Suposta túnica de Jesus é encontrada em museu

 


Fonte: Agência EFE de informações



Terça, 30 de dezembro de 2003, 13h23

Suposta túnica de Jesus é encontrada em museu


Um suposto fragmento da túnica que Jesus Cristo usou no dia de sua crucificação foi encontrado no Museu de Arquitetura Histórica de Yaroslav, cidade cerca de 300 quilômetros a norte de Moscou. Elena Burdakova, funcionária do museu, encontrou a relíquia no interior de um cofre com incrustações de prata e adornado com ilustrações bíblicas, publica hoje o jornal Trud, um dos de maior circulação do país.

Especialistas em arte religiosa descobriram que o cofre é o mesmo com o qual, em 1650, o czar Alexei Romanov presenteou a Catedral do Profeta Elias de Yaroslav no dia de sua santificação. O cofre com imagens bíblicas do profeta Elias, da Virgem Maria e de Jesus Cristo continha um suposto pedaço da túnica, uma relíquia que se manteve em poder dos czares da Rússia durante séculos.


Os Romanov receberam a túnica em 1625, como presente do xá da Pérsia Abbass I, que anos antes, em 1617, ocupou o território da atual Geórgia, onde supostamente suas tropas roubaram a relíquia de um monastério. Segundo a Igreja Russa Ortodoxa, a túnica foi dividida em vários pedaços, enviados como relíquias para a Basílica de Santa Sofia, em Kiev, a duas Catedrais em São Petersburgo, a um Monastério em Kostromá, no nordeste da Rússia, e à Catedral de Yaroslav.


Segundo o relato bíblico, os soldados que participaram da crucificação disputaram na sorte a túnica e o ganhador foi um mercenário oriundo do Cáucaso.



EFE

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem