficou por lá durante, aproximadamente, 3 anos e meio, foi Maria, que partiu para o lugar de seu refúgio logo após o nascimento de Jesus, em 7 a.c., e retornou com a morte de Herodes (Mt 2,15.19-21) em abril de 4 a.c.


E sabe-se que essa mulher tem outros descendentes (filhos) que lutam contra a serpente (Apc 12,17). Pergunto: E Maria? Se é ela, então ela teve outros filhos?


É nesse momento que entra a chave que esclarece qualquer dúvida que ainda pudesse haver, apesar dos textos serem tão óbvios como já expliquei. Notemos que Jesus sempre chamou sua mãe de "Mulher". Porquê? Porque Jesus sempre a chamou de "Mulher" e nunca de "Mãe" ?


Porque Jesus sabia e queria que todos soubessem quem era a "Mulher" da Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse !!!


Esse tão insólito termo usado por Jesus para se referir a sua mãe, não tem outra explicação, a não ser para identificar, nas 2 passagens citadas, que a "Mulher" referida é (também a Igreja), mas antes de tudo, é a sua mãe Maria.


Mas e os outros descendentes? E os outros filhos dessa mulher? Maria teve outros filhos? Novamente é Jesus quem esclarece tudo: "João, eis aí sua Mãe. Mulher, eis aí o teu filho" (Jo 19, 26-27).


Jesus a chama novamente de "Mulher". E lhe dá por mãe de João, que era "o discípulo que Jesus amava". Ora, quem são os discípulos que Jesus ama senão os cristãos? Portanto, a sua Igreja. Dando-a como mãe

a João, Ele a dá a toda Igreja. Nós, os cristãos, somos os descendentes da mulher que lutamos contra a serpente.


Mais: Jesus entrega essa maternidade espiritual de Maria à Igreja (associando-a a "Mulher" citada em Gn e Apc), justamente no alto da Cruz (Jo 19,25-27), ou seja, no exato momento em que Jesus iria concretizar as palavras de Gn 3,15 e de Apc 12, isto é, a vitória definitiva sobre a Serpente. E assim, a Bíblia testemunha: "Em

seguida, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para se cumprir plenamente a escritura (...)" (Jo 19,28)


Tudo é muito claro e se interliga facilmente. Não há espaço para outras interpretações. As 2 passagens citadas são extremamente similares, e o fato de Jesus usar sempre o termo de "Mulher" ao se referir a sua mãe, não encontra outra explicação, a não ser para associá-la explicitamente as 2 "Mulheres" citadas no Gênesis e no Apocalipse.


As passagens não estão soltas, mas totalmente imersas na Historia da Salvação contada do Gênesis ao Apocalipse, realizada em Jesus, especialmente, no alto da Cruz Redentora: "João, eis aí sua Mãe. Mulher, eis aí o teu filho." (Jo 19,26s)


Que Deus nos abencoe


Claudio

Barca de Jesus

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem