Documentos encontrados nos Estados Unidos confirmam a antipatia de Pio XII pelo regime nazista.

 


Fonte: Corazones
Autor: Padre Jordi Rivero
Tradução: Rogerio Hirota - Revisão 29/08/2021


Washington, 1º set (RV) - Documentos encontrados nos Estados Unidos confirmam a antipatia de Pio XII pelo regime nazista.


O Papa Pio XII já foi acusado de cumplicidade com o regime nazista. Mas, segundo a reportagem publicada ontem, no jornal "The New York Times", o pontífice expressara sua forte e decidida oposição a Adolf Hitler, já nos tempos em que era Núncio Apostólico na Alemanha, ou seja, antes da II Guerra Mundial.


A reportagem cita o estudo de um jesuíta norte-americano, Pe. Charles R. Ghallagher, que encontrou dois documentos diplomáticos nos arquivos de Joseph Kennedy, pai Presidente John Kennedy. Os documentos confirmam a antipatia do então Cardeal Eugenio Pacelli em relação ao regime nazista, como sempre defendeu o Vaticano. Joseph Kennedy foi embaixador norte-americano em Londres, de 1938 a 1940, e encontrou o Cardeal Pacelli quando era Secretário de Estado.


O primeiro dos documentos é um memorando reservado, escrito em abril de 1938, um ano antes de o Cardeal Pacelli ser eleito Papa, no qual Pio XII afirmava que, qualquer compromisso com o nazismo devia ser excluído, de modo absoluto.


O segundo documento é uma espécie de resumo de um encontro entre o Cardeal Pacelli e um Cônsul-geral, de 1937, quando o Cardeal Pacelli ainda era Núncio em Berlim. O futuro Papa define Hitler como uma pessoa maléfica e um carrasco.


Segundo o estudioso jesuíta, esses documentos não incriminam Pio XII e contribuem para acabar com a impressão de que esse Papa seria, como muitos definiram o "Papa de Hitler". (BF)


FONTE: Rádio Vaticano

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem