A Cristandade em Roma

 


Autor: John Nascimento


Preso, a caminho de Roma, Paulo conforta e despede-se dos membros da Igreja de Cesareia.


O período após a destruição do Templo de Jerusalém no ano 70, foi um tempo de crescimento para o Movimento Cristão, especialmente em Roma.


Embora as origens da Igreja de Roma sejam obscuras, ela cresceu rapidamente tanto em número como em importância.


No fim do 1º século a comunidade tinha já adoptado um papel de liderança no governo da Igreja em todo o Império.


Todas as Igrejas reclamavam que Pedro e Paulo tinham sido sepultados em Roma, e isso dava-lhe um novo prestígio como local da capital do mundo.


Eventualmente, a Igreja de Roma prosperava suficientemente para se tornar conhecida pela sua generosidade.


Na segunda metade do século 2º, Dionísio, bispo de Corinto, lembra isso, enviando contribuições para muitas Igrejas em várias cidades.


Na 1º Epístola de Pedro, provavelmente escrita de Roma, ele consolava os Cristãos :


- Cingi, portanto, os rins do vosso espírito, sede vigilantes e colocai a vossa esperança na graça que vos será dada, no dia em que Jesus se manifestar. (1 Pe.1,13).


Esta primeira Carta de Pedro é uma verdadeira jóia de espiritualidade cristã.


Muitos indícios levam a concluir que ela deve ser um resumo das homilias pascais, feitas na Igreja de Roma aos recém-baptizados.


Naqueles tempos, as relações pastores-fiéis eram muito cordiais.


Esta carta de Pedro deve ser como que o sumo da espiritualidade da Igreja de Roma, presidida pelo príncipe dos Apóstolos.


Foi redigida por Silvano e Pedro talvez acrescentasse do próprio punho a conclusão final.


Esta carta dirige-se aos leitores da Ásia Menor, que se encontravam privados da sua fé e onde havia bastantes escravos.


Algumas das regiões, às quais esta carta expressamente se dirige, foram evangelizadas por S. Paulo.


Segundo os Actos dos Apóstolos, Paulo, enquanto prisioneiro em Roma foi interrogado acerca da Comunidade Cristã local :


- Desejámos, porém, ouvir da tua boca o que pensas, pois quanto à seita a que pertences, sabemos todos que, por toda a parte encontra oposição.(Act.28,22).


A primeira Comunidade de Roma, veio de todos os sectores da sociedade, mas a maior parte era de gente assalariada e mal paga, imigrantes de língua grega.


Muitos viviam na zona mais pobre do «Transtiberim» (hoje o Trastevere), um porto de trabalho no rio Tibre que atravessa Roma, em cujas ruas se encontravam marinheiros, oleiros, curtidores, vendedores ambulantes e trabalhadores das docas.


Outras pessoas, especialmente mulheres, pertenciam a classes superiores.


Igualmente, pequenos grupos se reuniam para o culto em casas privadas, pertencentes aos chefes das Igrejas, a que Paulo faz referências, falando da Prisca e Áquila e dos que se reuniam em sua casa.


Um acontecimento triste abalou um pouco a vida de Roma, que foi a erupção do Vesúvio que devastou Popeia em 24 de Agosto do ano 79, com as suas repercussões em toda a vida social e religiosa do seu tempo

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