Igrejas do Conic assinam ato de reconhecimento mútuo do batismo




18 de novembro de 2007



Em cerimônia realizada na última quinta-feira, 15, no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, cinco Igrejas Cristãs, membros do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), assinaram uma declaração mediante a qual reconhecem mutuamente o batismo administrado nas respectivas Igrejas. A cerimônia ocorreu durante a comemoração o I Congresso Missionário Ecumênico realizado de 14 a 17 de novembro em comemoração aos 25 anos do Conic.


“Há diversos elementos comuns da eclesiologia das igrejas-membro do Conic que apontam para um vínculo de unidade que congrega os fiéis numa vivência comum”, explica o assessor teológico do CONIC, padre Elias Wolff. A constatação de unidade em torno do batismo teve início em 1979 com a publicação do Ato de Reconhecimento Oficial e Bilateral da Administração do Sacramento do Batismo, celebrado entre católicos, luteranos e anglicanos.


Representando a Igreja Católica, o arcebispo de Mariana (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, participou da cerimônia e assinou a Declaração denominada Ato de Reconhecimento mútuo da Administração do Sacramento do Batismo.


Leia, abaixo, a íntegra da Declaração.


--------------------------------------------------------------------------------



Ato de Reconhecimento mútuo da Administração do Sacramento do Batismo



Aos 15 de novembro de 2007, a Igreja Católica, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, na celebração dos 25 anos da fundação do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC, realizada em São Paulo, no templo do Mosteiro de São Bento, resolvem reconhecer mutuamente a validade do Batismo administrado nas respectivas Igrejas e tornar público este reconhecimento:


· Aceitamos que o Batismo foi instituído por Jesus Cristo e é fundamentalmente dádiva gratuita de Deus ao batizando, vinculando-o com a morte e a ressurreição de Cristo (Rm 6,3-6), para perdão dos pecados e uma nova vida. Essa dádiva de Deus é recebida em Fé.


· Ensinamos que o Espírito Santo desceu sobre Jesus no seu Batismo, desceu e desce também hoje sobre a Igreja, tornando-a comunidade do Espírito Santo que, em testemunho, serviço e comunhão fraterna proclama o seu Reino.


· Aceitamos o Batismo como vínculo básico da unidade que nos é dada pela fé no mesmo Senhor.


· Aceitamos o Batismo na dimensão irrepetível da nossa consagração em Cristo para a edificação do seu Corpo, tendo em vista o nosso crescimento à perfeita maturidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef 4,13).


· Administramos o Batismo com água e em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, para remissão dos pecados, de acordo com a intenção e a ordem de Cristo (Mt 28, 18-20). Com este mútuo reconhecimento excluímos a possibilidade de re-batismo, em caso de passagem de membros de uma Confissão para outra.


· Damos graças a Deus por este vínculo básico de unidade que nos é dado e pedimos a assistência do Espírito Santo para vencermos as divisões e nos comprometemos a prosseguir na jornada em prol da perfeita unidade cristã.


São Paulo, 15 de novembro de 2007.


Dom Geraldo Lyrio Rocha - Igreja Católica


Dom Maurício de Andrade - Igreja Episcopal Anglicana do Brasil


Pr. Dr. Walter Altmann - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil


Pr. Manoel de Souza Miranda - Igreja Presbiteriana Unida do Brasil


Mons. Antônio Nakkoud - Igreja Sirian Ortododoxa de Antioquia



CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Todos os direitos reservados.


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem