A Apostasia, realidade de hoje

 



Fonte: Exsurge Domini
Autor: Rogério Hirota

Com os dois mil anos de Cristianismo vemos o homem cada vez mais se tornar um pagão na fé, deixa viver as leis de Deus para viver em sua auto-suficiência, moldando as doutrinas cristãs com o seu modo viver.

Temos tantas seitas e falsas doutrinas quanto são as cabeças, e cada vez mais deturpa-se a mensagem do Evangelho e da Palavra de Deus, e tal dissiparidades de crenças foi, se podemos dizer, profetizado pelo autor da divisão, Martinho Lutero:

"Este não quer o batismo, aquele nega os sacramentos; há quem admita outro mundo entre este e o juízo final, quem ensina que Cristo não é Deus; uns dizem isto, outros aquilo, em breve serão tantas as seitas e tantas as religiões quantas são as cabeças" (Luthers M. In. Weimar, XVIII, 547 ; De Wett III, 6l).

Eu digo autor da divisão porque na raiz de todo este esfacelamento do Cristianismo está o principio, estipulado por Lutero, segundo o qual a Bíblia deve ser interpretada por cada leitor em "livre exame"; em consequência, tira as conclusões que julga adequadas, sem orientação da Igreja. Tal principio leva o Protestantismo principalmente a se autodestruir cada vez mais, dividindo-se e subdividindo-se em comunidades, das quais posteriores pretendem sempre reformar as anteriores e são reformadas pelas que surgem depois. [1] O protestantismo rachou a Igreja primitiva e agora traz em si, "geneticamente", a semente da divisão.

Cada religião tem sua doutrina, seu culto e sua Moral própria; e é aqui que estão as divergências: uns crêem na reencarnação, outros não a aceitam; algun aceitam, uns aceitam o divorcio, aborto, o homossexualismo, a guerra santam a poligamia e há quem não os admita [2].Os mormons acreditam que a Nova Sião sera construida nos EUA, em casamento de mortos (Revelacao n.132), Os Testemunhas de Jeová acreditam que Jesus e o diabo sao irmãos e que apenas, no dia do Juizo, serão escolhidos 144.000 pessoas, sendo todos da seita deles (cf Ap.7,4),os adventistas que o dia do Senhor é sabado e gostam de fazer contas para o dia da volta de Jesus (tentaram 3x!!!),afirmam que a Igreja Catolica é a Grande Prostituta e as igrejas evangelicas sua Filha e que só eles se salvarão,o mesmo diz todas as seitas protestantes, os neo-pentecostais dão grande valor às curas miraculosas e exorcismos publicos, muitos tem até influencias espiritas usando palavras como Encosto e ensinando na TV a fazer macumba para depois retirar e estes possuem uma grande estima pelo dinheiro veja o que diz Edir Macedo:"O dinheiro é uma ferramenta sagrada que Deus usa na sua obra" (jornal da tarde, 06/04/1991 pag.14)daí a insistencia do pagamento do dizimo e diversos modos de estimular os fieis à entrega de dinheiro.

Com certeza, após esta breve explicação sobre tantas falsas doutrinas que estão ao nosso redor podemos adentrar no assunto que desejo abranger que é a apostasia.

Nas Sagradas Escrituras vemos que o dia do Senhor não vira antes da Grande Apostasia (cf. II Ts 2,3), mas será que esta seria debandada dos fiéis seria todos deixarem de crêr em Cristo e partir para as falsas doutrinas?

Não, esta apostasia vemos acontecer hoje bem a nossa frente, a paganização e comercialização da fé, que não pode ser vista como o abandono de Jesus, mas uma fé que se aproveita de Seu Santo Nome, Sua Doutrina, Suas Palavras e Sua Igreja ou seja seu Corpo. E que por acaso não é o que acontece com tantas seitas?

E vemos ainda que Jesus nos adverte claramente em Mateus quando diz:

Lucas 21,8 "Cuidado para nao serdes enganados, porque muitos virao em MEU NOME (JESUS)"

Agora em cima desta passagem cabe-nos a seguinte reflexão, será que todos que se dizem cristão fazem parte do Corpo de Cristo mesmo não estando em Sua Santa, Una, Imaculada e Católica Igreja? Será que basta dizer eu creio em Jesus e basta? Será que estes que virão em nome de Jesus para enganar fazem parte do Corpo de Cristo?

Com certeza, a Grande Apostasia não será no sentido das pessoas deixarem de acreditar em Cristo, mas deixar sua Igreja Única de dois mil anos, e acreditar nos falsos pastores que pregam no nome de Jesus e na sua Palavra, nesses que dizem conhecer a Verdade que Salva, mas esta distante dela.

Mateus 7,15-16 "Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores. Pelos seus frutos os conhecereis."

Quais são os frutos das seitas e falsas doutrinas? Não são a divisão do povo de Deus , guiando-os para o abismo do erro, nas falsas interpretações, nas falsas visões chegando algumas a levar disfarçamente o homem a deidade como no caso das doutrinas orientais. Por isso mesmo, vemos Jesus nos alertarr que será os anti-cristos, aqueles se utiliza da doutrina da Cristo usurpando e distorcendo a Verdade. Mas será que isto é novidade? Vamos ver na Biblia:

I João 18,19 Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvistes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isto conhecemos que é a última hora. Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isto se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos.

As seitas são desde o início do Cristianismo, desde o tempo dos Apostolos um mal em crescimento, sempre utilizando de pessoas que conhecendo a doutrina de Cristo, se separavam no intuito de criar para si doutrinas em cima do que aprenderam da Santa Doutrina, um exemplo bíblico é os judaizantes e os gnosticos, combatido pelos apostolos e primeiros cristãos.

Hoje vemos diversos debates a respeito dos clones, mas em verdade não foi o homem o primeiro clonador, e sim obra do Maligno, Jesus fundou sua Igreja (cf. Mt 16,18) logo após sua ascensão, aparecem os clones, os falsos corpo de Cristo que deixam as pessoas em duvidas em qual é o corpo verdadeiro. Quantos corpos formados pelas seitas e falsas doutrinas não existe hoje? Acho que por isso mesmo os protestantes chamam de Corpo de Cristo somente os que crêem em Jesus, mas com uma vidã diferente uns dos outros resultado das multiplas doutrinas.

O Corpo de Cristo é único, é aqueles que estão unidos a cabeça que é Cristo, atraves da coluna que é Pedro, é um corpo que trabalha em pensa em Unidade, que tem sua origem com Jesus e vem atraves dos tempos, desde os apostolos até os dias de hoje, é um Corpo de Milenar:

Efesios 2,19-20 "Jä não sois hospedes nem peregrinos, mais sois concidadaos dos santos e membros da família de Deus edificados sobre os fundamentos dos APOSTOLOS e profetas"

Não nos enganemos irmãos, a apostasia já acontece hoje diante de nós com tantas seitas e se não nos conscientizarmos de que se não estivermos bem firmes na base da Igreja Católica que é o Corpo de Cristo, estaremos como ovelhas perdidas prontas para serem devoradas pelos lobos ferozes, pelos falsos pastores e temos muitas advertencias do proprio Jesus a nós, gostaria de colocar aqui, uma sequencia de passsagens biblicas que nos alertar deste mau tão presente em nosso meio:

Mateus 24,4-5 Respondeu-lhes Jesus: Cuidai que ninguém vos seduza. Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu o Cristo. E seduzirão a muitos.

Mateus 24,11-12 " Levantar-se-ão muitos falsos profetas e seduzirão a muitos. E, ante o progresso crescente da iniqüidade, a caridade de muitos esfriará. "

Mateus 24,4-5,11"Prestai atenção e não vos deixeis iludir, porque muitos procurarão enganar um grande número. Virão falsos profetas e enganarão muitíssimos."

Mateus 24,24. Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos.

Hebreus 13,8-9 "Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade. Não vos deixeis desviar pela diversidade de doutrinas estranhas."

I Joao 4,1. Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo.

Efésios 5,6 "E ninguem vos seduza com vãos discursos.Estes sao os pecados que atraem a ira de Deus sobre os rebeldes"

Lucas 21,8 "Cuidado para nao serdes enganados, porque muitos virao em MEU NOME (JESUS)"

Mateus 7,15-16 guardai-vos dos falsos profetas. Eles vem disfarçados de ovelhas, mas por dentro sao lobos arrebatadores, pelos seus frutos os conhecereis

Colossenses 2,23 Elas podem, sem dúvida, dar a impressão de sabedoria, enquanto exibem culto voluntário, de humildade e austeridade corporal. Mas não têm nenhum valor real, e só servem para satisfazer a carne.

2 Timoteo 4,3-4 Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas.

2 Timóteo 3,5 Ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te!

2 Pedro 2,01,02 Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado.

1 João 04,05,06 Eles são do mundo. É por isto que falam segundo o mundo, e o mundo os ouve. Nós, porém, somos de Deus. Quem conhece a Deus, ouve-nos; quem não é de Deus, não nos ouve. É nisto que conhecemos o Espírito da Verdade e o espírito do erro.

Judas 01,18,19 No fim dos tempos virão impostores, que viverão segundo as suas ímpias paixões; homens que semeiam a discórdia, homens sensuais que não têm o Espírito.

Efésios 04,13,14 até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores.

Atos 20,29,30 Sei que depois da minha partida se introduzirão entre vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho. Mesmo dentre vós surgirão homens que hão de proferir doutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos.

Romanos 16,17,18 Rogo-vos, irmãos, que desconfieis daqueles que causam divisões e escândalos, apartando-se da doutrina que recebestes. Evitai-os! Esses tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao próprio ventre. E com palavras adocicadas e linguagem lisonjeira enganam os corações simples.

2 Corintios 11,13-15 Esses tais são falsos apóstolos, operários desonestos, que se disfarçam em apóstolos de Cristo,o que não é de espantar. Pois, se o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz, parece bem normal que seus ministros se disfarcem em ministros de justiça, cujo fim, no entanto, será segundo as suas obras.

2 Pedro 2,19 Prometem-lhes liberdade, qdo eles mesmo são escravos da corrupçao pois o homem é feito escravo daquele que o venceu.

2 Pedro 3,3 Nos ultimos tempos virão escarnecedores cheios de ZOMBARIA, que viverao segundo suas concupiscencia.

Filipenses 3,18-19 Muitos andam... que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição, cujo deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas

Ezequiel 13,19 Assim enganais o meu povo, que não quer senao ouvir fabulas.

Ezequiel 13,2-4 Dize aqueles que profetizam de sua propria cabeça:escuta a palavra do Senhor:'Eis o q diz o Senhor javé; ai dos profetas insensatos que seguem suas proprias inspiracoes sem terem tido visao alguma.

Ezequiel 13,6-8 Veem só visoes disparatas só fazem predilecoes enganosas,QUANDO O SENHOR NEM OS ENVIOU, e todavia esperam a realizacoes de suas palavras.Por proferir oraculos enganadores e tendes visoes mentirosas, eu vou castiga-los.Oraculo do Senhor.

Jeremias 23,16-21 Eis os que diz o Senhor dos Exercitos:Não escuteis osprofetas que vos transmistem vaos oraculos,não ENVIEI tais profetas, são eles que correm, nem jamais lhes falei.

Jeremias23,25-26 Ouço os que dizem os profetas que proferem em meu nome falsos oráculos... "Qto tempo vai durar isso?" Julgam esses profetas, ao proferirem mentiras e as imposturas de seus coracoes.

Jeremias 23,30 Eis por que -oraculo do Senhor- vou lançar me contra os profetas que imitam minhas revelaçoes falando a outros.

Jeremias 23,31,32 Vou pedir contas aos profetas, cujas línguas não vacilam em proclamar: oráculo do Senhor. Irei contra os profetas de sonhos enganadores que, ao narrá-los, ludibriam com mentiras e fatuidade o meu povo, quando nem missão lhes outorguei, nem mandato algum, e de nenhuma valia são para esse povo - oráculo do Senhor.

É irmão, a grande apostasia é esta , temos de estar firmes na fé católica e trabalhar pela evangelização para que muitas almas não sejam levadas pelas falsas doutrinas e que possamos assim, como um só corpo, com um só espirito louvar ao Senhor na Pátria Celeste.

" Um homem Cristão é Catolico enquanto vive no Corpo, separado é um heretico, o Espirito não segue a um membro amputado. " Santo Agostinho

" Os heréticos expulsos trazem a cabo isto quando por seus proprios desejos se separam da Igreja, uma separação que como eles sabem, constitui castigo eterno. " São Jerônimo, Comentarios sobre Titus,3,10, 386 dC

" Para aqueles que difundem mentiras sobre a Igreja Catolica, sua ignorancia é a falta de educação, sua estupides é sua sabedoria e sua verdade é falsa " anonimo

" Cristão é meu nome e Católico é meu apelido. O primeiro me denomina, enquanto que o outro me institui especificamente. Desta maneira então fui identificado e registrado (...) Quando somos chamados Católicos, é desta forma da qual nosso povo de mantem afastado de qualquer nome heretico."São Pacian de Barcelona, Carta a Symproniam, 375 dC.


Nota:

1- Livro Falsas doutrinas e religiões, pag 61, prof. Felipe Aquino, ed. Loyolas
2- Livro Falsas doutrinas e religiões, pag 28, prof. Felipe Aquino, ed. Loyolas

© Livre para copia e difusão na integra e com menção do autor.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem