Um documento demonstra o reconhecimento dos judeus a Pio XII




Fonte: Conoze
Tradução: Rogério Hirota - Revisão 29/08/2021

Ao contrário de certas mençãos da história que costumam apresentar o Papa Pio XII a imagem de um Papa silencioso --se não condescendente-- e respeitoso ao antisemitismo nazista, nos arquivos do Estado Israel apareceu um documento que não somente confirmaria a ação desenvolvida por Pio XII na defesa dos judeus perseguidos, mas que também demonstraria como os chefes mundiais das comunidades israelenses da época eram totalmente conscientes ao ponto de que como sinal de reconhecimento pela obra realizada pelo Pontífce durante o nazismo, ao final da guerra, vieram a Roma e fizeram uma doação para a Igreja Católica.

A descoberta é de Lorenzo Cremonesi, correspondente em Jerusalém do Jornal «Corriere della Sera» que está acabando um livro dedicado a história das relações entre Israel e a Santa Sé e contou a revista «Tempi», uma revista sobre a Comunhão e Libertação. Examinando os arquivos israelitas encontramos uma carta expedida do Vaticano, datada de 27 de outubre de 1945, com a assinatura do então funcionário da Secretaria de Estado monsenhor Giovan Battista Montini --o futuro Paulo VI-- e dirigida a Raffaele Cantoni, presidente das comunidades israelitas italianas. Em sua missiva, Giovan Battista Montini oferece uma detalhada informação das conversas mantida entre Pio XII e o secretario geral do Congresso Judeu Mundial, Leo Kubwitsky. Montini recorda que em ocasião da audiência no Vaticano em nome da organização mundial hebraica, Kubwitsky doou a Pio XII dois milhões de liras (equivalentes a dois bilhões no cambio atual, mais de um milhão de dólares) para empregar em «obras de beneficência» e expressou «sua gratidão ao augusto Pontífice pela obra realizada em favor aos israelenses perseguidos».

Montini escreve que Pio XII decidiu que «aquela soma fosse transferida exclusivamente a pessoas necessitadas de nacionalidade judia». A noticia despertou um certo interesse mas, como tem sublinhado o padre Peter Gumpel, relator da causa da beatificação de Pio XII, grande conhecedor da historia daquele periodo, «não é uma novidade. Se trata de uma noticia publicada varias vezes. E é somente uma das centenas de demostrações de afeto e agradecimento que diversos representantes judeus expressaram ao Papa Pacelli».

Neste propósito, o padre Pierre Biet, ex profesor de Historia Eclesiástica na Universidade Gregoriana, alem de encarregado pelo Paulo VI das «Atas e documentos da Santa Sé relativos a Segunda Guerra Mundial» recorda que ao menos três dos doze volumes desta obra monumental, e mais precisamente nos números 8, 9 e 10, se encontram todos os documentos oficiais na qual as comunidades judias, os rabinos de metade do mundo e outros mais agradecem ao Pio XII e a Igreja Católica as ajudas e tudo o que fizeram em seu favor».

zenit.org
ZS99073005
30.VII.1999

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem