Hare Krishna

 


Fonte: Livro Seitas e Falsas Doutrinas

Autor:Prof. Felipe Aquino


Em 1965 Bhaktivedanta Swami Praghupada, após uma série de estudos universitários, peregrinações e experiencias religiosas, foi da India para Nova Iorque, a fim de difundir pelo mundo o culto do Krishna, divindade professada pelo antigo Politeismo da Índia. Fundou a ISKON (Associação Internacional para a Consciência Krishna), que em 1977, quando morreu Bhaktivedanta, já estava difundida pelo mundo inteiro.


A ISKON, à diferença da Meditação Transcedental, tem mensagem e finalidade estritamente religiosa. A sua técnica fundamental consiste em repetir constantemente o mantra "Krishna", de modo a perfazer um minimo de 2754 vezes por dia, quem se entrega a esta prática, dizem, chega à contínua identificação com a vontade divina e adquire a consciência profunda da realidade divinda que cerca o homem, assim é despertada a "consciência espiritual" do individuo. Os fiéis de Krishna são obrigados a alimentação vegetariana, abstinência de alcool, castidade fora do casamento e uso do casamento apenas para fins de procriação.


Em alguns países, os membros da ISKON se organizam em comunidade rurais, inspiradas no estilo de vida dos Vedas, ou seja, na harmonia do homem com a natureza. (Ritorno a Krishna, ano IV, n° 1, p.1)


Em que pese os valores que possam haver nesta filosofia religiosa, é incompativel com a fé cristã por professar o panteismo.


(PR n. 263/1982, pag 286)

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem