A promessa do Redentor

 


Autor: John Nascimento


Estas breves explicações da História da Bíblia destinam-se aos principiantes, que pouco ou nada sabem a respeito da Bíblia, para que não façam um conceito errado de como Deus se revelou ao homem na História da Salvação, e em que os mais entendidos podem fazer uma oportuna reflexão


A PROMESSA DO REDENTOR !...




O primeiro castigo foi para a serpente :


- “Por teres feito isto, serás maldita entre todos os animais domésticos e entre os animais ferozes dos campos. Rastejarás sobre o teu ventre, alimentar-te-ás de terra todos os dias da tua vida”.(Gn.3,14).


Erradamente os Hebreus pensavam que as serpentes se alimentavam de terra.


Ao descrever a serpente, como se o seu estado actual fosse fruto dum castigo, o hagiógrafo apresenta-a a alimentar-se de pó.


No entanto, as serpentes são animais carnívoros.


Depois foi o castigo da mulher :


- “Aumentarei os sofrimentos da tua gravidez, os teus filhos hão-de nascer entre dores. Procurarás com paixão a quem serás sujeita, o teu marido”.(Gn.3,16).


Por último foi o castigo do homem :


- “Comerás o pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de onde foste tirado : porque tu és pó e em pó te hás-de tornar”.(Gn.3,19).


Depois da Queda, Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden :


- “O Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden a fim de cultivar a terra da qual fora tirado. Depois de ter expulsado o homem, colocou, a oriente do jardim do Éden, querubins armados de espada flamejante para guardar o caminho da árvore da vida”.(Gn.3,23-24).


Estes castigos não são mais do que a descrição da serpente, da mulher e do homem, tal como os encontramos ainda hoje.


Não esqueçamos que o autor sagrado, na mentalidade e nos condicionalismos do seu tempo, esforça-se, sob a inspiração divina por dar uma resposta à origem das dores do parto, do sofrimento no trabalho, da morte...


Uma resposta aos problemas do mal, em resumo.


Este não vem de Deus ; vem das criaturas.


Tal é a mensagem Bíblica.


Mas Depois do castigo da serpente, diz a Bíblia :


- “Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta esmagar-te-á a cabeça, ao tentares mordê-la no calcanhar”.(Gn.3,15).


Temos aqui um Proto-Evangelho, uma Boa Nova : anuncia-se que a luta entre a descendência da serpente e a descendência de Eva terminará com a vitória desta última.


É o anúncio do triunfo do Bem sobre o Mal.


O autor Bíblico, apesar de contemplar a humanidade dilacerada pelas garras do mal, mantém um profundo optimismo : o triunfo é do bem.


Entre a descendência da mulher-Eva, está Cristo que, com a sua morte e ressurreição, esmagou a cabeça da serpente.


Ele é a cabeça da Humanidade vitoriosa.


Estreitamente associada a Ele, encontra-se Maria, a nova Mulher, a nova Eva.


Numa linguagem mítica, pela execução da sentença, é-nos apresentado o estado do homem quando peca : faz o mal e sente as consequências do remorso.


É como se a própria natureza se revoltasse contra ele num desejo incontido de vingança.


Mais tarde Cristo veio ensinar que tudo o que acontece de desagradável e doloroso não é necessariamente um castigo, nem sempre tem por causa um pecado, contrariamente ao que os Judeus pensavam. (Jo.9,23 ; Lc.13,1-5).


Mas se aceitarmos generosamente o sofrimento que nos afecta, Deus o faz integrar nos seus planos de salvação e misericórdia.


S. Paulo baseia-se neste capítulo do Génesis para formular a sua doutrina de que todos necessitam de salvação “porque todos pecaram”.(Ro.5,12...).


E, à realização deste Proto-Evangelho ou Promessa do Redentor, que começou depois do primeiro pecado, continuou através dos Patriarcas do Antigo Testamento e que nós vamos celebramdo ao longo de todo o ano na Liturgia da Palavra, e a que chamamos a História da Salvação.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem