Há um objetivo na evolução? Pergunta o Observatório Astronômico Vaticano

 


Fonte: Zenit


Em um simpósio de cientistas


CIDADE DO VATICANO, domingo, 20 de junho de 2004 (ZENIT.org).- O Observatório Astronômico Vaticano convocou um simpósio de especialistas em diferentes disciplinas para propor uma pergunta que em certas ocasiões parece esquecida na pesquisa científica: há um objetivo na evolução?


«O ponto interrogativo no título é de uma importância capital, dado que o simpósio enfrentará uma questão que fica por resolver», responde um comunicado de imprensa distribuído na Sala de Imprensa da Santa Sé.


«A efetividade e integração do sistema biológico é surpreendente --reconhece o anúncio--. Contudo, em círculos científicos, dá-se uma desconfiança na linguagem teológica, apesar de em certas ocasiões pesquisadores utilizarem a palavra “destino” na hora de lidar com as surpreendentes complexidades que estudam».


«Proposta cruelmente, a visão científica aceitada geralmente é que os seres humanos ou qualquer outro produto da diversificação da evolução são algo acidental e, por conseguinte, incidental», reconhece o comunicado.


Existe a «surpreendente impressão» --segue reconhecendo-- de que para os cientistas nos encontramos ante «um processo de evolução que poderia ter-se realizado em uma miríade de direções separadas», explica.


«O objetivo do simpósio não é polemizar com esta visão do mundo, mas se perguntar se é suficiente e, se não, considerar do que é que necessitamos para saber e, em definitivo, como podemos chegar à informação necessária com um ou mais programas de pesquisa», anuncia a nota.


Participarão 13 pesquisadores das áreas da biologia, bioquímica, ecologia, geologia, neurociências, paleontologia, filosofia das ciências e teologia no Observatório Astronômico Vaticano, que tem sua sede histórica em Castelgandolfo, localidade a cerca de 30 quilômetros de Roma.


Os pesquisadores terão de responder a cinco perguntas, explica o comunicado:


--Pode-se falar de uma bioquímica universal?


--Como emergem níveis de complexidade? São inevitáveis?


--Podemos definir propriamente restrições na evolução?


--Que nos diz a convergência sobre a evolução?


--Que entendemos por inteligência? A inteligência é um produto inevitável da evolução?




ZENIT é uma agência internacional de informação.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem