Revista Epoca fala sobre a falsificação do ossuário




REVISTA ÉPOCA Edição 236 - 25/11/2002 ARQUEOLOGIA


Relíquia em discussão .Urna funerária atribuída a irmão de Jesus pode ser apenas uma peça falsificada.Biblical Archaeology Society, Washington, D.C.


INSCRIÇÃO ...As letras parecem distintas Prova histórica da existência de Jesus ou mais uma falsa relíquia sagrada? A urna funerária feita de pedra calcária, com a inscrição 'Tiago, filho de José, irmão de Jesus', foi anunciada no mês passado como uma grande descoberta.


Agora, já surgem argumentos técnicos para contestar sua autenticidade. De acordo com a paleógrafa israelense Rochelle Altman, especialista em inscrições antigas, a frase em aramaico, o idioma mais falado pelos judeus daquele tempo, foi cunhada em dois períodos distintos. 'O estilo das letras é diferente.


Caracteres arcaicos são misturados com outros mais modernos', afirmou. Para ela, a última parte da inscrição, onde se lê 'irmão de Jesus', é composta de letras utilizadas entre os séculos III e VII depois de Cristo. O artefato foi analisado e reconhecido como autêntico pelo francês André Lemaire, especialista em línguas antigas da Universidade Sorbonne, em Paris.


Mesmo depois das contestações, o pesquisador mantém sua posição. Sustenta que o uso dos caracteres distintos era comum naquele tempo. A polêmica peça ainda deve render muitas discussões. Na semana passada, os restauradores que consertavam uma rachadura numa das paredes da urna detectaram os vestígios de uma inscrição mais antiga em outra de suas faces. Isso pode indicar que o ossuário foi reaproveitado pela família, como acontece hoje com os jazigos. Ou sugerir que a inscrição visível é realmente falsa.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem