A primeira comunidade de Roma

 


Autor: John Nascimento


O tempo em que os Apóstolos começaram a fazer Evangelização, foi depois considerado como a Era dos Milagres. Foram-lhe atribuídas maravilhas, consideradas como sinais de que Jesus vivia no meio deles.


Estamos lembrados do que se diz nos Actos dos Apóstolos :


- Sempre em maior número, se agregavam em massa homens e mulheres, a tal ponto que traziam os doentes para as ruas e colocavam-nos em enxergas e catres, a fim de que à passagem de Pedro, ao menos a sua sombra cobrisse alguns deles.(Act.5,14-15).


Paulo também amaldiçoou o mágico Elimas, quando lhe disse :


- Vais ficar cego e durante algum tempo, não hás-de ver o sol. (Act.13,11).


Dizem os Actos dos Apóstolos que os Apóstolos eram Enviados pelo Espírito, e foi esta a Mensagem do Evangelho deste 6º Domingo da Páscoa- C.


Paulo desde há muito que desejava visitar a Comunidade de Roma, apesar dos contínuos avisos dos perigos que poderia encontrar, mas isso nunca foi problema para ele.


Foi mesmo, mas sob prisão e, logo que chegou, provavelmente no ano 60, contou as suas aventuras de todo o longo caminho e concluiu :


- E assim é que fomos para Roma. (Act.28,14).


Pela Sagrada Escritura não nos consta quem fundou a Igreja de Roma.


Uma tradição antiquíssima fala de S. Pedro.


O Cristianismo chegou muito cedo à capital do Império.


No tempo em que Paulo escreve aos Romanos (ano 50), a Igreja romana já estava muito florescente :


- Em primevo lugar, dou graças ao meu Deus, por Jesus Cristo, a respeito de vós, porque a vossa fé é conhecida em todo o mundo. (Rom. 1,8).


Mais ainda : no ano 49-50, esta Igreja já era bem conhecida nos meios romanos, pois um grupo de judeus-cristãos foi expulso por decreto do imperador Cláudio, sucessor de Calígula, que governou de 41 a 54 :


- Encontrou ali um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália[...] porque um édito de Cláudio ordenara que todos os judeus se afastassem de Roma.(Act.l8,2).


Tal decreto deixou de vigorar no ano 54 e muitos dos perseguidos voltaram à capital.


Paulo, nas suas viagens apostólicas conhecera alguns deles.


Por isso, se lhes dirige agora como a amigos :


- Saudai Prisca e Áquila (...) Saudai igualmente a Igreja que se reúne em sua casa.(...) Saudai Andrónico e Júnia...(Rom.16,3-6).


Sendo a Igreja de Roma fundada por judeus-cristãos emigrados da Terra Santa - entre os quais estava o Apóstolo Pedro, ao tempo, em que Paulo escrevera, já a maioria da comunidade era constituída por elementos vindos da gentilidade, como se pode deduzir :


- E digo-vos a vós, os gentios: Enquanto eu for Apóstolo dos gentios, honrarei o meu ministério. (Rom. 11,13).


Uma minoria, porém, era judaico-cristã .


A coexistência destes dois grupos, na mesma comunidade, era assunto delicado que exigia tacto e caridade.


Havia, então, duas grandes correntes na Igreja :


* A dos Judeus convertidos ao cristianismo, que queriam continuar a circuncidar-se e a observar a Lei de Moisés.


Chefiava este grupo Tiago de Jerusalém :


- Alguns que tinham nascido da Judeia ensinavam aos irmãos : "Se não vos circuncidardes de harmonia com o uso herdado de Moisés, não podeis ser salvos. (Act. 15,1).


* A dos cristãos convertidos do paganismo, chefiados pelo Apóstolo Paulo, que julgavam inútil e até minimizante para a obra de Cristo, a observância dos preceitos mosaicos.


Os choques entre os dois pontos de vista eram, portanto, frequentes nas Igrejas cristãs :


- Mas, quando Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe frente a frente. Antes de chegarem alguns homens da parte de Tiago, ele comia juntamente com os gentios; mas quando eles chegaram, retraiu-se e separou-se deles, com receio dos da circuncisão. (Gal.2,11-12).


Isto podia acontecer também em Roma de um momento para o outro.


Por isso, toda a Carta aos Romanos foi um tratado a afirmar a tese dos cristãos convertidos do paganismo.


A justificação vem-nos pela fé em Cristo e não pelas obras da Lei. (Difusora Bíblica).


A audácia missionária de Paulo, que evangelizara já toda a Ásia Menor, empurra-o agora a voltar-se para a Península Ibérica, a fim de também aqui anunciar Cristo.


Para isso tinha que passar por Roma, cujos cristãos há muito desejava ver :


- Na verdade, desejo-vos ver para vos comunicar alguma graça espiritual, a fim de vos fortalecer.(Rom.1,11).

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem