A Grande Apostasia. É certo dizer que a Igreja de Cristo em apostasia?

 


Fonte: defiende tu fé

Autor: Martin Zavala

Tradução: Rogério Hirota


Pergunta:


Srs. Missionários, vi a sua pagina diendetufe e os felicito pelo trabalho pois é de grande ajuda. Vocês poderiam me explicar porque algumas seitas religiosas dizem que a Igreja de Cristo se corrompeu e caiu em apostasia. Em que se baseiam e como podemos responde-los?


Resposta


Estimado irmão, claro que podemos ajudar e te envio a resposta.


Visão das seitas


Se alguem lhe perguntar : O que tem em comum os Mórmons, Testemunhas de Jeová, os seguidores da fé em Cristo Jesus, alguns grupos evangelicos e os Adventistas do Setimo dia? Sem duvida que a maioria não encontrará nenhuma afinidade entre eles, a não ser quando se trata de atacar a Igreja Catolica


Algo em comum é o fato de todos pensarem que de uma forma ou outra a Igreja que Cristo fundou se corrompeu e se apostatou da fé verdadeira. Com esta "bandeira" nas mãos querem então se justificarem. Em outras palavras, afirmam que a Igreja que Cristo estabeleceu apostou (caiu no erro) assim sendo cada uma destas seitas afirmam ser a verdadeira igreja restaurada, reformada e sem falhas.


Antes de analisarmos o porque disto ser um erro e uma falsidade das seitas, vejamo o que eles pensam neste aspecto:


" Nos ultimos dias de apostasia difundida, uma remanescente foi chamado a parte para guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus "


Adventistas do Setimo Dia


" Segundo o que cremos, esta Igreja foi destruida durante uma Grande Apostasia ocorrida aproximadamente entre 200 e 300 d.C."


Mórmons


" Vemos o cumprimento das profecias (apostasia) no mundo cristão de hoje em dia. É evidente que os grupos hereticos como a Igreja Catolica Romana (...) "


David W. Cloud Líder evangélico


Resposta Católica:


Para expor todos os ataques e supostas razões que os protestantes alegam seria necessario muitas telas. Todas as seitas dizem que a Igreja se acabou e que por isso eles fundaram uma melhor, mas vejamos o que ensina a Bíblia e a História para responder estas objeções e descobrir sua falsidade.


1- Segundo Nosso Senhor Jesus Cristo os Poderes do Inferno não podem prevalecer sobre sua Igreja


Podemos ler isto muito claramente no Evangelho Segundo São Mateus:


" E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno NÃO prevalecerão contra ela. "


Mateus 16:18


Se nossos irmãos protestantes e outras seitas crêem realmente na Palavra de Deus e no Poder de Jesus Cristo, então a Igreja inteira não pode cair em apostasia ou se corromper porque essa é uma Promessa de Jesus: Que nem os poderes do inferno a poderá vencer.


No Evangelho Segundo São Lucas podemos encontrar Jesus dizendo:


" Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos. "


Lucas 22: 31-32


Uma vez mais encontramos as Palavras e a promessa de que nem Satanás pode vencer a Igreja. Por acaso as seitas ja esqueceram que a Biblia afirma sobre a certeza do cumprimentos das Palavras de Jesus e sua aceitação:


" Aqueles que recebem a semente em terra boa escutam a palavra, acolhem-na e dão fruto, trinta, sessenta e cem por um. "


Marcos 4,20


Assim se realmente os protestantes crêem nas palavras de Jesus e a aceitam, ela mesma nos mostra claramente que a Igreja nunca se corromperá.


Por outra parte quando a Bíblia fala sobre a apostasia, nunca se refere a Igreja na totalidade e sim sobre membros dele que renegarão a fé e isso tem acontecido desde o principio.


" Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvistes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isto conhecemos que é a última hora. Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isto se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos. "


I Jo 2,18-19


2- A Igreja de Cristo durará até o fim dos tempos.


Uma razão a maispara confirmar isso, são as ultimas palavras que encontramos no Evangelho de São Mateus. É como o testamento de Jesus:


" (...) Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo."


Mateus 28,20


Se Nosso Senhor Jesus Cristo afirmou que estará todos os dias até o fim, então NÃO pode ser possivel o que afirmam as seitas que a Igreja acabou, o que chama de Igreja Primitiva.


Parecem ser pessoas que crêem em Cristo mais não crêem realmente em suas Palavras, nem em seu Poder. Dizer que a Igreja acabou é crer que Cristo não cumpriu sua Palavra de estar com Ela todos os dias.


3- Constantino NÃO corrompeu a Igreja, simplesmente deu a Liberdade de Culto


Uma das "armas de ataques" das seitas para justificar a apostasia é ensinar que Constantino fundou a Igreja Católica ao corromper o cristianismo original.


Se houve mesmo uma grande transformação foi o fortalecimento do Cristianismo com a "gradual"conversão do imperador e dos previlégios obtidos, é totalmente falso a acusação de que tenha havido uma corrupção e muito menos que Constantino tenha fundado uma Igreja.


Ele somente deu a "Liberdade de culto" a todos os Cristãos. A tolerancia religiosa que estabeleceu através do Edito de Milão no ano de 313 d.C. acabou com as perseguições aos cristãos.


Na realidade se crê que naquele tempo os cristão eram aproximadamente entre 5 a 10 % da população do império. Para Constantino, não havia motivos especiais de ver uma vantagem em manter a perseguição e foi batizado como cristão alguns dias antes de sua morte.


O Edito de Milao foi promulgado conjuntamente com Licinio que governava uma zona aonde o Cristianismo era numeroso e ele se manteve pagão. Somente deu a liberdade ao culto para os catolicos.


Neste trecho do Edito de Milão podemos ler:


" Quando eu, Constantino Augusto, e igualmente Licinio Augusto afortunadamente nos reunimos sobre Milão, considerando todo o pertinente do bem-estar e a segurança pública , e analizando entre outras coisas, vimos que seria para o bem de muitos , realizar as regularizações pertinentes sobre a reverência da Divindade que deve ser certamente prioritárias, para que possamos conceder aos Cristãos e a outros, completa autoridade para observar a religião que cada um escolheu , desde que independente de onde provier qualquer divindade do trono do céu possa ser propicia e amavelmente dispensada por nós e a todos aqueles sob nosso decreto. "


Nota. Veja na Integra o Edito de Milao neste site.


Portanto concluimos que não existe nada de corrupto ou de apostasia na Igreja senão a liberdade de culto dado por Constantino.


4- Se Cristo começou a edificar sua Igreja, Ele mesmo a sustentará.


A idéia de uma apostasia total, como os alegam as seitas é totalmente ilógica, porque se assim fosse, então porque Jesus convocou os Apostolos (Mc 3,13-15), porque lhes ensinava a parte,para que lhes deu o poder de celebrar a Eucaristia até que Ele voltasse ( I Cor 11,26) e para lhe enviou para pregar pelo mundo inteiro (Mc 16,15)?


Se fez isto tudo é porque estava seguro de que Sua Igreja permaneceria até o fim. Nada de apostasia total, Jesus nunca disse isso.


Eles mesmo havia visto uma comparação para falar da importancia de calcular que as coisas cheguem bem a seu fim e que não basta somente inicia-las. Seria bom neste momento que recordassemos esta passagem biblica a que todos os irmão não catolicos já se esqueceram:


" Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele, dizendo: Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar. Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? "


Lucas 14,28-31


Se Cristo iniciou é porqie estava seguro de que a sustentaria até o fim. É dEle e para Ele.


5- Uma Igreja edificado sobre a rocha


Um ultimo exemplo biblico da falsa doutrina das seitas que comprova seus equivoco é a seguinte:


"Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha.Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia.Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína."


Mt 7, 24-27


Quando Jesus fala do homem sábio e do nescio nos ensina sobre a importancia de por em pratica as Palavras que Ele nos deixou. Esta é uam delas.


Durante dos dois mil anos, a Igreja Catolica teve muitos momentos dificieis e não podemos negar, teve de enfrentar os "fortes ventos das heresias", também rios de poderes temporais que quiseram governar sobre ela, mas nada a pode destruir, nem a poderá fazer. A razão disto é porque esta edificda sobre os Apostolos e porque Cristo a Pedra Angular a sustentará até o final.


" edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. "


Efesios 2,20


Se você é Catolico, agradeça a Deus o privilégio de estar na Igreja que Ele fundou e que durará até o fim do mundo e lute por conhecer e viver sua fé como um autêntico cristão. Se não é catolico te convido a conhecer o verdadeiro cristianismo e a aceitar que a Igreja de Cristo nunca poderá ser destruida e nunca a foi porque é Ele mesmo que a sustenta.


"Se o seu projeto ou sua obra provem de homens, por si mesma se destruirá, mas se provier de Deus, nao podereis desfazê-la"


Atos 5:38-39


Eu quero viver e morrer na Igreja edificada sobre Jesus cristo a Pedra Angular e São Pedro a Rocha ( Mt 16,18) e que durará ate o fim.


E você?

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem