Supertição

 


Fonte: Corazones
Autor: Padre Jordi Rivero
Tradução: Rogério Hirota

Do latim superstitio, - onis.

1- Crença estranha a fé religiosa e contrária a razão
2- Fé desmedida ou valorização excessiva a respeito de uma coisa ou a uma prática. Assim se pode falar da supertição da ciência quando se apela irracionavelmente a esta para defender uma posição.

Catecismo da Igreja Católica, 2111:

Supertição é o desvio do sentimento e do culto religioso que devemos ao verdadeiro Deus. Conduz a idolatria e a distintas formas de adivinhações e magia.

* Atribuir a práticas legítimas um valor errôneo
* Muitas vezes atribuindo valor aos sacramentos e orações, confiando na materialidade do ato sem a necessária disposição interior.

Nossa cultura esta repleta de supertições por exemplo: A maldição da sexta-feira 13, gatos pretos, passar debaixo de uma escada, quebrar um espelho, etc... Tudo isso demonstra uma mente dominada por medos irracionais e uma falta de conhecimento da fé. Existem festas que reúnem um conjunto de supertições, por exemplo: o Hallowen.

Também é supertição o mal uso de um objeto religioso, quando, em vez de valorizá-lo pelo que representa, se atribui a ele um poder intrínseco. É superticioso, por exemoplo, quem carrega um escapulário mas não guarda em seu coração a fidelidade a Virgem Santíssima e se entrega ao pecado pensando que somente por carregá-lo no peito se salvará.

Segundo o Catecismo da Igreja Catóplica, a supertição é um Pecado contra o Primeiro Mandamento.


Esta página es obra de Las Siervas de los Corazones Traspasados de Jesús y María.
Copyright © 1997 SCTJM

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem