Quem foram os Reis Magos?

 


Fonte: El Teologo Responde

Autor: Pe. Miguel Ángel Fuentes, I.V.E.

Tradução: Patricia Sotomayot Emery Nogueira


Pergunta


Abuso de sua amabilidade e te pergunto outra coisa: Quem foram os Reis Magos? E de onde foram tirados seus nomes (Belquior, Gaspar e Baltazar) se não aparecem nos Evangelhos?


Muito Obrigado por Tudo


J.M.R


Resposta


Estimado


O termo "magos" (magoi) que aparece em Mt 2,1 se refere ao que antiguidade se denominava "Sábio"; neste caso, foram homens sábios vindo do leste (Mt 2,1), que pode ser uma referência a Arábia, Mesopotamia ou algum lugar mais ao leste da Palestina. O fato de que foram guiados por uma estrela (2,2) sugere que foram direcionados pela astrologia ou pela ciencia da navegação e no calculo do tempo, por meio das configurações estrelares.


Isto se reforça com as investigações feitas por G. messina, segundo as quais, a palavra "mago", parece derivar-se de uma forma persa "maga", dom, que é a anunciação do sábio do Senhor (Magda) anunciada primeiramente a Zoroastro. E daqui também o chamar "mago" ou mogu" participantes do dom. Mago portanto, vem a ser discipulo de Zoroastro.


Parte de uma tribo de Média, assim chamada, os magos aparecem em sua primeira época, como uma casta sacerdotal de media e da Persia. Alem de se dedicar a estudo da sabedoria. Estrabon diz que eles eram "ciumentos observadores da justiça e da virtude" e Ciceron diz que são a classe de sabios e doutores da Persia.


Origenes foi quem propos primeiramente que fossem três magos, em razão de ser três os dons oferecidos a criança (cf. Mt 2, 11).


Antes do século VI, nenhum autor afirma expressamente que foram reis, salvo talvez Tertuliano que sugeriu de que se tratava de "quase reis" (“fere reges”: cf. Adv. Jud., 9 and Adv. Marc., III.13),e isto e popularizou por interpretar assim a referência do salmo 72,10 (os reis da terra se prostarão e oferecerão seus dons), e que parece estar implicita no relato de São Mateus. A arte os apresenta como reis, desde o seculo VIII enquanto que nas pinturas das catacumbas de Santa Priscila do começo do século II-IV, os apresenta somente como nobres persas.


O Novo Testamento se cala sobre seu numero e sua pretendida realiza. A partir do século VIII receberam nomes com algumas variações (os primeiros foram Bithisarea, Melchior y Gathaspa). Hoje são: Gaspar, Belquior e Baltazar, foi dado no século IX, pelo historiador Angelo , em sua obra “Pontificalis Ecclesiae Ravennatis”.Já na Idade Média foram inclusive venerados como santos e também a cena dos magos adorando ao menino Jesus se converteu no tema favorito da arte dos baixo relevos, miniaturas e vitrais.


Para una nueva consulta: teologoresponde@ive.org


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem