Fonte: Corazones
Autor: Padre Jordi Rivero
Tradução: Rogério Hirota
O ponto de vista que sustenta a satisfação humana pregada como a busca e posse do prazer material e físico.
O hedonismo radical sustenta que todos os prazeres físicos devem ser satisfeitos sem que se ponha nenhuma restrição, enquanto que o hedonismo moderado afirma que a atividade dos prazeres deve ser moderada para que aumente assim o prazer. Em ambos os casos o PRAZER é a principal motivação.
A fé católica se opõe ao hedonismo porque mina os valores espirituais da caridade, fé, justiça, autosacrifício e as virtudes morais necessárias para o crescimento da pessoa em relação com Deus e ao próximo.
O hedonismo é uma atitude carente de moral, não porque aprecie algum prazer mas porque o põe em cima das exigências do amor a Deus e ao próximo. É uma atitude egocêntrica que incapacita o sujeito de relacionar-se com os outros senão para explorá-los com intenção de satisfazer sua sede de prazer.
Jesus Cristo nos ensina valores superiores ao prazer, o supremo entre eles é o amor e também nos ensina que para entrar no caminho do amor temos que renegar a si mesmo. Somente assim encontraremos a verdadeira felicidade.
Mateus 16:24b "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me."
Marcos 12: 30-31 "amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças.Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe."
Padre Jordi Rivero
Esta página es obra de Las Siervas de los Corazones Traspasados de Jesús y María.
Copyright © 1997 SCTJM
Postar um comentário