A Imagem de Deus

 


Autor: John Nascimento


Estas breves explicações da História da Bíblia destinam-se aos principiantes, que pouco ou nada sabem a respeito da Bíblia, para que não façam um conceito errado de como Deus se revelou ao homem na História da Salvação, e em que os mais entendidos podem fazer uma oportuna reflexão

A IMAGEM DE DEUS


De acordo com o que a Bíblia nos ensina, a Humanidade não existe por acidente.


Deus criou a Humanidade para uma extraordinária finalidade.


Na Bíblia nós podemos ver descrita a criação do Universo com um destino a este nosso planeta e de como Deus o tornou hospitaleiro para a vida física.


Mas o ponto mais importante dessa criação foi a origem da Humanidade.


A História leva-nos, etapa por etapa, até ao sublime acto criativo :


- “Deus, a seguir, disse ; "Façamos o homem à Nossa Imagem à nossa Semelhança”. (Gen. 1,26).


Estas poucas palavras são muito ricas no seu profundo significado.


A primeira coisa que nos aparece é o uso do plural : Façamos o homem à Nossa semelhança.


Estas palavras referem-se a Deus acompanhado com toda a corte celeste.


Todavia é importante frisar que a Bíblia nos revela Deus como Criador.


Os anjos não criaram seres humanos.


A corte celeste está incluída no plural Façamos e Nossa, não porque os anjos tivessem criado, mas porque foram testemunhas da criação de Adão e Eva, e com isso se alegrassem :


- “Entre as aclamações dos astros da manhã e o aplauso de todos filhos de Deus”. (Job.38,7).


O antigo filósofo judeu Philo admitiu que só Deus sabe por que razão foi empregado o plural, mas admitiu também que esse plural pode reflectir o misto carácter da humanidade em que andam misturados o bem e o mal.


Quando os reis usam um plural majestático, eles falam como cabeça da sua corte. Podemos assim entender que Deus quer aliar ao Seu acto criador as três Pessoas da Santíssima Trindade e toda a corte celeste.


E a Bíblia continua :


- “Deus criou o homem à Sua Imagem, criou-o à Imagem de Deus”. (Gen. 1,27).


E assim se esclarece que para a criação do homem, Deus a fez de um modo especial.


O homem aparece como a cúpula da Criação.


Ele é a “Imagem” de Deus sobre a terra; não uma imagem de pedra ou de barro, mas uma imagem viva.


A sua “semelhança” com Deus, do ponto de vista bíblico, está na sua vocação de dominar e transformar este mundo.


Há nos textos originais em hebraico um certo paralelismo que se perde em muitas traduções, porque se passa de uma composição poética para uma prosa normal.


Por exemplo Isaías usa o seguinte paralelismo :


- “Porquanto um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado”. (Is. 9,6).


Primeiro há uma referência geral Menino, e depois vem a especificação Um Filho.


Assim aconteceu no Génesis.


Primeiro diz Façamos... à Nossa Semelhança.


Depois vem a especificação : Deus criou...


Na primeira parte há uma narrativa poética e na segunda, a sua respectiva explicação.


Qual é a Imagem de Deus ?


Anunciando que ia criar o homem à Sua Imagem, Deus fez uma diferença entre o homem e todos os outros animais.


A mais nenhum Deus disse que os ia criar à Sua Imagem, à Sua semelhança.


Também estas duas palavras, Imagem e Semelhança são um paralelismo, são diferentes maneiras de dizer a mesma coisa.


Assim, no Génesis lê-se :


- “Quando Deus criou o homem, fê-lo à Semelhança de Deus”. (Gen.5,1).


- “Deus fez o homem à Sua Imagem”. (Gen.9,6).


O que ambas as palavras querem dizer é que o ser humano que Deus criou é, em alguns aspectos igual a Deus, mas não em todos os aspectos.


Não na forma corporal, pois que Deus não tem corpo, embora Ele se possa manifestar da maneira que Lhe agrada, sem qualquer limitação das que afectam o ser humano.


E a Bíblia continua :


- “Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem na terra”. (Gen.1,28).


Deus é o nosso Soberano divino.


Quando nos criou à Sua Imagem, delegou em nós o poder de governar sobre a terra, como nos mostra o salmista :


- “Que é o homem para Vos lembrardes dele, o Filho do homem, para dele cuidardes ? Contudo pouco lhe falta para que seja um ser divino; de glória e de honra o coroastes. Destes-lhe domínio sobre as obras das Vossas mãos. Tudo submetestes debaixo dos seus pés”.(Sl.8,5-7).


Adão e Eva foram criados para serem o reflexo de Deus nas suas relações mútuas e na administração de todas as criaturas; para serem o reflexo da glória e justiça de Deus.


Para preparar o ser humano para a sua enorme responsabilidade na terra, Deus enriqueceu-o com muitas das Suas qualidades : inteligência, razão, criatividade, espiritualidade, personalidade, consciência do que eles eram, capacidade de comunicar, talentos artísticos, sensibilidade moral, aptidão para se relacionar com Deus e com os outros...


Estas são algumas das características que tornam o ser humano, uma criatura especial.


O corpo de Adão e de Eva não são uma imagem de Deus, embora criados à Imagem de Deus, o que não é exactamente a mesma coisa.


Fisicamente, entre o corpo do homem e de alguns animais, a diferença não é grande. Entre o corpo do homem e do chimpanzé há umas coisas em comum.


E comparado com os outros animais, o homem até pode ficar a perder : É mais fraco, mais lento, menos ágil do que muitos animais, mesmo de estatura inferior.


Mas o corpo de Adão e o de Eva têm outras coisas que faltam ao corpo dos outros animais.


Têm qualidades espirituais, responsabilidades e capacidade de se relacionarem com Deus, porque foram criados à Imagem de Deus.


Adão e Eva foram criados sem pecado; mas ficaram com a liberdade de escolher e de desobedecer.


Adão e Eva desobedeceram e deu-se aquilo a que nós chamamos a Queda da Humanidade.


Foi um pecado desastroso.


Pela desobediência Adão e Eva quebraram a íntima relação que tinham com Deus, para si e para os seus descendentes.


O pecado formou uma barreira entre Deus e a Humanidade. *****************


TRÊS VISÕES HISTÓRICAS


Desde há muito que os exegetas se debatem com o sentido desta expressão " Imagem de Deus”, de que nos fala o Génesis :


* Façamos o homem à Nossa Imagem, à Nossa Semelhança (Gen.1,26).


Não há um verdadeiro consenso, mas sim três perspectivas históricas.


* Uma perspectiva é a de que a Imagem de Deus se refere à capacidade que o homem tem de pensar, raciocinar e tomar decisões.


* Outra perspectiva é a de que a Imagem de Deus se refere à capacidade que o homem tem de se relacionar com Deus.


* A terceira perspectiva é a de que a Imagem de Deus se refere à responsabilidade que Deus deu ao homem de governar sobre toda a terra.


Porém, parece-nos que a melhor interpretação que podemos dar a esta expressão de Imagem de Deus, é a combinação destas três perspectivas.


Jesus Cristo exemplifica que a Imagem de Deus é perfeitamente o esplendor da glória de Deus, através destas palavras de S. Paulo :


— “Sendo Ele o resplendor da Sua glória e a Imagem da Sua substância e sustendo todas as coisas pela Sua palavra poderosa, depois de haver completados a purificação dos pecados, sentou-Se à Direita da Majestade Divina”... (Héb.1,3).

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