Todos pecaram. E Maria Santíssima?

 



É verdade que São Paulo diz:


"...sendo que TODOS PECARAM E TODOS ESTÃO PRIVADOS DA GLÓRIA DE DEUS" (Rm 3,23).


"Eis porque, como por meio de um só homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte, e assim a morte passou a todos os homens, porque TODOS PECARAM" (Rm 5,12).


O que serve de falso argumento para que os hereges deduzam que Maria Santíssima também pecou, e também foi atingida pelo pecado original.


Isaias 6, 5-7 Ai de mim, gritava eu. Estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito com um povo (também) de lábios impuros e, entretanto, meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Porém, um dos serafins voou em minha direção; trazia na mão uma brasa viva, que tinha tomado do altar com uma tenaz.Aplicou-a na minha boca e disse: Tendo esta brasa tocado teus lábios, teu pecado foi tirado, e tua falta, apagada."


A Salvacao veio somente por Jesus que retirou o pecado, mas mesmo assim antes Isaias havia sido perdoado os pecados


No entanto, São Paulo também diz:


"Pois, assim como TODOS MORREM em Adão, em Cristo todos receberão a vida" (1Cor 15,22).


Sabemos que NEM TODOS MORREM em Adão. Como exemplo, vejam-se os casos dos santos Enoque e Elias, que não morreram, mas foram arrebatados.


O mesmo São Paulo fala na Primeira Epístola aos Tessalonicenses (4,17) que os que estiverem vivos por ocasião da Parusia serão assuntos ao Céu. É, portanto, permissível ler o "TODOS PECARAM" de Rm 3,23 e Rm 5,12, não como uma REGRA ABSOLUTA, SEM EXCESSOES, mas como uma AFIRMACAO DA GENERALIDADE DO PECADO, no qual a humanidade em peso se afundou.


De resto, a forma grega do verbo "pecar" (hamarton) utilizada nesses versículos pelo Apóstolo das Gentes, segundo muitos exegetas, traduz melhor a idéia de pecado pessoal do que a de pecado original, EXCLUINDO DE SEU ÂMBITO, por exemplo, as crianças que não atingiram a idade da razão (cfr. Rm 9,11).


É interessante notar que alguns versículos antes do v. 23 de Rm 3, São Paulo cita Sl 14,1-3:


["Diz o insensato no seu coração: ‘Deus não existe!’ Suas ações são corrompidas e abomináveis: não há um que faça o bem. Do céu Iahweh se inclina sobre os filhos de Adão, para ver se há um sensato, alguém que busque a Deus. Estão todos desviados e obstinados também: não há um que faça o bem, não há um, sequer"].


Este texto é de fundamental importância para o argumento que o Apóstolo construirá em seguida, sobre a universalidade do pecado. Se quisermos interpretá-lo de maneira correta precisamos ter em mente o seu contexto. Ora, no verso 14 do referido Salmo lemos:


"Não sabem todos os malfeitores que devoram meu povo, como se comessem pão, e não invocam a Iahweh?"


Os insensatos que não contam com um só justo são aqueles que devoram o povo do Senhor. Note-se a oposição entre esse grupo dos insensatos e o grupo dos filhos de Israel. É conveniente, portanto, matizar o "TODOS PECARAM". São Paulo quer mostrar que Cristo nos faz membros do grupo dos justos, nos justifica. Mais fundamental para o Apóstolo não é a falta de Adão, que nos torna escravos, mas sim a fé no Filho de Deus que NOS JUSTIFICA..

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem