A Igreja Romana de Constantino (Os 7 erros protestantes)

 


Fonte: El Baul del Tesoro Catolico
Autor: Bob Stanley
Tradução: Rogério Hirota
 

A Igreja Catolica foi instituida pelo Imperador Constantino em 313 d.C.?

Isto é o que os protestantes podem lhes dizer.

Mas quando vocês lhes pedem "provas" para tais afirmações , eles se referem ao "Edito de Milão" que foi emitido pelo Imperador Constantino em 313 d.C.

Esta afirmação esta cheio de erros. Examinemos um a um:

1- Eles usam um pensamento errôneo dizendo que como a Igreja Catolica é chamada de Igreja Catolica Apostolica Romana , então quer dizer que foi fundada por um Imperador Romano, nesta ocasião Constantisno.

Eles fazem referencia ao Edito de Milão que foi emitido em 313 d.C. como uma "prova".

Mas se lermos o Edito, poderemos verificar que neste documento somente concede aos Cristãos a liberdade de praticar sua religião abertamente com a garantia que não seriam perseguidos e nem castigados pelos romanos.

Depois de tudo, temos que admitir como os Cristãos foram perseguidos e castigados por séculos pelos romanos desde os primordios da Igreja.

Foram os romanos que crucificaram Jesus Cristo e foi um soldado romanos que lhe perfurou com uma lança. Recordam do Circo Romano e todos os leões famintos?

Nada é mencionado no Edito de Milão afirmando que Constantino instituiu a "Igreja Catolica", na qual não é mencionado no tal documento, assim as pessoas que reiteram este falso tstemunho, não podem prover nenhum outro documento historico legitimo para provar sua teoria.

----------------------------------------------------------------------------------------------

2- O Segundo erro é que a frase "Catolico Romano" não se usava , somente mais tarde no seculo XVI começou a partir dos Reformadores Protestantes, especialemente pelos Anglicanos, por que estes queria preservar o nome "Catolicos" para eles mesmos.

----------------------------------------------------------------------------------------------

3- O Terceiro erro é o de não ler e aceitar os documentos dos Padres da Igreja e outros escritores. Centenas de documentos claramente contem a palavra "Igreja Catolica" desde o ano de 107 d.C..Centenas de anos antes do Edito de Milão ser emitido.

Documentos historicos genuinos nas quais aparecem as palavras "Igreja Catolica", se podem encontrar em todos os séculos antes e depois da Reforma Protestante e até os dias de hoje.

A quantidade de documentos historicos é tão grande que é uma continuidade que nao se pode negar,

Santo Agstinho pessoalmente menciona a Igreja Catolica por nome mais de 300 vezes em seus escritos.

----------------------------------------------------------------------------------------------

4- O quarto erro é de tentar demonstrar que a Igreja Catolica e a Igreja Catolica Romana , são duas distintas Igrejas, quando na realidade são só uma, sem diferença nenhuma.

----------------------------------------------------------------------------------------------

5- O Quinto erro é na interpretação de por exemplo, a Igreja Russa Catolica, a Igreja Catolica da Ucrânia, etc.

Eles tentam mostrar divisão entre Romanos, Russos, Ucrânianos. etc.

Eles falham em não aceitar que existem muitos catolicos nestas raças e outros paises e que as igrejas não são diferentes Igrejas Catolicas e estão sob o mando a Unica Santa Igreja Catolica.

Seus nomes as diferenciam das Igrejas Ortodoxas nestes paises. Poderiamos dizer apropriadamente, a "Igrejas Catolica"na Russia, a Igreja Catolica na Ucrânia, etc...

----------------------------------------------------------------------------------------------

6- O Sexto Erro esta relacionado com o primeiro em que os protestantes tratam de apresentar a Igreja Catolica como uma " apostata " ou uma "Igreja Pagã" , já que eles afirmam que a Igreja foi instituida pelo Imperador Romano Constantino que era um pagão.

Se estes acusadores insistem nesta falsa acusação , então eles também tem que admitir que a mesma Biblia que eles todos usam, surgiu de uma apostata e Igreja Pagã e se lhes foi promulgada por esta igreja alguns anos logo apos a morte de Constantino. A Biblia foi separada seu Canom e definida em 350 d.C. no Concilio de Hipona e Cartago.

* Chamar a Igreja Catolica de uma "igreja apostata" é chamar Jesus Cristo de mentiroso (Joao 5:10) ja que Jesus prometeu em Mateus 28:20 que Ele estaria com Sua Igreja todos os dias ate o fim dos tempos e sem excessões nos transcurso destes dias.

le também prometeu que o Espirito Santo estaria com Sua Igreja sempre em Joao 14:16-17 , que Sua Igreja é a autoridade final em Mateus 18:17 e que Ele nunca desampararia sua Igreja em Joao 14:18.

São Paulo afirmou que é a Igreja quem é a Coluna e o Sustentaculo da Verdade em Timoteo 3:15. Ele não disse que era a Biblia.

Assim , por favor, alguem poderia dizer-me como a Igreja que Jesus fundou poderia apostatar?

----------------------------------------------------------------------------------------------

7- O Setimo erro é o de não ler a Historia de Constantino (285-237), na qual é muito interessante, já que ele era um imperador romano infiel, que foi batizado na Igreja Catolica pouco antes de morrer no ano de 337 d.C.

Se ele fundou a Igreja Catolica em 313 d.C. como alguns afirmam, porque esperou até 337 para unir-se a Ela?

Como é possivel que ele fundasse uma Igreja na qual não pertencia?

Como é que um pagão e não era batizado poderia fundar uma Igreja Cristã? Quem aceitaria uma Igreja assim?

Sua mãe foi Santa Helena que na qual viajou a Terra Santa buscando a autentica Cruz de Cristo.

Ela milagrosamente a encontrou, mais essa é já uma outra historia interessante.

Escrito por Bob Stanley, Julio 6, 2001
Actualizado Julio 10, 2001

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem