Tríplice estádio da Igreja

 


Autor: John Nascimento

Numa caminhada que começa neste mundo e ultrapassa as portas da morte, tradicionalmente é costume dividir a Igreja em três grupos, fases ou estádios diferentes, mais por uma razão pedagógica do que por uma divisão numérica :


Igreja militante ou peregrina.


Constituída pelos membros do Corpo Místico de Cristo que estão ainda no seu período de actividade a trabalhar pela sua salvação, com fé, amor e esperança - virtudes concedidas pelos sacramentos e pelos ensinamentos da Igreja.


Igreja purgante ou sofredora.


Constituída pelas almas dos que já faleceram no estado de graça e estão numa situação de purificação no Purgatório com a garantia e à espera da posse da bem-aventurança no Céu.


Igreja triunfante.


Constituída por todas as almas que estão na posse da glória do Céu, os bem-aventurados, desde a Santíssima Virgem, os santos reconhecidos oficialmente pela Igreja e todos os que estão unidos com Cristo e gozam já da visão beatífica.


Diz-nos a Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Santa Igreja (LG) :


49. - Deste modo, enquanto o Senhor não vier na Sua majestade e todos os Seus anjos com Ele (cf.Mt.25,31) e, vencida a morte, tudo Lhe for submetido (cf.l Cor. 15,26-27), dos Seus discípulos uns peregrinam sobre a terra, outros, passada esta vida, são purificados, outros, finalmente, são glorificados e contemplam "claramente Deus trino e uno, como Ele é"; todos, porém, comungamos, embora em modo e grau diversos, no mesmo amor de Deus e do próximo, e todos entoamos ao nosso Deus o mesmo hino de louvor.


51. - Esta venerável fé dos nossos maiores acerca da nossa união vital com os irmãos que já estão na glória celeste ou que, após a morte, estão ainda em purificação, aceita-a este sagrado Concílio com muita piedade e de novo propõe os decretos dos sagrados Concílios Niceno II, (Act.VIl), Florentino e Tridentino.


E o Catecismo da Igreja Católica cita a mesma Constituição Dogmática no seu N. 954, partindo daí para a doutrina da Intercessão dos Santos, dizendo :


956. - "Porque os Bem-aventurados, estando mais intimamente unidos a Cristo, consolidam mais firmemente a Igreja na santidade [...], não cessam de interceder, por Ele, com Ele e n'Ele, a nosso favor diante do Pai, apresentando os méritos que na Terra alcançaram, graças ao mediador único entre Deus e os homens, Jesus Cristo[...]. A nossa fraqueza é assim grandemente ajudada pela sua solicitude de irmãos"(LG 49).


Para a Igreja Militante, há que ouvir, respeitar e praticar a doutrina do Magistério da Igreja.


Para a Igreja em Purificação, há que aceitar e viver a doutrina e as orientações sobre o Purgatório.


Para a Igreja Triunfante, há que ter em conta toda a nossa caminhada para a Visão Beatífica.


Para toda a Igreja em conjunto, há que viver e usufruir os méritos de Cristo como cabeça do Corpo Místico que é a Igreja, e as vantagens da Comunhão dos Santos.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem