Bem-aventurado és tu, Simão filho de Jonas


Autor: Charles, The Hammer (Traditional Apologetics)


Um exame abrangente dos versículos bíblicos de Mateus 16:16-19


"Bem-aventurado és tu, Simão filho de Jonas, pois não foi carne ou sangue que te revelaram isso, mas o meu Pai que está nos céus. E eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. E te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus."(Mateus 16:16-19)



--------------------------------------------------------------------------------


Em Primeiro lugar, devemos observar que Cristo usa o termo "Igreja" no singular, para dar-nos conta de que Cristo (Deus) estabeleceu UMA e somente UMA Igreja. Este FATO não é novo, também foi confirmado em Ef.22,23 ( "E tudo ele pôs debaixo de seus pés, e o pôs acima de tudo como Cabeça da Igreja, que é o seu Corpo: a plenitude daquele que plenifica tudo em tudo." ) E em Ef. 4-3 a 5-3 ( "Procurando conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4. Há UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO, como é uma só a esperança da vocação a que fostes chamados. 5. Um só Senhor, uma só fé, um só batismo, etc" ). Também em João 10-16 ( "E outras ovelhas tenho que não são deste redil: devo conduzi-las também, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um só redil e um só pastor." ) Compare-se a unidade de Fé, de Redil e de Pastor da Igreja Católica com as doutrinas discordantes e contraditórias de todas as mais de 20.000 diferentes organizações ( seitas ) protestantes, e logo a santidade da primeira se torna óbvia e certa. Os primeiros Padres da Igreja entenderam a necessidade dessa Unidade da Igreja. Também entenderam a necessidade de ser parte dessa única Igreja verdadeira. Nas palavras de:


Orígenes (falecido em 254 d.C.):"Que ninguém se iluda. Fora desta casa, ou seja, fora da Igreja, ninguém é salvo." (In Iesu Nave homiliae)


Orígenes (falecido em 254 d.C.): "Quem não crer será condenado. Quem tiver pouca fé, que seja reprovado; quem não tem fé, que seja desdenhado. Quem for estranho à fé será punido. É o caso dos judeus e dos pagãos, que em sua malignidade se perderam. É o caso dos heréticos (ou seja, de TODOS os que não fazem parte da Igreja Católica Romana, como os protestantes). Assim, no Dia do Juízo, serão condenados" (Comentário sobre Mateus)


Segundo, acerca desta Igreja (a Igreja Católica Romana), Cristo (Deus) nos deu garantias pessoais de que essa Igreja (que Ele, Cristo, construiu) jamais será destruída, de que tampouco as próprias "portas do inferno contra ela prevalecerão". Cristo também atestou o fato de que esta igreja (a Igreja Católica Romana) que fundou sobre Pedro não terá fim, no livro de Mateus, 28,18-20 ("E Jesus, aproximando-se deles, falou: Toda a autoridade sobre o céu e sobre a terra me foi entregue.Ide, portanto, e ensinem a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei: E EIS QUE ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS.") e no Evangelho de João (João 14,16, "E rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito, para que CONVOSCO PERMANEÇA PARA SEMPRE.")


Terceiro, é importante observarmos que foi Deus Pai que escolheu a Simão ("pois não foi carne ou sangue que te revelaram isso, mas o meu Pai que está nos céus.") dentre TODOS os apóstolos para revelar a verdadeira identidade de Cristo como Filho de Deus. Este é um fato extremamente importante, pois distingue claramente Simão filho de Jonas como o primeiro e o mais importante dos apóstolos. Nas palavras do


Papa Leão I [450 d.C.] "E então o bem-aventurado Pedro, inspirado por Deus, e prestes a beneficiar todas as nações com sua confissão, disse, 'Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.' Não sem méritos, portanto, foi ele declarado bem-aventurado pelo Senhor, e recebeu da Pedra original essa solidez que pertenciam tanto à sua virtude quanto a seu nome [Pedro]" (O Tomo de Leão).


Quarto, cumpre notar que Cristo edificou SUA Igreja sobre Simão filho de Jonas, estabelecendo uma única autoridade terrestre para controlar e unificar essa Igreja. Para os judeus do século I o nome da pessoa de grande importância; o fato de aqui Cristo mude o nome de Simão para Pedro mostra que se tratava de algo de extraordinária relevância. O nome Pedro deriva da palavra grega Petros (em hebraico: sur; no idioma aramaico em que Mateus escreveu seu evangelho e Cristo pronunciou o termo, "Petros" é "Kepha") que significa pedra. O espantoso é que -- além de uma única vez em que Abraão é chamado "pedra" (hebraico: sur; aramaico: kepha) em Isaías 51:1-2 -- no Antigo Testamento só Deus era chamado pedra. Deve-se também notar que a partir daí nos evangelhos sempre se refere a Simão filho de Jonas apenas como Pedro. O versículo na realidade diz: "Bem-aventurado és tu, Simão filho de Jonas, pois não foi carne ou sangue que te revelaram isso, mas o meu Pai que está nos céus. E eu te digo: tu és PEDRA (em grego Petros; no original aramaico Kephas; em hebraico Sur); e sobre esta PEDRA (em grego "Petra"; em hebraico "Sur"; no original aramaico "Kepha") edificarei MINHA Igreja, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela." (Mateus 16:18). Nas palavras do :


Papa Leão I [450 d.C.]"Diz o Senhor: 'Bem-aventuado és tu, Simão filho de Jonas, pois não foi carne ou sangue que te revelaram isso, mas o meu Pai que está nos céus. E eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela...' [Mt. 16:18]. A disposição da verdade portanto subsiste, e o bem-aventurado Pedro, perseverando na solidez da pedra, que recebeu, não abandonou o governo da Igreja" (Sermões 3:2-3)


Quinto, só a Pedro (o Papa) e à sua igreja (Igreja Católica Romana) Cristo deu "as chaves do Reino dos Céus." Na Antiguidade, as chaves eram a marca distintiva da autoridade. Uma cidade rodeada de muralhas podia ter só uma grande porta e essa porta tinha uma única grande tranca, que se abria com uma única grande chave. Receber a chave da cidade (honra que ainda existe hoje, embora tenha perdido a importância) significava receber livre acesso a ela e ter autoridade sobre ela. A cidade cujas chaves Pedro recebeu era a própria cidade celeste.


Sexto, devemos observar que a esse homem, Pedro (o primeiro Papa), e a essa igreja (a Igreja Católica Romana) que Ele (Cristo/Deus) edificou, Cristo concedeu uma autoridade incrível e inédita (E o que TU ligares na terra será ligado nos céus, e o que TU desligares na terra será desligado nos céus). Em nenhum outro lugar da Bíblia essa autoridade, o poder de perdoar pecados, foi concedida a alguma pessoa, nação ou religião (inclusive a antiga aliança da religião judaica). Cristo reconfirmou esse poder em João 20, 21-23 ( Ele lhes disse de novo: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio.Ao dizer isso, soprou sobre eles e lhes disse: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles que retiverdes ser-lhes-ão retidos.). No livro dos Atos (Atos 19,18: Muitos dos que haviam abraçado a fé começaram a confessar e a declarar suas práticas [aos Apóstolos].) vemos a Igreja valendo-se desse poder especial. Nas palavras de


Santo Ambrósio de Milão [388 d.C.] "[Eles [ou seja, os heréticos ou não-católicos] não têm a sucessão de Pedro, pois não detêm a cátedra de Pedro, que perderam por maligno cisma; e também negam malignamente que os pecados possam ser perdoados [pelo sacramento da confissão] até mesmo na Igreja, embora tenha sido dito a Pedro: "E te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus." [Mt. 16:19]" (Penitência 1:7:33).


Concluindo, considero como único fim adequado a este exame abrangente dos versículos bíblicos de Mateus 16:16-19 esta maravilhosa citação do Santo Concílio de Éfeso, no século V [431 d.C]:


Não há dúvida, e na realidade sempre se soube disso, de que o santo e bem-aventurado Pedro, príncipe e chefe dos Apóstolos, pilar da fé e fundamento da Igreja Católica, recebeu as chaves do Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Salvador e Redentor da raça humana, e que a ele foi dado o poder de ligar e desligar pecados: o qual até hoje e para sempre vive e vige em seus sucessores. O santo e bem-aventurado papa Celestino { ou seja, hoje, o Papa João Paulo II }, seguindo a devida ordem, é seu sucessor e ocupa o seu lugar, e nos enviou como seu representante neste santo sínodo'" (Atas do Concílio, sessão 3).

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem